sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

WET WET WET - HOLDING BACK THE RIVER - 1989

Nesta postagem, estou resgatando um dos álbuns que mais gostei na década de 1980, principalmente pela releitura da canção Maggie may, aquela que originalmente foi gravada pelo cantor Rod Stewart e que foi o motivo da aquisição do disco. 

Entretanto, para minha surpresa, outras músicas também se destacaram, tais como: Sweet surrender e Can't stand the night. Para mim, outro destaque é para a ilustração da capa, que achei muito legal. A seguir um pouco sobre a história da banda Wet Wet Wet.

A banda Wet Wet Wet é uma banda escocesa formada em 1982. Eles marcaram vários hits nas paradas do Reino Unido e em todo o mundo. A banda é composta por Marti Pellow (vocais), Tommy Cunningham (bateria, vocais), Graeme Clark (baixo, vocais) e Neil Mitchell (teclados, vocais). Um quinto membro, não oficial, Graeme Duffin (guitarra principal, vocals), participa desde 1983. A banda foi s revelação de 1988, ganhando o prêmio Brit Awards.

O quarteto se formou no Clydebank High School em Clydebank, Escócia, em 1982, sob o nome de "Vortex Motion", principalmente tocando covers de The Clash e Magazine.
Com a formação completa, os ensaios ocorreram na cozinha da Sra. Clark. Eles ensaiaram por cerca de dois anos, trabalhando na produção de canções e composições próprias. Finalmente fizeram sua estréia ao vivo em Glasgow, na Escócia. Neste show eles conheceram Elliot Davis, que se tornaria o empresário da banda. O nome da banda Wet Wet Wet foi retirado de uma canção do grupo, de 1982.

Em 1985, assinaram com a gravadora PolyGram. Uma das primeiras músicas demo que eles fizeram foi Wishing I Was Lucky. Quando a banda levou a demo, no final de 1986, a mesma foi logo descartada. Esse episódio não os desanimou e seis meses depois, a banda e seu novo empresário, Nick Angel, lançaram o single, e chegou ao número seis na parada de singles do Reino Unido.

Em 1988, Wet Wet Wet marcou seu primeiro número 1 hit com uma versão cover da música dos Beatles, With a little help from my friends, gravado para a campanha de caridade “ChildLine”. Outra canção dos Beatles, She’s leaving home foi incluído no outro lado do disco, interpretado por Billy Bragg. Nesse mesmo ano, foi lançado nos Estados Unidos, o álbum “The Memphis Sessions “, sem grande repercussão.

No ano seguinte, em 1989, a banda lançou seu terceiro álbum, intitulado “Holding Back the River”, que foi um sucesso e produziu o hit single com a canção Sweet Surrender. O álbum foi bem recebido, contando mais com cordas e outros arranjos clássicos. No final de 1989, a banda apareceu no single Band Aid II, evento de caridade.

Em 1992, a banda lançou um quarto álbum de estúdio, intitulado “High on the Happy Side”, que gerou o número 1 hit single Goodnight Girl. A música provou ser uma espécie de salvadora pátria, já que os dois primeiros lançamentos do álbum falharam nas paradas de singles, embora o álbum tenha se vendido bem. No total, foram liberados cinco singles. No dia seguinte, foi lançado um álbum especial, intitulado “Cloak & Dagger” lançado sob o pseudônimo de "Maggie Pie & The Impostors". "Maggie Pie" foi Marti Pellow, e The Impostors eram Neil Mitchell, Graeme Duffin, Tommy Cunningham e Graeme Clark.

O primeiro álbum de maior sucesso da banda, “End of Part One”, foi lançado no final de 1993. A seleção de dezoito músicas incluía Shed a tear e Cold cold heart, gravados com Nile Rodgers, em Nova York.

Em 1994, Wet Wet Wet teve seu maior sucesso, uma versão cover do single Love Is All Around, do grupo dos anos 60, The Troggs, que foi usado na trilha sonora do filme “Four Weddings and a Funeral”. Foi um enorme sucesso internacional e passou 15 semanas no topo das paradas britânicas.

A música Love Is All Around também apareceu no álbum de 1995, “Picture This”, seu sexto trabalho, que também gerou o hit single Julia Says e Don’t want forgive now. O álbum, embora bem recebido pelos críticos, acabaria por viver na sombra de Love Is All Around. Ainda em 1995, foram os patrocinadores da camisa de seu clube do football da cidade natal, Clydebank F.C.

Durante o resto da década de 1990, a banda manteve um forte ritmo de trabalho no Reino Unido, embora o sucesso nas paradas de singles se tornou mais esporádico. Seu sétimo álbum de estúdio, intitulado “Tem”, lançado em 1997, selou a queda do grupo no topo do sucesso das paradas.

Nos dois anos seguintes, a banda sofreu com os conflitos pessoais internos, por disputas de divisão de receitas de composição e outros motivos, levando a saída de Cunninghan. Posteriormente, Pellow saiu para se concentrar em sua recuperação do vício em álcool e drogas. Em 2001, ele retornou com um álbum solo, chamado “Smile”.

Em março de 2004, a banda retornou com o seu oitavo álbum. Um single intitulado All I Want foi lançado, em novembro de 2004, a partir do segundo Greatest Hits da banda, também lançado uma semana depois. No mês seguinte, eles empreenderam uma bem sucedida turnê do Reino Unido.

Em julho de 2005, Wet Wet Wet tocou no Summer Weekender festival na Inglaterra, e foi manchete no Live 8 Edimburgo, na Escócia. Em 31/dez/2006, Wet Wet Wet foi a manchete para as celebrações Hogmanay, de Aberdeen, quando as celebrações em todas as outras cidades escocesas foram mantidas fora por causa de ventos fortes e chuva pesada.

Um single, Too Many People, foi lançado em 5/nov/2007, e seu respectivo álbum “Timeless”, com uma bem sucedida turnê.

Em março de 2012, foi anunciado que a banda iria realizar seu primeiro concerto em mais de cinco anos, em Glasgow Green, no dia 20/Julho, para comemorar seu 25 º aniversário do lançamento de seu álbum de estréia, “Popped In, Souled Out”.

Em 2013, foram lançados o álbum “Greatest Hits, Step by Step: The Greatest Hits”, apresentando três novas faixas.

O álbum desta postagem é justamente o "Holding Back The River", inclusive é título de uma das canções do disco. Foi lançado na Inglaterra em 1989, pela gravadora Phonogram. No Brasil foi lançado no mesmo ano, pela gravadora Polygram, com o selo Mercury.

O disco contém apenas nove canções e são as seguintes:

1. Sweet surrender;
2. Can't stand the night;
3. Blue for you;
4. Broke away;
5. You've hd it;
6. I wish;
7. Keys to your heart;
8. Maggie may;
9. Hold back the river.























Links:







Nenhum comentário:

Postar um comentário