quinta-feira, 25 de outubro de 2018

THE BROTHERS FOUR - SING LENNON & MCCARTNEY (1966)

Nesta postagem, resgatamos o ótimo álbum "Sing Lennon & McCartney", do grupo The Brothers Four, lançado nos Estados Unidos, em 1966, pela gravadora Columbia e o selo de mesmo nome e com o selo CBS. 

The Brothers Four foi uma banda musical americana, estilo folk, fundada no ano de 1957 em Seattle nos Estados Unidos. Seus primeiros integrantes foram Bob Flick, John Paine, Mike Kirkland e Dick Foley.

Entre seus maiores sucessos da carreira se destacam as canções Try to Remember,  The Green Leaves of Summer , Greenfields500 Miles.

A fundação da banda se iniciou quando Bob Flick, John Paine, Mike Kirkland e Dick Foley, estudantes da Universidade de Washington se conheceram durante seus anos de estudos onde os mesmos eram membros de uma fraternidade chamada Phi Gamma Delta em 1956 (daí o surgimento da alcunha Brothers, "Irmãos" em português).

Sua primeira performance profissional foi resultado de uma brincadeira feita por uma fraternidade "rival" que chamou-os para uma audição, fingindo ser o Colony Club de Seattle. Embora não tivessem sido esperados para tal evento, foram autorizados a cantar algumas músicas e acabaram por ser contratados após a apresentação. Flick afirma que "eles recebiam parte do pagamento em cerveja".

Em 1959, o grupo de mudou para San Francisco onde conheceram Mort Lewis, o empresário de Dave Brubeck. Lewis tornou-se mentor da banda e brevemente assegurou um contrato com a Columbia Records.

Uma de suas grandes canções Greenfields, lançada em janeiro de 1960, tornou-se 2º lugar nas paradas de sucesso da época atingindo a marca de mais de 1 milhão de cópias vendidas e sendo premiada com disco de ouro pela RIAA.

O álbum homônimo ao nome do grupo no fim do mesmo ano chegou ao top 20. Outro destaque do início da carreira do “The Brothers Four” foi a música The Green Leaves of Summer lançada no filme “The Alamo”, estrelado por John Wayne que foi premiado na Academy Awards, de 1961.

Em 1962 gravaram o tema para o filme “Five Weeks in a Balloon e também para a série televisiva “Hootenanny no ano seguinte. Lançaram uma versão de Sloop John B, gravado como The John B. Sails.

Na época da denominada Invasão Britânica e a ascensão de músicos do estilo Folk rock, tal como Bob Dylan, levou à súbita interrupção do período de sucesso da banda. Mesmo assim, mantiveram-se porém altos índices de público, com turnês pelo Japão e alguns locais dos Estados Unidos.

Com a chegada de Jerry Dennon ao grupo, o grupo fundou uma estação de rádio em Seaside (Oregon), a KSWB (AM), em 1968. A estação foi vendida 4 anos depois para um grupo de Montana, sendo aglomerada a um grupo de pequenas estações algum tempo depois.

A banda ensaiou um retorno, gravando uma versão altamente comercial de Mr. Tambourine Man de Bob Dylan, mas foram impedidos de lançá-la devido à política de Direitos Autorais e a banda The Byrds eventualmente tomou seu destaque lançando uma versão semelhante.

Mike Kirkland deixou o conjunto em 1969 e foi substituído por Mark Pearson, outro ex-aluno da Universidade de Washington. Em 1971, Pearson saiu e foi trocado por Bob Haworth que permaneceu até 1985 até ser reposto pelo próprio retorno de Pearson. Dick Foley deixou o grupo em 1990, para seu lugar foi escolhido Terry Lauber. Embora tenha havido diversas mudanças na formação da banda desde o alinhamento original durante as mais de seis décadas de atividade, o grupo permanece ativo realizando shows.
        
Fonte: wikipedia/out 2018

As músicas que fazem parte da seleção do disco são as seguintes:

01. Norwegian wood;
02. Yesterday;
03. All my loving;
04. Nowhere man;
05. I'll follow the sun;
06. And I love her;
07. If I feel;
08. Help;
09. Michelle;
10. We can work it out;
11. Girl.




































Links: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário