quinta-feira, 30 de abril de 2020

DORI EDSON - ANTOLOGIA (2010) REPOST

Atendendo a vários pedidos, reapresento uma postagem de 18/março/2012, do cantor e compositor brasileiro que atuou no movimento da Jovem Guarda, Dorival Angiolell, ou melhor Dori Edson

Ele nasceu no dia 26/agosto/1947, na cidade de São Paulo e faleceu no dia do seu aniversário 26/agosto/2008. Iniciou sua carreira por volta de 1959, com o nome de Dori Angiolella, assinando contrato com a gravadora Young, de Miguel Vaccaro Neto, que foi a primeira dedicada ao público jovem. 


Em 1960, lançou um compacto simples em 78 Rpm com a música Danny Boy, no lado A e outra com Marcos Roberto, no lado B. Com o crescimento do movimento Jovem Guarda participou diversas vezes no programa da TV Record, comandado pelo cantor Roberto Carlos. 

Em 1966, transferiu-se para a gravadora Continental e lançou um compacto simples com as músicas Veja Se Me Esquece e É Uma Brasa. Entre 1967 e 1968, o grupo “Os Caçulas” lançou um álbum, pela RCA Victor, duas músicas de autoria de Dori Edson e Marcos Roberto, seu parceiro de muitos sucessos, Tente Perdoar e Tudo Isso Só Eu Sei. 

Nesse período, ainda pela gravadora Continental lançou um compacto duplo com as músicas O CanguruVeja Se Me EsqueceRosa Maria e Dá o Dedinho, todas de sua autoria. Uma curiosidade no lançamento da música O Canguru, foi oferecido um prêmio de dois milhões de cruzeiros a quem lhes levasse um canguru vivo, que seria usado para a promoção da referida música.

Em 1967, já no “cast” da gravadora RGE, lançou o primeiro disco Long Playing - LP. Nessa mesma época, Marcos Roberto também lançou o seu primeiro álbum, contendo onze músicas em parceria com ele. Em 1968, lançou o seu segundo álbum, com destaque para a canção Perto dos Olhos, Longe do Coração, que ficou várias semanas nas paradas de sucesso nas rádios. 

Nessa época, Dori Edson já tinha mais de 100 composições gravadas em parceria com Marcos Roberto, por diversos artistas da Jovem Guarda, tais como, Waldirene (Você Entendeu Meu Olhar), Mário Marcos (O Brinquedinho), Os Caçulas (Tente Perdoar), Eduardo Araujo (Nunca Mais Adeus), Jerry Adriani (Separação), Erasmo Carlos (O Tremendão), entre outros.  

Dori Edson, cantor de voz suave, foi principalmente um compositor romântico de grande talento e sensibilidade. Ao lado do seu inseparável parceiro Marcos Roberto, formaram uma grande dupla de compositores, cujas canções traduziam perfeitamente o sentimento do movimento Jovem Guarda. É deles o clássico O Tremendão, música título do terceiro disco de Erasmo Carlos, pela gravadora RGE e que gerou o apelido eterno para o cantor Erasmo Carlos. 

Como cantor emplacou sucessos que certamente não serão esquecidos, tais como Veja Se Me EsquecePerto dos Olhos, Longe do CoraçãoAh! Como Eu Te AmoVocê é Criança Prá Mim e Antigas Namoradas, seu último hit de sucesso (1973). 

(Fonte de Pesquisa: http://www.jovemguarda.com.br)

Esta antologia abrange sucessos desse grande cantor e compositor da Jovem Guarda, contenplando 23 canções lançadas em três gravadoras diferentes (Young, Continental e RGE) e mais duas canções apresentadas no Festival de La Cancione Latina En México. 

Esta antologia é composta das seguintes músicas:

1. Danny boy (com o nome de Dony Angiolela & Cupids); 
2. O Canguru; 
3. Rosa Maria; 
4. Eu amei você; 
5. Colher de chá; 
6. Antes só do que mal acompanhado; 
7. Olhe menina; 
8. É uma brasa; 
9. Veja se me esquece; 
10. Adeus Jamaica; 
11. Ah! Como eu te amo; 
12. O que eu sinto é amor; 
13. O encontro; 
14. Você é criança pra mim; 
15. Você tem que perdoar; 
16. Seu adeus; 
17. Perto dos olhos, longe do coração; 
18. Deixe o mundo falar; 
19. Sou igual a vocês; 
20. Sou fã do Rio de Janeiro; 
21. Hoje é noite de ficar sozinho; 
22. Menina linda; 
23. Esta cidade sem você; 
24. Antigas namoradas; 
25. Se eu encontrar com ela.


Faixas: 1 (Young 1960); 
Faixas: 2 e 5 (Continental 1966);
Faixas: 6 e 7 (Continental 1967);
Faixas: 8 e 17 (RGE 1969);
Faixas: 18 e 21 (RGE 1970);
Faixas: 22 e 23 (RGE 1971);
Faixas: 24 e 25 (RGE 1972);
Faixas: 10 e 11 (Festival de La Cancione Latina En El México).





























Dori Edson, Carlos Bandeira e Marcos Roberto






Links:




quarta-feira, 29 de abril de 2020

ORQUESTRA ROMÂNTICOS DE CUBA - PARIS A NOITE (1969)

Acredito que existem poucas postagens desse álbum na internet. Pelo menos procurei e o que achei só continha as músicas em Mp3, 128kbp e sem o material gráfico. A minha versão ainda contém imperfeições, devido a origem do Lp, que estava em péssimo estado.

Trata-se do disco "Paris à Noite", da Orquestra Românticos de Cuba, lançado no Brasil, em 1969, pela gravadora Musidisc. Neste caso em particular, os arranjos musicais foram realizados pelo grande maestro Radamés Gnattalli, regido por Henrique Niremberg e produzido por Nilo Sérgio.

Cabe lembrar que a maioria dos discos da Orquestra Românticos de Cuba tiveram arranjo e regência do maestro Severino Araujo, que depois lideraria a Orquestra Tabajara. 

Geralmente, a seleção dos discos dessa orquestra eram compostas por faixas que continham duas canções, o que não ocorreu no disco "Paris à Noite", objeto desta postagem. 

As canções instrumentais que compõem esse álbum são as seguintes:

01. L'amour est bleu (Love is blue);
02. Vivre pour vivre (Life for life);
03. Ame caline;
04. Seuls au monde;
05. Trop beau;
06. Aranjuez, mon amour;
07. La musique;
08. La derniere valse (The last waltz);
09. L'important ces't la rose;
10. Rose.
















Links:




terça-feira, 28 de abril de 2020

FRANCK POURCEL - E UM MUNDO DE MELODIAS - VOLUME 1 (1964) REPOST

Atendendo a pedido do amigo Jorge Rogerio, reapresentamos o raro álbum da Orquestra de Franck Pourcel, intitulado "E Um Mundo de Melodias - Volume 1 ", que postamos em 07/fevereiro/2014.

Esse álbum foi lançado no Brasil, em 1964, pela gravadora Odeon e relançado em 1972, pela mesma gravadora, que passou a se denominar EMI/Odeon, dando sequência a uma série de álbuns orquestrais de Franck Pourcel no Brasil.

Aproveito para esclarecer que, infelizmente, não tenho como repostar ou atualizar todos os links que me são pedidos, em virtude da quantidade de postagens que este blog já realizou, No próximo mês de julho, faremos 9 anos de existência do blog. Assim, o faço gradativamente, de acordo com o tempo que tenho disponível. 

A versão que apresentamos, foi retirado de uma reedição de 1972 e tem como destaques as músicas O arlequim de Toledo e Os canhões de Navarone. Devido as condições precárias do material gráfico, fomos obrigados a recuperá-lo naquilo que foi possível. 

A seguir a listagem das músicas que fazem parte da seleção desse volume:

1. O arlequim de Toledo;
2. Makin' love;
3. Misty;
4. Let the sunshine in;
5. Caterina;
6. Pizzicato-pizzicati;
7. Os canhões de Navarone;
8. Twistin' the twist;
9. Et maintenant;
10. Les voiliers;
11. Poderoso señor;

segunda-feira, 27 de abril de 2020

BILLY VAUGHN - ESPECIAL - A ORQUESTRA MAIS ROMÂNTICA DO MUNDO (1979)

Nesta postagem, apresento o raro álbum da Orquestra de Billy Vaughn, intitulado "Especial - A Orquestra Mais Romântica do Mundo", lançado somente no Brasil, em 1979, pela gravadora RGE/Fermata, pelo selo Pick. 

Essa edição foi exclusiva para o mercado brasileiro e seu lançamento foi decorrente da passagem da orquestra pelo país. A produção do disco ficou por conta de Manoel Poladian, que era o empresário de artistas no Brasil e também organizava shows e eventos. 

A seleção do disco não tem novidades. É composta por uma compilação de canções de sucessos de Billy Vaughn, já lançadas em discos oficiais. Mas vale a pena. A seguir a lista das músicas do álbum:

01. Aquarela do Brasil;
02. Lisbon antigua;
03. Que será, será;
04. Tammy;
05. Look for a star;
06. Sentimental journey;
07. Smoke gets in yours eyes;
08. Quando setembro vier (Come September);
09. Petite fleur;
10. Caravan;
11. Oh, my papa;
12. Laura.























Links:






domingo, 26 de abril de 2020

ALL THIS AND WORLD WAR II - SOUNDTRACK - BEATLES SONGS (1976)

O álbum duplo “All This and World War II” foi o resultado de um documentário musical, realizado em 1976 que justapõe músicas dos Beatles, interpretadas por vários músicos, com cenas da Segunda Guerra Mundial e filmes da Fox do século XX nos anos 1940. O filme foi um fracasso durando duas semanas nos cinemas e foi rapidamente arquivo.

O filme estrelou o Exército do Terceiro Reich, Edgar Bergen e Charlie McCarthy, Milton Berle, Humphrey Bogart, Richard Burton, Neville Chamberlain, Dwight D. Eisenhower, Clark Gable, Adolf Hitler, Bob Hope, Joseph P. Kennedy, Laurel e Hardy. , James Mason, Benito Mussolini, Franklin Delano Roosevelt, Joseph Stalin, James Stewart e muitos outros.

Embora houvesse rumores de que Terry Gilliam recusou a oferta de contribuir com animação para o documentário, Russ Regan, que concebeu o filme, afirmou que Gilliam nunca foi questionado. A 20th Century Fox pediu a Susan Winslow que dirigisse com um orçamento de US $ 1,3 milhão.

Winslow havia participado anteriormente como pesquisador da equipe que produziu "Brother, Can You Spare a Dime?" (Dirigido por Philippe Mora). O diretor musical foi Lou Reizner, que também produziu o álbum da trilha sonora.

Os críticos criticaram severamente o filme. Já o público ficou de fora não demonstrando tanto descontentamento e na sequencia a Fox prontamente retirou o filme do lançamento.

O revisor do New York Daily News escreveu que a classificação PG do filme deveria ter sido "Positively Ghastly". Em 1977, o filme não participou da premiação de Cannes, sendo exibido ocasionalmente em festivais de cinema e até na TV a cabo americana. Em 1º de junho de 2007, o filme fez um único show à meia-noite no Nuart Theatre, em Landmark, em Los Angeles.

O filme nunca foi lançado oficialmente em vídeo caseiro ou DVD, mas cópias piratas do filme ficaram disponíveis na internet para fãs e colecionadores.

A intenção original dos cineastas era usar a música real dos Beatles no filme. A decisão de usar outros artistas que cobrem a música dos Beatles foi tomada pelos produtores do filme depois que eles perceberam que dinheiro adicional poderia ser feito por meio de um álbum da trilha sonora. A decisão foi sensata, pois a trilha sonora gerou mais receita que o próprio filme.

O álbum alcançou o número 23 nas paradas de álbuns do Reino Unido, com um total de sete semanas na parada. A versão de Elton John da canção Lucy in the sky with diamonds, quando lançada anteriormente como single em 1974, foi o hit número um.

A versão de Rod Stewart para Get back foi lançada posteriormente e se tornou um hit do Reino Unido. A versão cover da banda Ambrosia para a canção Magical mystery tour foi lançada e tornou-se um single de sucesso nos EUA, alcançando a 39ª posição nas paradas da Billboard.

Os Bee Gees, que contribuíram com três músicas, continuariam atuando no segmento com outro filme “Lonely Hearts Club Band de Pepper”, que utilizou exclusivamente as músicas dos Beatles.
O álbum desta postagem foi lançado em 1976, pela gravadora Warners Bros. Records, em dois discos que continham as seguintes músicas e respectivos intépretes:

DISCO 1
01 - Ambrosia - Magical Mystery Tour (3:52)
02 - Elton John - Lucy In The Sky With Diamonds (6:15)
03 - The Bee Gees - Golden Slumbers / Carry That Weight (3:17)
04 - Leo Sayer - I Am The Walrus (3:49)
05 - Bryan Ferry - She's Leaving Home (3:07)
06 - Roy Wood - Lovely Rita (1:13)
07 - Keith Moon - When I'm Sixty-Four (2:36)
08 - Rod Stewart - Get Back (4:24)
09 - Leo Sayer - Let It Be (3:43)
10 - David Essex - Yesterday (2:44)
11 - Jeff Lynne - With A Little Help From My Friends / Nowhere Man (6:56)
12 - Lynsey De Paul - Because (3:24)
13 - The Bee Gees - She Came In Through The Bathroom Window (1:54)
14 - Richard Cocciante - Michelle (4:00)

