sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CRISTIANO - CRISTIANO VOLUME 2 (1972) REPOST

Há algum tempo que eu queria repostar o álbum "Cristiano - Volume 2", do cantor paranaense Cristiano, lançado no Brasil, em 1972, pela gravadora Chantecler, que foi postado originalmente em novembro/2011.

Atendendo a pedido e como recentemente foi repostado o volume 1, resolvi reapresentar com algo a mais. Nesta versão, incluímos 6 bônus, referentes aos compactos (singles) lançados pela gravadora RCA, em 1973 e 1974, com o pseudônimo de Cris McClayton e  três bônus dos compactos do início da carreira na gravadora Astor, com o nome de Pedro Luis (1964 e 1966).

Dos bônus incluídos, destaco os seus maiores sucessos que foram as canções Descendo o Rio e Bye Bye Rose Marie e Bye Bye Rose Marie, compostas por Ciro Aguiar e Luiz Roberto.  Uma coisa interessante que descobri, decorrente do pouco conhecimento desse cantor pelo público atual é que há na internet menção equivocada de que essas duas músicas são cantadas por Ciro Aguiar, o que não é verdade. Inclusive é citada em vídeo, postado no "Youtube".

No disco "Cristiano - Volume 2" há a participação especial da cantora Ellen Blanco, em quatro faixas. As músicas seguem o mesmo padrão do primeiro volume (Ver Postagem de 06/Fev/2019), com versões de Fred Jorge. Para resgatar a trajetória de Cris McClayton, os jornalistas Antonio Carlos Domingues e Ulisses Iarochinski, produziram o documentário que foi lançado em 07/nov/2014, no Cine Guarani, em Curitiba.

Inicialmente pensada para ser contada num curta-metragem, a história do cantor acabou virando um longa, como explica Antonio Carlos: “durante as pesquisas e coleta dos depoimentos acabamos tomando contato com um personagem muito maior do que imaginávamos. Como exemplo, acabamos descobrindo que o Cris gravou o que é considerado o primeiro disco de rock do Paraná, um compacto simples com a música Você mentiu pra mim, de autoria de Dirceu Graeser”.

A trajetória do cantor - Batizado como Pedro Luis Schoemberg, o cantor iniciou a carreira com o nome artístico de Cristiano. Trilhou praticamente o mesmo caminho da maioria dos artistas nacionais. Começou cantando para os amigos, passou por programas de calouro, gravou disco e ganhou projeção nacional ao ir cantar na noite paulistana.

Em São Paulo, a convite do apresentador Antonio Aguillar, participou da sensação televisiva do momento, o programa “Reino da Juventude”. Depois de ter gravado uma música num disco de coletâneas da gravadora Copacabana, gravou seu primeiro álbum Long playing - Lp pela Chantecler.

Logo depois foi contratado pela gravadora RCA Victor, e em seguida foi para BMG, companhia em que gravou, já como Cris McClayton, o compacto que estourou nacionalmente com a música Bye Bye Rose Marie. E no lado B, a música Descendo o Rio, ambas composições de Cyro Aguiar e Luiz Roberto.

Após forte desilusão amorosa, Cris abandonou o cenário nacional e retornou a Curitiba. Na opinião do jornalista Luiz Augusto Juk, amigo de infância do cantor, ele era um artista completo. “O Pedro tinha tudo para fazer sucesso nacional. Ele possuía uma voz única, cantava muito bem, tinha presença de palco, estava no local certo (São Paulo), no momento certo, e abandonou tudo de uma hora para outra, para vir cantar num restaurante dançante em Curitiba. Acho que a personalidade conflitante do ‘Pedro Loco’, que era assim que ele era conhecido em Harmonia (distrito de Telêmaco Borba), ajuda a explicar um pouco”, finaliza o jornalista. Pedro Luis Schoemberger (Pedro Luis, Cristiano, Cris McClayton, Bill Diamond ou Gene Edwards),  faleceu em 15 de maio de 2012.

As músicas que compõem o álbum "Cristiano - Volume 2" e os bônus são as seguintes:


01. Eu, Maria (I did what for Maria);
02. Eu, sem ninguém (I am...I said);
03. É bom sonhar (Co-co);
04. Não vai morrer (Don't le it die) - com Ellen Blanco;
05. Se eu fosse um rei (When you are a king);
06. Lady Rose;
07. Se chover não faz mal (Me and you and a dog named Boo); 
08. Minha mãe zangou (Chyrpy Chyrpy Cheep Cheep) - com Ellen Blanco;
09. Vou fugir do teu amor (I'm gonna run away from you) - com Ellen Blanco;
10. Branco e preto (Black and white);
11. Eu sei quem você é (Pied piper);
12. Banner man - com Ellen Blanco;

Bônus:

13. Bye bye Rose Marie (como Cris McClayton);

14. Descendo o rio (como Cris McClayton);
15. Rock das quebradas (como Cris McClayton);
16. Longe de você (como Cris McClayton);
17. Coração de peão (como Cris McClayton);
18. Selva de pedra (como Cris McClayton);
19. Vou mentir (como Pedro Luis);
20. Agora é tarde (como Pedro Luis);
21. Estação do amor (como Pedro Luis);










































 Cartaz - Documentário "Procurando Cris McClayton)





Pedro Luis (Cristiano) - em 1966




Documentário Curta - Youtube

Links:




Um comentário:

  1. Olá, Hedson,

    ótima postagem, obrigado! Pesquisando o Cristiano, encontrei uma postagem antiga sua dele como Bill Diamond, num compacto do selo Scramble. Pesquiso e coleciono esses selos obscuros brasileiros, e não conhecia e nem tenho esse. Poderia postar novamente, o link está quebrado. Muito obrigado

    ResponderExcluir