terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

THE MAGNETIC SOUNDS - MAGNETIC SOUNDS (1979)

Nesta postagem apresentamos o álbum Magnetic Sounds, lançado em 1979, pela gravadora Copacabana Discos, pelo selo New Records e relançado posteriormente, em 1991, pela gravadora Ariola, com o selo Beverly.

O que algumas pessoas não sabem é que essa orquestra era na verdade o grupo “Os Carbonos”, aquele mesmo que tocavam um repertório de versões de sucessos das paradas.

O conjunto “Os Carbonos", como eram chamados, tem uma representatividade importante na memória da música brasileira dos anos 1960 e 1970, principalmente na Jovem Guarda.
A banda era natural de São Paulo/SP e obteve muita fama, inicialmente pela especialidade inovadora na reprodução fiel de sucessos estrangeiros numa época onde as produções internacionais podiam demorar anos para chegar ao Brasil, termo este hoje popularizado como covers.

Tendo a sua formação mais aclamada integrada pelos músicos Mário Bruno Carezzato (piano, teclado e vocal), Umberto Carezzato Sobrinho (baixo e vocal), Raul Carezzato Sobrinho (vocal), Ricardo Fernandes de Moraes (guitarra) e Antônio Carlos de Abreu (bateria), os Carbonos também ficaram conhecidos como banda que acompanhou inúmeros artistas da nossa música nos palcos e principalmente em estúdio.

Com uma extensa formação musical, os irmãos Mário Bruno, Umberto e Raul, sendo os dois últimos gêmeos, tiveram contato com a música e com o meio musical profissional desde muito cedo. Filhos de Mario Carezzato, acordeonista e pianista, e sobrinhos dos Trigêmeos Vocalistas, grupo vocal que nas décadas de 40 e 50 era atração principal e constante no Cassino da Urca (Rio de Janeiro/RJ) e na Radio Nacional e alcançou expressão internacional se apresentando na América do Norte e Europa, os irmãos Carezzato começaram a formação musical logo na infância.

Nascida no ano de 1964, a banda se apresentou inicialmente usando o nome "The Witchcraft", mas não tardou para que fosse rebatizada como "Os Quentes". O primeiro registro veio em 1966, quando sob a produção do famoso jornalista e radialista Carlos Alberto Lopes "Sossego", os jovens gravaram e lançaram um compacto pelo selo Mocambo/Rozenblit. Sucesso instantâneo, o material logo despertou o interesse da gravadora Beverly e gerou uma nova e definitiva mudança no nome, "Os Carbonos".

Mas ela não ocorreu por acaso, sendo referência direta ao elemento químico Carbono, principal constituinte de toda a vida animal e vegetal, assim como do petróleo, matéria prima dos famosos discos de vinil. Além dessa referência há o fato de que o elemento Carbono tem o número atômico seis, valor este que inicialmente representava a quantidade de músicos que integravam a banda. Ainda, por outra ótica, o nome também fazia um divertido trocadilho com o papel carbono, usado para fazer copias, uma referência tanto à aparência semelhante dos irmãos Beto e Raul como à opção e especialidade da banda em fazer versões idênticas de sucessos internacionais. De fato, não existia nome mais adequado para a primeira banda de covers que o Brasil conheceu.

Em 1968 ocorreu o lançamento do LP "As 12 Mais da Juventude", pela Beverly, material este que logo se tornou uma febre e um dos mais vendidos e aclamados álbuns da carreira dos Carbonos. Ao longo da década de 1970 gravaram e lançaram diversos álbuns Lps, entre eles, "Seleção de Ouro", "Dez Super Sucessos" e "As 12 Mais da Juventude - Volume 2" - todos pela gravadora Beverly. Além dos tantos registros sob a marca "Os Carbonos", com o intuito de evitar rotulações fizeram diversos trabalhos usando outros nomes, apresentando-se como Andróides, The Mackenzie Group, The Royal Band, Carbono 14 e The Magnetic Sounds. Com esse último nome gravou a série de álbuns intitulada "Super Erótica", um recorde de vendagem.

Foram muitos os discos de ouro conquistados nessa linha musical que desde o início abrangeu desde Música Clássica até o Rock mais pesado, passando por toda a variedade da música Brasileira. Desta forma os Carbonos tiveram, pela própria proposta de trabalho, a chance de pesquisar sonoridades, estilos e estéticas musicais diferentes, aliando virtuosismo, querência e bom gosto, e extraindo do equipamento e das técnicas de gravação sempre o máximo que eles podiam oferecer. Uma constante busca pela perfeição.

Os Carbonos continuam na ativa como músicos, maestros e produtores musicais oferecendo seus serviços em sua própria produtora chamada "Carbonos Studio" Carbonos Estúdio

Fonte: Wikipédia, 2018 / http://sanduichemusical.blogspot.com/

A seleção musical deste disco da postagem é composta das seguintes canções instrumentais:
                       
01. Wigwam - (Bob Dylan)
02. Concerto Pour Une Voix - (Saint-Preux)
03. Somewhere In Love - (Gambier - J. Ness)
04. Song For Guy - (Elton John)
05. Ready To Take A Chance Again - (Charles Fox - Norman Gimbel)
06. Raind And Tears - (E. Papathanassiou - B.Bergman)
07. Tragedy - (Barry - Robin - Maurice Gibb)
08. Ballade Pour Adeline - (P. de Senneville - O. Toussaint)
09. Allouete (Tema de Carina) - (Denise Emmer)
10. It´s All Over - (D. Danello - L. Oliver)
11. Mirrors - (Sally Oldfield)
12. For A Change - (Lewis Carezzato)





 Capa - Edição Brasil 1979




 Capa - Edição Brasil 1991






Contra Capa - Edição Brasil 1979




 Selo - Edição Brasil 1979




Selo - Edição Brasil 1991
Links:

THE MAGNETIC SOUNDS

MAGNETIC SOUNDS


5 comentários:

  1. Postagem histórica! Excelente qualidade! Muito, mas muito obrigado mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Muito grato de coração. Estava a procura e de repente parei aqui e foi onde eu consegui baixar sem dificuldade nenhuma. Grande abraço. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Não poderia passar direto sem agradecer por essa excelente postagem. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço o apoio de todos os amigos do blog LaPlayaMusic.
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir