domingo, 8 de dezembro de 2019

OSMAR NAVARRO - ESTE É OSMAR NAVARRO (EP 1959)

Hoje apresento um disco compacto duplo, do cantor e compositor Osmar Navarro, lançado no Brasil, em 1960, pelo selo Polydor, que nessa época era prensado pela gravadora Odeon. 

O disco traz uma linda música, chamada Quem é, que é uma das minhas canções preferidas, que sempre consta em minhas playlists de músicas da época. Apesar de antiga, sua letra e melodia é atemporal. Sempre que ouço Osmar Navarro diretamente lembro de outro grande cantor brasileiro, chamado Agostinho dos Santos, que prematuramente e lamentavelmente morreu em um acidente aéreo na França.

Osmar Navarro é um daqueles talentos  esquecidos pela memória musical brasileira. Para os que não o conhecem, vale a pena descrever um pouco sobre a pessoa dele. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1930 e faleceu em São Vicente, no dia 05 de janeiro de 2012. 

Sua estréia em gravações de discos ocorreu no pequeno selo Lord, gravando um dueto com a cantora Celita Martins, no samba canção Dó-re-mi-fá-sol-lá-si, de Fernando Cesar e Roland de Oliveira. 

Foi autor de mais de 1000 músicas, tendo gravado seis álbuns em formato LongPlaying - Lps, 20 compactos e coletâneas em formato Compact disc - CD. Seu grande sucesso é sem dúvida a canção Quem é, que foi lançada em 1959 e vendeu mais de um milhão de cópias, após o seu ressurgimento em 1976, na trilha da novela "Estúpido Cupido", da TV Globo. Essa canção foi regravada por inúmeros artistas, tais como Hebe Camargo, Trio Nagô, Vocalistas Modernos, entre outros.

Outros grandes sucessos de Osmar Navarro foram as músicas Férias na ÍndiaA namorada que sonhei, lançada em 1969, pelo cantor Nilton César e A mais bonita das noites, gravada pela dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. 

Na época do sucesso da novela, participou de uma série de programas de televisão e também recebeu vários prêmios, entre eles o prêmio "Microfone de Ouro".

A partir dos anos 1970, deixou de gravar discos, se apresentando em shows e compondo canções para outros artistas. 

O compacto duplo apresentado nesta postagem contém as seguintes canções:

Lado A:
01. Candidato a triste (Paulo Tito - Ricardo Galeno);
02. Encontrei-te afinal (Pacífico Mascarenhas - Paulo Gesta);

Lado B:
03. Quem é (Osmar Navarro - Oldemar Magalhães);
04. Imaginemos (Alvarenga - Ranchinho).































Osmar Navarro - Programa Silvio Santos 2007


Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário