domingo, 1 de março de 2020

ANDRE PREVIN AND HIS ORCHESTRA - MISTY (1965)

Nesta postagem, apresento o excelente álbum "Misty", de Andre Previn, lançado nos Estados Unidos, em 1965, pela gravadora Columbia, pelo selo Harmony.  Aproveito para agradecer a doação em Lp deste material, pelo amigo Eldo Bastos.

Andre Previn (Andreas Ludwig Priwin), nasceu em Berlin, Alemanha, no dia 06 de abril de 1929 e faleceu na cidade de Nova York, Estados Unidos, no dia 28 de fevereiro de 2019, aos 89 anos de idade.

Ele foi um  compositor, pianista, arranjador e mestre, tendo recebido três nomeações para o Prêmio da Academia de Musica e vencido por quatro vezes Oscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, pela categoria "Banda Sonora Original".

André Previn nasceu com o nome Andreas Ludwing Priwin em uma família judaica em Berlim, Alemanha. Seu irmão foi o diretor Steve Previn (1925-1993). Com sua família, em 1939, ele emigrou para os Estados Unidos para escapar do regime da Alemanha nazista.

Em 1943, Previn tornou-se cidadão naturalizado dos Estados Unidos e cresceu em Los Angeles. No verão de 1946, ele se formou na Escola de Beverly Hills e começou a tocar um musical com Richard M. Sherman: tocar piano, acompanhar Sherman, tocar flauta. Por coincidência, 21 anos depois, ambos os compositores ganharam ou Óscar por diferentes filmes.

Em 1967, tornou-se diretor musical da Orquestra Sinfônica de Houston. No ano seguintes, Previn tornou-se o principal maestro da Orquestra Sinfônica de Londres, até o ano de 1979. Durante seu mandato na Sinfônica de Londres, ele e uma orquestra apareceram no programa de televisão chamada Noite da Música de André Previn.

De 1976 até 1984, Previn foi o diretor musical da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh e apareceu em outro programa de televisão: “Previn and the Pittsburgh”. Também foi o mestre principal da Orquestra Filarmônica Real.

Em 1984 foi nomeado diretor musical da Orquestra Filarmônica de Los Angeles, ficando à frente da orquestra, oficialmente até 1985.

Previn realizou muitas gravações com a Orquestra Sinfônica de Londres, incluindo três balés completos de Tchaikovsky (O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra Nozes), e como sinfonias completas de Raplh Vaughan Williams. Com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles, ele fez gravações de obras de Sergei Prokofiev, Antonín Dvorak, William Kraft, John Harbison e Harold Shapero.

Em 2001, foi agraciado com o título de Cavaleiro do Império Britânico (KBE), uma das mais altas honras conduzidas pela rainha Elizabeth II e nascidas para o Reino Unido.

A ótima seleção do álbum "Misty" é composta das seguintes canções orquestrais:

01. Misty;
02. What's new;
03. P.S. I love you;
04. Gone with the wind;
05. Over the rainbow;
06. Stormy weather;
07. I've got the world on a string;
08. One for my baby (And one for the road);
09. When the sun comes out;
10. Lost in the stars.





 Capa (Front) Edição Harmony - USA 1965 





  Contra Capa (Back Cover) Edição Harmony - USA 1965 





 Selo (Label) - Edição Harmony - USA 1965 





 Selo (Label) - Edição Harmony - Canadá 1965 





 Capa (Front) Edição CBS - Germany 1965 





Contra Capa (Back Cover) Edição CBS - Germany 1965 





 Selo (Label) - Edição CBS - Germany 1965 





Andre Previn 

Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário