terça-feira, 27 de novembro de 2018

DUNCAN LAMONT - BEST OF THE BOSSA NOVAS (1970)

Nesta postagem, apresentamos um belo álbum instrumental, do saxofonista Duncan Lamon, lançado na França, em 1970, pela gravadora EMI, pelo selo Mfp. O disco se destaca pelas seleção e interpretação, a "La Stan Getz", de 7 canções brasileiras, a maioria composições de Antonio Carlos Jobim. 

Duncan Lamont nasceu em 4 de julho de 1931 em Greenock, na Escócia. Iniciou sua carreira musical, como trompetista,  liderando sua própria banda, na Escócia, o que lhe valeu o reconhecimento da ilustre publicação “Melody Maker” em 1951.

Após uma temporada com os afros cubista de Kenny Graham, em Londres, Duncan acabou trocando o trompete pelo saxofone tenor e logo se estabeleceu como um músico de estúdio de jazz altamente proficiente.

Além de atuar em numerosas bandas de dança e grupos de jazz britânicos populares,
incluindo os liderados por Basil e Ivor Kirchin, Ken Mackintosh, Jack Parnell, Geraldo, Eric Delaney e Vic Lewis, com quem excursionou pela América em 1958.

Nos anos 1960, ele tocou com Pat Smythe, Kenny Baker e outros, bem como freelancer na banda de Benny Gooman, em uma turnê europeia. Na sequência liderou várias pequenas bandas em paralelo com as suas atividades em estúdio.

Lamont trabalhou com diversos artistas musicais de topo, tais como: Paul McCartney, Mel Tormé, Harry Mancini, Peggy Lee, Nelson Riddle, Rosemary Clooney, Fred Astaire, Count Basie, Henri Mancini, Bing Crosby. Benny Carter, Frank Sinatra, Benny Goodman, Gil Evans, Spike Milligan, Kenny Wheeler e Willis Holman.

Entre as músicas que Duncan compôs estão a premiada I told you so, Carousel, I told you so, Not you again e Manhattan in the rain. Também compôs compôs vários trabalhos mais longos, incluindo "O Guia do Jovem para a Orquestra de Jazz", "Soho Suite" e "Sherlock Holmes Suite", este último uma colaboração com Spike Milligan. Ele também escreveu músicas para a televisão infantil, para o Spot, indicado ao Grammy e para vários vídeos da Walt Disney.

Além disso, Lamont não só trabalhou como maestro e arranjador para a BBC, por muitos anos, mas também liderou uma banda de dança por onze anos para arrecadar dinheiro para a pesquisa do câncer.

Em 1999, Duncan Lamont ganhou o prêmio “John Dankworth Jazz Award” de talentos de longa data. Em 2016, comemorou aniversário de 86 anos em apresentações especiais.

A seleção do álbum "Best Of The Bossa Novas" é composta das seguintes canções instrumentais:

01. Desafinado;
02. A man and a woman;
03. Sunny;
04. Meditation (Meditação);
05. Carnival (Manhã de carnaval);
06. How insensitive (Insensatez);
07. The girl from Ipanema (Garota de Ipanema);
08. Quiet night of quietr stars (Corcovado);
09. One note samba (Samba de uma nota só);
10. The shadow of your smile;
11. Call me;
12. Fly me to the moon.





































Links:






Nenhum comentário:

Postar um comentário