DISCO 2
01 - The Four Seasons - We Can Work It Out (2:39)
02 - Helen Reddy - The Fool On The Hill (3:37)
03 - Frankie Laine - Maxwell's Silver Hammer (3:27)
04 - The Brothers Johnson - Hey Jude (4:58)
05 - Roy Wood - Polythene Pam (1:30)
06 - The Bee Gees - Sun King (2:03)
07 - Status Quo - Getting Better (2:19)
08 - Leo Sayer - The Long And Winding Road (4:47)
09 - Henry Gross - Help! (3:07)
10 - Peter Gabriel - Strawberry Fields Forever (2:30)
11 - Frankie Valli - A Day In The Life (4:04)
12 - Tina Turner - Come Together (4:08)
13 - Will Malone & Lou Reizner - You Never Give Me Your Money (3:04)
14 - The London Symphony Orchestra - The End (2:26













































Links:




sexta-feira, 24 de abril de 2020

FRANCK POURCEL - E UM MUNDO DE MELODIAS - MUSIQUE ET COULEURS - VOLUME 6 (1968) REPOST

Conforme solicitação de um amigo do blog, reapresento o álbum "Franck Pourcel - e Um Mundo de Melodias - Musique et Couleurs - Volume 6", lançado no Brasil, em 1968, pela gravadora Odeon, que foi postado originalmente no blog em 12/outubro/2011.

A seleção das músicas escolhidas para esse disco lançado no Brasil, foi extraída de dois álbuns de Franck Pourcel, editados na França, respectivamente os volumes 28 e 29, da série "Amour, Danse et Violins", lançados em 1967, pela gravadora EMI, pelo selo Pathé Marconi. A capa da edição brasileira é a mesma do volume 29, da edição francesa.  

Eu particularmente aprecio muito a seleção desse disco, não só pelas músicas da época e que me remete a minha infância, mas principalmente pela bonita capa, colorida e tem um toque de psicodelismo. Capas nesse estilo foram comunsa partir de 1966.

É uma pena que as gravadoras Odeon, atual EMI e Philips, atual Universal não relance os discos em cd com as suas capas originais. Essa gravadoras, em seus últimos dias se restringiam a lançarem compilações recortadas do contexto de várias obras, descaracterizando-as e não permitindo que o consumidor audiófilo tenha a visão da obra como um todo.

As minhas canções instrumentais prediletas, nesse disco, é Vivre pour vivre Penny lane. A seleção do disco é composta das seguintes faixas:

1. The last waltz; 
2. Aranjuez mon amour; 
3. San Francisco; 
4. Le neon; 
5. Vivre pour vivre; 
6. You only live twice; 
7. L' importante c'est la rose; 
8. Free again; 
9. Penny lane; 
10. There's a kind of hush; 
11. Puppet on a string; 
12. The world we knew.
























Links:




quinta-feira, 23 de abril de 2020

BEATLES OVER EASY - A BONGOLONG COMPITILATION (2010)

Nesta postagem, apresento uma compilação de músicas orquestradas, no estilo "Easy Listening", exclusiva com músicas dos Beatles. 

Obtive esse material no inativo blog JbPimentel, há alguns anos atrás e resolvi compartilhá-lo novamente com os amigos do blog LaPlayaMusic. 

A coletânea é composta por 43 músicas distribuídas em dois discos, a seguir listados:

Disco 1:
01. Do you want to know a secret (London Starlight Orchestra) 1996;
02. She loves you (James Last) 1983;
03. I want to hold your hand (101 Strings) 1995;
04. All my loving (The 101 Strings Orchestra) 2002;
05. A hard days night (The Hollyridge Strings)1996;
06. Every little thing  / Got to get you in to my life (The Simon Cale Orchestra) 1994;
07. Ticket to ride (John Keating) 1966;
08. You've got to hide your love away (Percy Faith) 1966;
09. Yesterday (James Last) 1983;
10. Michelle (Andre Kostelanetz & His Orchestra) 1973;
11. Girl (Paul Mauriat) 1972;
12. In my life (The 101 Strings Orchestra) 2002;
13. Day tripper (The Hollyridge Strings) 1996;
14. Got to get you in to my life (Frank Chacksfield) 1970;
15. Here, there and everywhere (The Percy Faith Strings) 1970;
16. When I'm sixty four (Gunter Noris) 1969;
17. Hello, goodbye (Enoch Light) 2001;
18. Hey Jude (Enoch Light) 2001;
19. Martha my dear (Herb Alpert & The Tijuana Brass) 1971;
20. Goodbye (Paul Mauriat) 1972;
21. Here comes the sun (Strings For Pleasure) 1975;
22. Because (The Percy Faith Strings) 1970;
23. Come together (Frank Chacksfield) 1970.

Disco 2:
01. And I love her (Newton Wayland) 1989;
02. I feel fine (The Hollyridge Strings)1996;
03. Norwegian wood / The fool on the hill (The Simon Cale Orchestra) 1994;
04. Nowhere man (The 101 Strings Orchestra) 2002;
05. Eleanor rigby (Paul Mauriat) 1972;
06. Strawberry fields forever (The Hollyridge Strings) 1996;
07. Penny lane (Kay Warner) 1976;
08. Lucy in the sky with diamonds (Enoch LIght) 2001;
09. She's leaving home (Baja Marimba Band) 1967;
10. With a little help from my friends (Enoch Light) 2001;
11. All you need is love (James Last) 1983;
12. Ob-la-di, ob-la-da (Frank Chaksfield) 1970;
13. Don't let me down (Franck Pourcel) 1970;
14. Get back (Paul Mauriat) 1972;
15. The ballad of John and Yoko (The Percy Faith Strings) 1970;
16. Octopus garden (String For Pleasure) 1975;
17. Something (Peter Nero) 1974;
18. Let it be (James Last) 1983;
19. The long and winding road (Andre Kostelanetz) 1973;
20. Free as a bird (The 101 Strings Orchestra) 2002.











Links:




PINTURA FRESCA - CHEWY, CHEWY (1969) REPOST

Nesta repostagem, trazemos um disco compacto simples da banda Pintura Fresca, que foi postado originalmente em 08/nov/2014.  O disco foi lançado no Brasil, em 1969, pela gravadora RGE/Fermata.

Para quem não conhecia, Pintura Fresca foi uma banda argentina, da cidade Buenos Aires, muito popular na década de 1970, cuja atividade mais expressiva ocorreu no período de 1968 a 1973. Tocavam e interpretavam o pop/rock inglês comercial da época, tanto temas estrangeiros como temas traduzidos para o inglês do beat argentino.

O grupo surgiu em 1968, tendo em sua formação original, os principais integrantes Pelayo Andrés "Bocho" Díaz Mórtola como vocalista e Andrés Guayta, na batería.

Alguns dos membros da banda surgiram após a dissolução do anterior grupo The Bestias Peludas, ao que se somou a incorporação do empresário Pity Iñurrigarro. Os outros músicos que pertenceram à banda foram, Alberto Antonucci, Juan Gamalero, Aquiles Roggero e Carlos Maurizio.

Os Pintura Fresca firmaram então contrato com a editora Disk Jockey. Ainda no final dos anos 1960 editaram o seu primeiro single “Chewy Chewy” (e “Eleonore” no lado B), tema que foi um grande êxito no Verão de 1968.

Lançaram o seu primeiro LP em 1970, com música sem grandes pretensões mas ótima para ser dançada. Participaram num filme de 1969, chamado “El Extraño del Pelo Largo” e tocaram em reconhecidos programas musicais da época como, o “Alta Tensión”.

O grupo caracterizou-se por fazer “covers” de vários grandes sucessos internacionais. Cantavam normalmente em inglês (moda na época). O álbum contém, no entanto, versões em inglês de temas originalmente cantados em castelhano como TiritandoEl Extraño del Pelo Largo (traduzido como The Extranger with Long Long Hair) e Otra Vez En La Vía, de Los Náufragos (Saturday).

O grupo terminou abruptamente em 15 de setembro de 1973, em Coronda, na sequência de um grave acidente de automóvel onde faleceram três dos seus integrantes, Manolo, Andrés e Osvaldo. Salvaram-se «Bocho» e «Aquiles».

Fontes: wikipedia, 2017 e http://musicasdosanos60.blogspot.com.br/

As músicas do compacto são as seguintes:

Lado A:
1. Chewy, Chewy;

Lado B: