quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

CRISTIANO - CRISTIANO - VOLUME 1 (1971) REPOST

Por sorte descobri que o álbum que estou reapresentando no blog não estava no conteúdo do HD perdido com todas as minhas postagens.

Assim repostamos o primeiro disco Lp do cantor Cristiano, lançado em 1971, pela gravadora Chantecler.   

O cantor Cristiano, cujo nome de batismo era Pedro Luis Schoemberger, era natural de Curitiba/Pr. Atuou mais ativamente no mercado musical nos anos 1970 e sua música era baseada em baladas versões de músicas das paradas de sucesso da época. 

Inicialmente cantava para os amigos e pelo incentivo que recebia começou a se inscrever em programas de calouros, o que levou a ir para São Paulo e se apresentar na TV Cultura Canal 2. Não conseguindo muitas oportunidades retornou para sua terra e seguiu a sua vida.

Foi com a ajuda do animador e cantor paranaense Dirceu Graeser  que ele retomou com apresentações locais na TV Paraná – Canal 6, uma transmissora da TV Tupi, firmando-se no conceito do público paranaense e angariando a simpatia geral.

De volta a São Paulo, no final dos anos 1960, foi convidado a lançar um compacto simples em uma gravadora pequena, que não obteve o sucesso esperado, pela dificuldade de ser tocado nas rádios. 

A melhor oportunidade surgiu com o convite de Antonio Aguillar, para participar em seu programa “Reino da Juventude”, que era a sensação do momento. Após a participação em um disco de coletâneas da gravadora Copacabana, surgiu a chance de gravar um disco Long Playing - Lp exclusivo pela gravadora Chantecler. Ficou muito conhecido nos circuitos de boites , apresentando-se juntamente com o grupo “Os Terríveis”. Em 1972 lançaria o seu segundo disco por essa gravadora.

Em 1973, foi para gravadora RCA Victor, que depois viria a ser a BMG, alterando o seu nome artístico para Cris McClayton, onde fez sucesso nacional com as músicas Bye Bye Rose Marie e Descendo o Rio, composições de Cyro Aguiar e Luiz Roberto. Não tendo muitas chances nas grandes gravadoras , continuou se apresentando em casas de shows, inclusive com temporada no Japão. 

Além dos nomes de Cristiano e Cris McClayton, Pedro Luis Schoemberger também gravou compactos com os pseudônimos de Gene Edwards e Bill Diamond. Ele faleceu em 15 de maio de 2012.

O álbum desta postagem contém uma seleção de versões de canções famosas, composições de Francis Lai, Paul McCartney, Neil Diamond, Armando Manzanero, Marmalade, George Harrison, Roy Orbison, Lynn Anderson, Bob Dilan e outros. As letras das versões ficaram a cargo de Fred Jorge, que junto com Rossini Pinto era um dos mais requisitados para essa finalidade na época.

Vale a pena ouví-lo.  As faixas do disco são as seguintes, acrescidas de alguns bônus selecionadas pelo blog LaPlayaMusic:

01. História de Amor - Love Story (Sigman / Francis Lai / Fred Jorge);
02. Um novo amanhecer - Another Day (Paul McCartney / Fred Jorge);
03. Doce Carolina - Sweet Caroline (Neil Diamond / Fred Jorge);
04. É impossível - It’s Impossible (Wayne / Manzareno / Fred Jorge);
05. A bonequinha - Jack in the box (Worsley / Myers  / Fred Jorge);
06. Meu grande amor - My little one (Campbell / McAleese  / Fred Jorge);
07. Meu Senhor - My sweet lord (George Harrison  / Fred Jorge);
08. Sonhar com você - Dream baby (Walker  / Fred Jorge);
09. A casquinha - Hot Cane (Bolan  / Fred Jorge);
10. Mar de rosas - Rose Garden (Joe South  / Fred Jorge);
11. Vou pulando - Baby jump (Dorset  / Fred Jorge);
12. Foi por você - If not for you (Bob Dylan / Fred Jorge);

Bônus
13. Jesus Cristo - em inglês (Roberto Carlos / Erasmo Carlos / Bob Mckay);
14. San Bernardino - Como Bill Diamond (Christie)
15. Nothing Rhimed - (Gilbert O' Sullivan)
16. Cracklin Rosie - Como Bill Diamond (Neil Diamond)
17. You're sixteen - Como Gene Edwards

Um comentário:

  1. Lembro-me bem desse Cantor,se não engano-me,devo ter esse Disco na minha coleção de vinil,parabéns,Hedson,pela postagem,e pela lembrança,grande abraço,continuo fã do Blog.

    ResponderExcluir