2019

2019

domingo, 15 de setembro de 2019

WALDO DE LOS RIOS - SINFONIAS (EP 1971)

Waldo de Los Rios, foi o pseudônimo de Osvaldo Nicolau Ferrara, pianista, compositor, arranjador e regente argentino, nascido em Buenos Aires (Argentina), em 7 de setembro de 1934 e faleceu em Madri em 28 de março de 1977, aos 43 anos, de suicídio.
                   
Nasceu no seio de uma família musical: seu pai foi um músico e sua mãe uma conhecida cantora de música folclórica. Ele estudou composição e arranjo no Conservatório Nacional de Música com Alberto Ginastera e Teodoro Fuchs.

Ele se inspirou em uma gama eclética de música e formou uma banda chamada Los Waldos (Waldo de Los Rios, Cesar Gentili, Alberto Carbia, Willy Roberto Rubio e Stella), que cruzou a música folclórica com sons eletrônicos.

Em 1958, mudou-se para os Estados Unidos e, em seguida, para a Espanha, no ano de  1962. Waldo de Los Rios trabalhou com composições na área cinematográfica, sendo ouvidas no filme Wild Pampa (Pampa Salvaje), de 1967, na qual recebeu um prestigioso prêmio da Associação Cinemagrafica Argentina.

Certamente, Waldo de Los Rios será sempre lembrado por sua grande capacidade de divulgar e transformar a música clássica em música pop, acessível a ouvintes não acostumados com músicas eruditas.

Em 1970, ele já tinha chegado no topo das paradas de suceso na Europa e na América com o Hino à Alegria da Nona Sinfonia, de Ludwig van Beethoven, que ele arranjou e regeu para o cantor Miguel Rios.

Em 1971, fez o grande arranjo da Sinfonia nº 40 de Mozart, gravado com a orquestra Manuel de Falla, alcançando o 1º lugar na lista de sucessos na Holanda e entrou com força entre os top 10 em outros países da Europa. No Brasil, não foi diferente, sendo muito tocada em rádios que propagavam os sucessos da época.

Para resgatar as músicas que fizeram célebre esse grande arranjador, apresentamos o compacto simples, lançado no Brasil, em 1971, pela gravadora Discos Continental, pelo selo Hispavox, contendo as adaptações de Waldo de Los Rios para dois clássicos de Mozart e Brahams, dirigindo a Orquestra Manuel de Falla.

O disco contém as seguintes faixas;

Lado A:
01.   Sinfonia nº 40 en sol menor k. 550 (Mozart);

Lado B:
02.  Terceira sinfonia en fa mayor – 3º movimento (Brahams).
























Links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário