quarta-feira, 11 de setembro de 2019

OS BAOBÁS - BAOBAS (1968)

Desta vez, apresentamos um dos mais raros álbuns brasileiros da década de 1970, do pós-movimento Jovem Guarda, constituído de releituras (covers), do grupo Os Baobás.

O disco foi lançado no Brasil, pela pequena gravadora Rozenblit, pelo selo Mocambo, em 1968. Posteriormente, em 2009, foi relançado no exterior, pela Groovie Records, com uma sequencia diferente das músicas e com seis faixas retiradas dos compactos.

Um dos integrantes mais famosos da banda, que teve seis formações diferentes, era Arnolpho Lima Filho, o Liminha, mais conhecido ex-baixista dos Mutantes e principalmente como produtor musical. Por sinal, sua passagem foi muito rápida pelo grupo, participando apenas de um único disco, o compacto simples que continha as canções Light my fire e Tonite.

A história inteira da banda, que desembocou na gravação desse famoso e raro álbum, inicia-se pela onda da beatlemania, ao adotarem o nome de Rubber Souls, com participações em programas de televisão na capital paulista.

Em 1966, estrearam com o disco compacto simples, que continham as músicas Pintada de Preto - Painted It Black, composição dos Rolling Stones e Bye Bye My Darling, composição do próprio grupo, ao qual se seguiram mais quatro discos compactos, entre eles Happy Together, que originalmente foi lançada pelos TheTurtles e Down Down, que era um punk na linha "nuggets", de autoria do ex-O'Seis (o pré-Mutantes), Rafael Vilardi, então membro da banda.

A primeira e original formação do grupo contava com Ricardo Contins (guitarra), Jorge Pagura (bateria), Carlos (baixo), Renato (guitarra solo) e Arquimedes (pandeiro). Entretanto, pela banda ainda passaram, além dos já citados, Tito, Tuca (ex-Lunáticos, depois Beatniks, Galaxies e Sunday), Guga, Calia e Tico Terpins (depois Joelho de Porco).

O repertório do álbum é um mergulho na clássica e importada psicodelia da época, incluindo releituras (covers) para os The Doors, com a canção Hello, I love you, do grupo Love, com Orange skies e da banda inglesa The Kinks, com Well, respected man.
Ainda nas 12 faixas constantes no álbum, também tinham The dock of the bay, de Otis Redding, a famosa Hey Joe, de Jimi Hendrix e duas interessantes composições próprias - Tonite e Got to say goodbye, composição do guitarrista Tuca, ambas cantadas em inglês. Com boa qualidade instrumental, o disco sofre um problema de prensagem, responsável por uma espécie de chiado de fundo, que não chega a atrapalhar a audição.

O nome Baobás, uma árvore gigante e frondosa da África, cujo nome foi retirado do livro "O Pequeno Príncipe", foi uma sugestão de Ronnie Von, que também batizou os Mutantes. Além do padrinho Ronnie Von, com quem gravou um compacto simples, Menina azul, em 1967, o grupo também acompanhou Caetano Veloso pós-Alegria Alegria em programas de televisão e shows, substituindo os Beat Boys.

Para completar, esse raro álbum, o blog LaPlayaMusic Oldies incluiu mais oito faixas bônus, extraídas de discos compactos em vinyl, descontando-se as limitações das gravações da época e das prensagens dos discos.

A seleção do álbum “Baobás”, de 1968 e as faixas bônus extraídas de compactos de vinyl, do período de 1966 a 1968, que constituem essa antologia, são as seguintes:

01. Night in white satin;
02. Hello I love you;
03. Undecided man;
04. Sunny afternoon;
05. Tonite;
06. I love you;
07. Orange skies;
08. Baby come back;
09. Hey Joe;
10. Well respected man;
11. Got to say goodbye;
12. The dock of the bay;

Bônus extraídos de compactos:

13. Bye bye my Darling (EP 1966) ;
14. Pintada de Preto - Paint It Black (EP 1966);
15. Happy together (EP 1967);
16. Down down (EP 1967);
17. Light my fire (EP 1968);
18. Dont bring me down (EP 1967);
19. Spooky (1968);
20. When loves come knocking at your door (EP 1967).





 Capa Original (Front) Lp - Edição Rozenblit - Brasil 1968





  Contra Capa Original (Back Cover) Lp - Edição Rozenblit - Brasil 1968





Selo Original (Label) Lp - Edição Brasil 1968





 Contra Capa Original (Back Cover) Lp 180g - Edição Gorovie Records 2009




 Selo Original (Label) Lp 180g - Edição Groovies Records 2009





Compacto Simples Light My Fire - Edição Rozenblit / Mocambo - Brasil 1968





 Compacto Simples Bye Bye My Darling - Edição Rozenblit / Mocambo - Brasil 1966






 Compacto Simples Happy Together - Edição Rozenblit / Mocambo - Brasil 1967





  Compacto Simples The Dock Of The Bay - Edição Rozenblit / Mocambo - Brasil 1968






 Os Baobás - Foto 1





Os Baobás - Foto 2





Os Baobás - Foto 3

Links:





Um comentário: