segunda-feira, 1 de julho de 2019

MADRUGADA E SEU CONJUNTO - SÓ SUCESSOS - VOLUME 14 (1972)

Há tempos atrás, postei o álbum instrumental "Só Sucessos - Volume 11", de uma Orquestra ou grupo musical chamado Madrugada e Seu Conjunto, que predominavam violinos e base em um órgão. Primeiramente, busquei mais informações para saber quem eram esses músicos e fiquei admirado com o pouco material disponível a respeito.

Do que pude coletar, não há menção de quem fazia os arranjos e nem tampouco dos diversos músicos que faziam parte desse conjunto. Porém, nem tudo foi frustração. Descobri que eram na verdade músicos pertencentes a gravadora CBS. Acredito que seria mais um grupo de estúdio. 

Alguns até tinham participados dos álbuns da série da Orquestra Brasileira de Espetáculos., que ficou conhecida por interpretar instrumentalmente as músicas de Roberto e Erasmo Carlos.


Na pesquisa que realizei, encontrei uma entrevista do instrumentista Lafayette, para o site www.jovemguarda.com.br, onde o mesmo mencionou que era ele que fazia a base do órgão da maioria dos discos do Madrugada e seu Conjunto.

Assim, agora, resgato outro raro disco, que acredito ainda não ter sido postado na rede. Desta vez, apresento o álbum "Só Sucessos - Volume 14", lançado no Brasil, em 1972, pela gravadora CBS, pelo selo Entré.

Esse volume teve a direção artística de Mauro Motta e com uma seleção de músicas bem variada, contendo músicas nacionais e sucessos internacionais, incluindo uma versão da sinfonia nº 40, de Mozart em estilo aboleirado, que predomina no disco em todas as outras canções, versão que eu não gostei muito.

Algo que me chamou a atenção com a capa deste disco. Quando a vi pela primeira vez, tive a sensação de que já conhecia a foto da bela modelo da capa, não a reconhecendo de imediato. Fiquei pensando e até que lembrei de onde a tinha visto. Conforme inclui abaixo, trata-se da mesma capa que foi utilizada no álbum de Percy Faith, intitulado "Raindrops Keep Falling on my Head", lançado pela mesma gravadora, em 1970.

Esse procedimento de aproveitar outras capas do catálogo, que provavelmente era motivado para reduzir os custos da edição nacional, foi comum em algumas gravadoras, principalmente com a gravadora CBS, em seus diversos selos, como a Columbia, Entré e Epic. Isso se repete em discos nos discos de Lafayette, da Orquestra Brasileira de Espetáculos, entre outros.

Espero que apreciem e comentem com as suas opiniões, pois esse feedback é muito importante e nos estimula a continuarmos neste trabalho de resgate. Vejo que essa falta de retorno tem levado a muitos blogs a interromperem as suas publicações. Pelo menos, foi um dos motivos que eu recebi de colegas blogueiros de musicas e compartilho com a opinião.

A seleção do disco é composta das seguintes canções instrumentais:

01. Eu nunca mais vou esquecer;
02. Daria tudo pra você estar aqui;
03. Un gatto nel blu;
04. Se Deus me ouvisse;
05. (Love means) You never have to say you're sorry;
06. Sinfonia nº 40;
07. Detalhes;
08. Snow frolic;
09. Por Deu eu juro;
10. Anonimo veneziano;
11. Se eu partir;
12. Chuva e lágrimas.


















 ContraCapa (Back Cover) - Edição para Cd - LaPlayaMusic 2019











  Capa (Front) - Design semelhante - Edição Percy Faith 1970

Links:






Nenhum comentário:

Postar um comentário