domingo, 25 de novembro de 2018

NORMAN GREENBAUM - SPIRIT IN THE SKY (1969)

O cantor e compositor americano Norman Greenbaum, nasceu em Malden, no estado de Massachusetts, no dia 20 de novembro de 1942 e era formado em música pela Universidade de Boston.

Greenbaum é mais conhecido pela sua composição Spirit in the sky, cujo compacto simples vendeu 2 milhões de cópias, entre 1969 e 1970. A canção, uma combinação do som pesado de guitarra, batida de mãos e com letras espirituais foi um “one top hit”, ou seja, de um único sucesso, sendo utilizada em vários filmes, comercial e programas de televisão.

Em 1967, fez sucesso com a canção The eggplant that ate Chicago, da banda Dr. West's Medicine Show and Junk Band, da qual fez parte, no período de  1966 a 1968.

Após o sucesso de Spirit in the sky, teve um sucesso menor com a canção Canned ham, que atingiu a 26ª posição na lista dos compactos mais vendidos do Canadá e a 46ª posição na Billboard Hot 100.

Em 1971, a canção California earthquake foi sua última música a entrar na Hot 100, na 93ª posição. Entre 1973 e 1974, Norman Greenbaum interpretou, com a banda “Crossfire”, que tinha Mitchell Froom e Gary Pihl como membros.

Em 1986, o grupo “Doctor and the Medics” regravou a canção Spirit in the sky, conseguindo o seu único grande sucesso. Posteriormente, em 2003, uma nova versão, foi gravada com “Gareth Gates” e pelos integrantes do programa de televisão britânico “The Kumars, atingiu a 1ª posição na UK Singles Chart.

Greenbaum vive atualmente em Santa Rosa, Califórnia, sobrevivendo dos royalties de suas canções. Apesar de Spirit in the sky ser considerada um clássico do gênero gospel, devido a suas referências a Jesus Cristo, como no verso "I've got a friend in Jesus" (Eu tenho em Jesus um amigo), Greenbaum era, e ainda é, um judeu praticante. De acordo com ele, a inspiração para compor Spirit in the sky veio das performances de canções religiosas de artistas de música country, tais como, Dolly Parton e Porter Wagoner, que ele tinha assistido na televisão.

Nesta postagem, apresentamos o Compacto simples, “Spirit in the sky”, lançado nos Estados Unidos, em 1969, pela gravadora Reprise.

Lado A:
01-Spirit in the sky;

Lado B:
02- Tars of India




































Links:







Um comentário: