Roy Budd
começou a se interessar por música desde cedo e começou a tocar piano quando
tinha dois anos de idade, inicialmente de ouvido e copiando várias melodias que
ouvia do rádio.
Quando
ele tinha seis anos, dois especialistas em música austríaca o visitaram em casa
e depois de vários testes, descobriram que ele tinha o tom perfeito. Em 1953,
ele fez sua estreia no concerto público no London Coliseum. Com a idade de oito
anos, ele tocava o órgão Wurlitzer e quatro anos depois ele apareceu na
televisão no London Palladium. Embora amplamente considerado um pianista
autodidata, ele também recebeu lições de piano de uma senhora chamada Sax, que
também morava em Mitcham.
Em 1950
e 1951, ele apareceu no show Carroll Levis no rádio e também venceu uma
competição de talentos em um programa de televisão apresentado por Bert Weedon
em 1952. Ele cantou algumas músicas de Jerry Lee Lewis quando tinha onze anos
com seu irmão Peter e um amigo no Sutton Granada, sob o nome de The Blue
Devils.
Ele
formou o Roy Budd Trio com o baixista Peter McGurk e seu primo, o baterista
Trevor Tomkins, antes de deixar a escola e embarcar em uma carreira como
pianista de jazz. Roy mais tarde reformou o trio, com Tony Archer ou Jeff Clyne
no baixo e Chris Karan na bateria. Clyne foi depois substituído por Pete
Morgan, criando um line-up que foi mantido até a sua morte.
Ele
conheceu o compositor Jack Fishman enquanto trabalhava no clube Bull's Head, em
Londres. Em 1965, Fishman conseguiu assinar com Pye, que lançou o primeiro e
único single Birth of the Budd.
Em 1967
lançou o álbum “Pick Yourself Up”, com Peter McGurk no baixo e orquestra e Dave
Holland no baixo nas quatro faixas com o trio sem orquestra. Chris Karan estava
na bateria e Tony Hatch e Johnny Harris organizaram as faixas orquestrais. Em
suas anotações, Hatch menciona o desempenho de Budd no programa de David Frost,
na televisão, em fevereiro de 1967, tocando a composição de Frank Loesser, I’ve never been in love before, que está
no álbum.
Na
mesma época, ele também gravou um álbum chamado simplesmente “Roy Budd”
apresentando Ian Carr no trompete; Dick Morrissey no sax tenor; Trevor Tomkins
na bateria; e com o colega pianista Harry South fazendo os arranjos.
A
carreira cinematográfica em trilhas sonoras de Roy Budd é extensa. Em 1967,
Budd forneceu a música tema para a série Mr. Rose, da TV Granada, estrelada por
William Mervyn. Em 1970, Budd fez sua estreia no cinema para o diretor Ralph
Nelson, que estava à procura de um compositor inglês para seu polêmico filme, o
americano “Soldier Blue”.
Budd
gravou uma fita de sua própria interpretação da música dos compositores Jerry
Goldsmith, John Williams, Max Steiner, Dimitri Tiomkin e Lalo Schifrin. O “Soldier
Blue” foi filmado principalmente no México e se baseou, em uma batalha que
aconteceu em Sand Creek em 1864, quando centenas de índios Cheyenne foram
brutalmente mortos. Apesar de ser pretendido como um 'antiviolência' ocidental,
o filme foi fortemente criticado por sua violência. Além do tema principal,
baseado no hit de Buffy Sainte-Marie com o mesmo título, compôs toda a música
necessária para o filme e conduziu a Royal Philharmonic Orchestra nessa
empreitada.
Em
1971, ainda com vinte e poucos anos, compôs uma de suas melhores obras
conhecidas, a música do filme “Get Carter’. Escrito e dirigido por Mike Hodges,
Get Carter estrelou Michael Caine, John Osborne e Ian Hendry. Nesta trilha
tocava piano elétrico e cravo ao mesmo tempo. Nos anos 1970, gravou álbuns para
a gravadora Pye.
Em
1981, a Liga Humana cobriu o tema de Get Carter em seu álbum multimilionário
Dare. Mais tarde, trabalhou para o produtor Euan Lloyd em filmes, incluindo “Paper
Tiger (1975)”, “The Wild Geese (1978)”, “The Sea Wolves (1980)”, “Who Dares
Wins (1982)” e “Wild Geese II (1985)”. Ele também forneceu as adaptações para a
versão cinematográfica de 1971 de Kidnapped e para o ocidental Yul Brynner, de
Catlow.
Budd
foi convidado por Ralph Nelson para compor a música para Flight of the doves, estrelando Ron Moody, Jack Wild e Stanley
Holloway. Budd trabalhou com Dana, que cantou o tema do filme. Em 1972, Budd
gravou a partitura para Fear is the key,
baseada no romance de Alistair MacLean. Enquanto gravava a partitura, Budd foi
influenciado por Ronnie Scott, Tubby Hayes e Kenny Baker, dando à música um
tema de jazz. Scott tocou o saxofone para a sequência de perseguição de carros,
que aconteceu ao longo do rio Mississippi. Nos anos 1980, seu trabalho incluiu as
variações para o filme Mama Drácula.
Fonte: Wikipedia/Fev. 2019
Fonte: Wikipedia/Fev. 2019
Nesta
postagem, apresentamos o álbum solo instrumental “Plays The Music of Gilbert O’
Sullivan”, lançado na Inglaterra, em 1973, pela gravadora Pye, pelo selo AD Series.
A seleção do
disco é composta das seguintes canções:
01. I
hope you'll stay;
02. In
my hole;
03.
Alone again (naturally);
04. Ooh-wakka-doo-wakka-day;
05. What
could be nicer?;
06. Too
much attention;
07.
Nothing rhymed;
08.
Clair;
09. Who
was it;
10.
Matrimony;
11. No
matter how I try;
12.
Get down.
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