quarta-feira, 9 de abril de 2014

ANDRE KOSTELANETZ AND HIS ORCHESTRA - SCARBOROUGH FAIR AND OTHER GREAT MOVIE HITS - 1968

O maestro e arranjador russo André Kostelanetz nasceu em 22 de dezembro de 1901 e morreu no Haiti em 13 de janeiro de 1980, aos 78 anos. Podemos considera-lo como um dos pioneiros da música estilo “Easy Listening”.

André (Abram) Kostelanetz nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em uma família judia proeminente. Ele era um primo do físico Lew Kowarski e do caricaturista Anatol Kowarski. Seu pai, Nachman Yokhelevich (Naum Ignatyevich) Kostelanetz era ativo na bolsa de valores de São Petersburgo. Seu avô, do lado materno, Aizik Yevelevich Dymshitz era um rico comerciante e industrial, envolvidos na produção de madeira.

Em 1922, após a Revolução Russa, Kostelanetz, chegou aos Estados Unidos e em seguida realizou concertos para a rádio local. Na década de 1930, ele começou seu próprio programa semanal na CBS, denominado “André Kostelanetz Presents”.

André Kostelanetz era conhecido pela organização e gravação de músicas clássicas para o público de massa, bem como versões orquestrais de canções e musicais da Broadway. Ele realizou inúmeras gravações ao longo de sua carreira, vendendo mais de 50 milhões de cópias e tornou-se figura constante nas estações de rádio. Por muitos anos, ele também conduziu a Filarmônica de Nova York, em eventos diversos, concertos e gravações, sendo chamado como “Andre Kostelanetz e sua Orquestra”.

Ele ficou mais conhecido para o público moderno, principalmente após o lançamento de uma série de álbuns instrumentais, na Columbia Records, a partir de 1940 até 1980.
Na verdade, ele começou a fazer esse tipo de música muito antes que houvesse um gênero que ficou denominado como “Easy Listening". A produção artística de André Kostelanetz é impressionante, tendo continuado a gravar, mesmo depois da aposentadoria de vários de seus contemporâneos, incluindo Mantovani.

Fora dos Estados Unidos, uma das suas obras mais conhecidas foi um arranjo orquestral da música With a song in my heart, que foi a canção tema de um programa de rádio da BBC.

Perto do final de sua carreira a gravação, o seu nome virou uma marca, sendo que algumas obras mais recentes eram produzidas e organizadas por arranjadores que utilizavam nas capas dos discos o nome André Kostelanetz. Isso ocorreu também com outros maestros.

Podemos citar alguns desses produtores creditados em alguns álbuns do final dos anos 1970, tais como, Teo Macero, Torrie Zito, Hank Levy, Luther Henderson, Jack Cortner, Eddie Sauter, Claus Ogerman, Jack Pleis, Tommy Newsom, Harold Wheeler, Bobby Scott, LaMont Johnson, Wade Marcus, Patrick Williams, Sammy Nestico, Warren Vincent, Dick Hyman, Jorge Calandrelli e Don Sebesky.

O último concerto do Kostelanetz foi “A Night in Old Vienna”, realizada com a Orquestra Sinfônica de San Francisco, no War Memorial Opera House, em 31 de dezembro de 1979, dias antes de morrer. Sua discografia contempla mais de 100 álbuns (entre long playing, compactos e cds).


Nesta postagem,  apresentamos o álbum "ScaboroughFair And Other Great Movie Hits", lançado nos Estados Unidos, em 1968, pela gravadora Columbia. 

O título do álbum é homônimo da música que foi tema do filme "The Graduate (A Primeira Noite de Um Homem)", estrelado por Dustin Hofmann, Anne Brancoft e com uma espetacular trilha sonora da dupla Simon and Garfunkel.

Destaco a bela composição gráfica da capa e como curiosidade essa mesma fotografia da capa foi utilizada no design da capa nacional de "Lafayette Apresenta os Sucessos, Volume 10". Esse álbum é dos meus preferidos e contém as seguintes músicas:

1. The look of love (From Casino Royale);
2. Talk the animals (Frpm Doctor Dolittle)
3. Laura
4. Love is blue (L'Amour est bleu);
5. I'll get by (As long as I have you);
6. The bare necessities (From The Jungle Book)
7. Scarborough fair / Canticle (The Graduate);
8. That old black magic;
9. Stella by starlight
10. I'm in the mood for love;
11. Love is a many splendored thing.























2 comentários:

  1. Juares disse: este blog também é nota 1000 - e vou deixar meu pedido, como estamos em época de copa. Corrente 78- brasil pra frente ,já encontrei em outro blog ,porem está invalido o link, eis o link +-- e aqui está o album que eu procuro Corrente 78 Brasil País do futebol-
    http://mimisdiscos.blogspot.com.br/search/label/Corrente%2078

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juares
      Obrigado pelo apoio ao nosso blog. Espero que sempre que puder nos divulgue. Quanto ao álbum Corrente 78 - Brasil Pra Frente eu não o tenho. É raro, mas ficará na minha lista de pesquisa. Caso o consiga, postaremos.
      Valeu...
      Hedson LaPlaya

      Excluir