terça-feira, 15 de outubro de 2019

TEDDY GARNER COM ORQUESTRA VIOLINOS DO CÉU - SAX IMORTAL (1961 / 1975)

Fico impressionado em descobrir discos de vinyl antigos, nunca lançados em formato compact disc - cd, de artistas brasileiros, que continuam no limbo da memória musicas brasileira.

Um álbum relativo a um desses talentos, encontrei há tempos atrás em um sebo de livros e discos, praticamente de graça, já que provavelmente o mesmo deveria estar encalhado na prateleira há muito tempo. 

Por outro lado, para mim era totalmente desconhecido e se não fosse bom, não perderia muito. No entanto, achei uma pequena jóia de gravação da época.

Estou me referindo ao talento de Jayme Araújo de Oliveira, irmão do maestro Severino Araujo, que em 1961, sob pseudônimo de Teddy Garner, gravou um belo disco de músicas instrumentais no saxofone.  

O álbum intitulava-se "Sax Imortal" e foi lançado originalmente no Brasil pela gravadora Columbia, no ano de 1961 e posteriormente seria relançado em 1975, pela gravadora CBS, pelo selo Tropicana. 

As diferenças entre o lançamento de 1961 em relação a de 1975 ficaram restritas a total mudança da capa/contracapa, a alteração na sequência das músicas e troca de uma das canções. 

Na versão de 1961, a faixa 6 continha a canção I only have eyes for you, enquanto que na versão de 1975 fora substituída pela música Bat Masterson, tema da série televisiva de mesmo nome, de 1958, lançada pelo canal NBC, com o ator Gene Barry e que também era transmitida no Brasil. Essa versão de Teddy Garner para Bat Masterson também foi lançada individualmente na compilação da série "As 14 Mais - Volume 5", de 1961.

Infelizmente, não há informações sobre o artista Jayme Araujo de Oliveira e caso alguém queira complementar nosso texto, fique a vontade em contribuir. A história da gravação desse raríssimo disco que estamos resgatando nesta postagem mostra o acaso. 

O músico Jayme Araujo de Oliveira era um fã e influenciado pela execução e técnica do saxofonista inglês Freddy Gardner. Por essa admiração, desde 1955, ele adotou o nome artístico de Teddy Garner e assim tocava como solista nas famosas orquestras de dança no Brasil. 

Com a inauguração dos estúdios da gravadora CBS, no Rio de Janeiro, ele era requisitado entre os principais músicos para participar das gravações que ocorriam nos estúdios.  Em um certo dia de gravação, antes dos demais músicos chegarem, Teddy Garner tocava para si mesmo a melodia Valse vanité e a beleza da interpretação chamou a atenção dos produtores naquele momento. 

Porém, da admiração a gravação do primeiro disco decorreram mais alguns anos e finalmente foi lançado a sua única obra, com a  produção do maestro Lyrio Panicali e orquestra Violinos do Céu.

Espero que apreciem esta rara obra e por favor manifestem suas opiniões nos comentários do blog. A seguir a listagem das músicas nos álbuns de 1961 e 1975:

Álbum "Sax Imortal - 1961":
01. Invitation;
02. Body and soul;
03. Harlem nocturne;
04. These foolish things;
05. Look for a star;
06. I only have eyes for you;
07. An affair to remember;
08. I'm in the mood for love;
09. Love is a many splendored thing;
10. Valse vanité;
11. A summer place
12. Roses of picardy.

Álbum "Sax Imortal - 1975":
01. Harlem nocturne;
02. Body and soul;
03. Invitation;
04. Roses of picardy;
05. Love is a many splendored thing;
06. Bat Masterson;
07. Look for a star;
08. These foolish things;
09. An affair to remember;
10. I'm in the mood for love;
11. Valse vanité;
12. A summer place





 Capa (Front) - Edição Columbia 1961







 Contra Capa (Back Cover) - Edição Columbia 1961





 Selo (Label) - Edição Columbia 1961








Capa (Front) - Edição CBS/Tropicana 1975 





 Contra Capa (Back Cover) - Edição CBS/Tropicana 1975





 Selo (Label) - Edição CBS/Tropicana 1975





Teddy Garner (Jayme Araujo de Oliveira)


Links:



Um comentário: