Esse processo foi chamado de Theremin. Nos anos 1950, esse processo já era utilizado em trilhas de filmes de terror (como “O Dia em Que a Terra Parou”, do diretor Robert Wise) e mais tarde foi aplicado como algo excêntrico por bandas de rock, tais como Beach Boys, Led Zepelin e Os Mutantes.
Vendendo kits do Theremin, nos anos 1960, o estudante de física norte americano, Robert Moog, obteve receita e experiência para criar, no ano de 1965, o primeiro instrumento eletrônico de sucesso de massa, o “Moog”, reconhecido atualmente como o pioneiro dos sintetizadores. Era monofônico, ou seja, tocava uma nota de cada vez e vinha com um incrível filtro que podia gerar timbres parecidos com cordas, metais e até voz. Não há como se lembrar da música dos anos 1960, sem citar o sintetizador Moog. Podemos afirmar que a criação de Robert Moog foi determinante para a nova realidade eletrônica da música, gerando posteriormente uma legião de músicos eletrônicos.
Assim nesta postagem apresentamos uma versão dessa nova realidade, com o trabalho do tecladista Mike Melvoim, que aproveitou essa revolução para transformar em diversão com o álbum The Plastic Cow Moog Synthesizer, tocando sucessos de rock do final dos anos 1960, com a sua banda The Plastic Cow.
Esse álbum foi lançado no Brasil, em 1970, pela gravadora RGE, com o selo ABC Dot, com uma capa diferente, séria e mais bonita, do que aquela lançada nos USA, que tinha uma vaca na capa. O disco foi um sucesso, principalmente com as músicas Lady Jane, do Rolling Stones e Lay Lady Lay, de Bob Dylan, em formato de música eletrônica. Essas canções foram muito utilizadas em propagandas e em vinhetas de rádio e TV.
Mike Melvoim era oriundo do jazz e acreditava que o novo teclado poderia ser utilizado para elaborar um disco consistente. Excelente músico soube tirar muito do instrumento ao lado de bons acompanhantes, como o guitarrista Dennis Budimir e os bateristas Paul Humphrey, Earl Palmer e Colin Bailey.
Para lembrar e/ou conhecer melhor a banda The Plastic Cow, compartilhamos o compacto duplo lançado no Brasil, contendo as seguintes músicas:
Lado A:
01. Lady Jane;
02. One man, one volt;
Lado B:01. Lady Jane;
02. One man, one volt;
03. Lay lady lay;
04. Tomorrow, tomorrow
Capa Edição USA
Mike Melvoim
Links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário