Luis
Bordon nasceu em Guarambaré, no Paraguai, no dia 19/08/1926 e faleceu em 2006.
Foi um reconhecido músico intérprete de harpa paraguaia. Desde a infância teve
o incentivo dos pais para se dedicar à música. Começou a estudar harpa
paraguaia e logo se tornou um exímio nesse instrumento.
Em
1950, iniciou na orquestra de Julian Rejala, fazendo várias apresentações no Paraguai
e no Brasil. Em 1959, gravou o seu primeiro álbum “Harpa Paraguaya em Hi-Fi”. Nessa época, foi para o Brasil onde morou por vários anos e gravou o disco o tornaria
conhecido “A Harpa e a Cristandade”, com canções de Natal, tais como Jingle Bells e Noite Feliz. Durante vários anos foi sucesso de vendas nas festas
natalinas e de réveillon.
Em
1970, esse álbum ganhou uma nova versão em formato estereofônico, contando com
novos efeitos sonoros. Em 1972, foi lançada o Volume 2, com estilo mais moderno
para a época, lembrando um rock progressivo.
Mudou-se para os USA, onde morou
por três anos antes de retornar ao Paraguai, onde morreu em 2006, aos 80 anos. Gravou
um total de 34 discos.
Fonte:
Wikipedia 06/12/2012 e o extinto blog
baudelongplaying.
Nesta
postagem apresento esse famoso e clássico álbum “A Harpa e a Cristandade”, que
foi lançado no Brasil em 1969 e relançado em 1975, pela gravadora Chantecler,
com o selo Alvorada.
Nesse disco se destacam as canções compostas por
brasileiros, tais como: O Velhinho
(Otavio Babo Filho), Natal das Crianças
(Blecaute), Natal Festivo (Mario
Rinaldo), Fim de Ano (Francisco Alves
e David Nasser) e principalmente a linda e tocante Boas Festas, composta por Assis Valente.
As músicas natalinas que compõem a seleção desse disco são as seguintes:
01. Jingle bells;02. Noite silenciosa;03. Natal de paz;04. O velhinho;05. Natal das crianças;06. Arvore de natal;07. Boas festas;08. Pinheirinho agreste (O Tannebaum);09. Oração de natal;10. Feliz navidad;11. Natal festivo;12. Fim de ano.
Este álbum foi considerado pelo próprio músico, como o maior da sua discografia em vendagem. Tendo inclusive: na
ResponderExcluirversão "stereo" outras edições. O volume 2 repercutiu bem menos. Mas os CDs. geralmente esgotam nas lojas; AM
Oi Antonio
ExcluirRealmente esse álbum é um clássico de Natal. Aqui no blog ele é um dos mais acessados, mesmo em época fora do Natal.
Eu tenho o volume 2 e futuramente vou postá-lo.
Um abraço
Hedson LaPlaya
Não sei se ainda usam, mas na cidadezinha em que eu morei até meus 16 anos, todo Natal a prefeitura colocava um carro de som anunciando os "eventos" de final de ano da cidade com faixas desse album. Pelo menos até cerca de 2013 eles usavam, mais de 50 anos depois do lançamento original do álbum.
Excluirzyppishare esta off, sendspace esta ok
ResponderExcluirQualquer problema no link Sendspace, favor me avisar.
ExcluirHedson LaPLaya
Tenho tanto o vol 1 em cd e também o vol 2 em cd, sem ser aquela coletânea dose dupla, o vol 2 raro de encontrar ele em cd
ResponderExcluirRaro mesmo. Um dos poucos CDs lançados pela GEL/Gravações Elétricas S.A. (a gravadora resultado da fusão da Chantecler com a Continental) antes dela ser comprada pela Warner Music.
ExcluirOs dois volumes (o volume 1, na versão stereo, que se tornou a padrão e acabou efetivamente substituindo a primeira versão, em mono) foram lançados em CD pela GEL, mas o volume 1 também ganhou lançamento pela Globo (o "selo" é o logo da Globo mesmo e não o da Som Livre).
E, claro, tem a versão "Dose Dupla", que é a mais comum de longe, lançada pela Warner nos idos de 95, quando começaram a relançar em CD o catálogo da Chantecler e da Continental nesse esquema "2 LPs em 1 CD". Ele tem os dois volumes, mas infelizmente falta a faixa "Silver Bells", do volume 2, por problemas técnicos com a master (ruídos que, pelo julgamento da gravadora, impossibilitavam de ser inclusa no CD), de acordo com a Warner.
Só que, pensando bem, essa faixa já tinha sido digitalizada e lançada em CD, fiquei curioso para ouvir esse CD e ver se realmente tem ruídos essa faixa (também existe a possibilidade de a Warner ter feito uma nova transfer das master para o lançamento do Dose Dupla, e não usado a digitalização da GEL, aí nesse meio-tempo pode de fato ter acontecido algo que estragou a master tape).
Bem mais recentemente, a Warner relançou o volume 1, mas numa embalagem bem fuleira kkkk.
Gostaria muito de conseguir uma cópia lossless de Silver Bells do CD lançado pela GEL, mas mais interessante que isso seria uma boa digitalização do álbum original mono. São gravações distintas, não é apenas a mixagem que é diferente. Quem sabe alguém que tenha um bom toca-discos e equipamento de áudio para digitalizar o LP - infelizmente coisas bastante caras no Brasil, especialmente quando se fala de equipamento de nível profissional ou audiófilo - não disponibilize um dia. A Warner infelizmente não vai digitalizar as master tapes (se elas ainda existem), com certeza.
O link tá expirado!
ResponderExcluirMuito obrigado por postar novamente!
ResponderExcluirQueria saber o nome de uma música que começa com a palavra rei
ResponderExcluirMinha avó tinha esse disco. Só não sei se era estereofônico.
ResponderExcluir