quinta-feira, 20 de outubro de 2011

OS POPULARES - A VOLTA (1971)

Os Populares foi um grupo de rock vocal/instrumental da época da Jovem Guarda, criado em 1967,  no Rio de Janeiro. Seus componentes eram J. César (guitarra solo), ex-The Pop's, Paulo Sérgio (guitarra de ritmo), ex-Os Aranhas, João Carlos (baixo elétrico), ex-Os Bárbaros, Pedrinho (bateria), ex-The Youngsters e Carlinhos (teclado).

Seus primeiros discos foram lançados pela gravadora RCA Victor e eram instrumentais com solos de guitarra e órgão. O grupo se apresentou em diversos programas de rádio e TV, divulgando as suas músicas, por exemplo: Jovem Guarda (TV Rio), Festa do Bolinha (TV Rio), TV Fone (TV Globo), Aerton Perlingueiro (TV Tupi) e Euclides Duarte (TV Continental).

Os discos lançados tiveram boa vendagem e qualidade técnica para a época. Várias músicas se destacaram no seu repertório inicial, tais como Índia e os medleys Maravilhas da Itália, Maravilhas de Portugal, Meu limão, meu limoeiro, Lara's theme e as belas execuções de Theme for young lovers e Sous le ciel de Paris

Os Populares gravaram em 1967 um compacto com músicas de Natal, hoje muito raro, com duas versões de Ave Maria (Gounod e Schubert). Além das releituras que realizavam, J.César também executava músicas de sua própria autoria, tais como: Ginga, Escala, Balanço de Vera, Zero, zero, César, Trovoada, Mara, Balançando (um verdadeiro "banho" em solos de guitarra).

Após a passagem pela RCA, gravaram outros discos pelo selo Polydor, só que com execuções que predominaram o vocal. Encerraram as suas atividades em 1978.

(Fonte: Extraído do livro "O Rock and roll - origem, mitos e o rock instrumental no Brasil e em outros países", de Laércio Pacheco Martins

O disco que compartilho nesta postagem abrange a segunda fase. É um disco de 1971, lançado pela gravadora Phonogram, com o selo Polydor, intitulado "A Volta". 

O disco é interessante pois apresenta leituras de sucessos da época, mesclados com músicas brasileiras. Os destaques desse disco foram as performances das músicas e versões De tanto amor, de Roberto Carlos, Pão e mel, da banda australiana Tin Tin e É tão difícil, de Ringo Star. Já a curiosidade fica por conta da música Capim gordura que devido ao estilo, foge do padrão da seleção.

Apesar das limitações do estado do disco de vinyl, ainda vale a pena conhecê-lo. As músicas selecionadas são as seguintes:

01. Sou feliz (I'm so happy);
02. Meu coração (How can you mend a broken heart );
03. Eu quero;
04. Oh me oh my;
05. De tanto amor;
06. Não tenho saudade (Eat at home);
07. Você zombou de mim (summer sand);
08. Capim gordura;
09. Pão e mel (Toast and marmalede for tea);
10. Gesubambino;
11. Juntos para amar;
12. É tão difícil (It don't come easy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário