quinta-feira, 23 de abril de 2020

PINTURA FRESCA - CHEWY, CHEWY (1969) REPOST

Nesta repostagem, trazemos um disco compacto simples da banda Pintura Fresca, que foi postado originalmente em 08/nov/2014.  O disco foi lançado no Brasil, em 1969, pela gravadora RGE/Fermata.

Para quem não conhecia, Pintura Fresca foi uma banda argentina, da cidade Buenos Aires, muito popular na década de 1970, cuja atividade mais expressiva ocorreu no período de 1968 a 1973. Tocavam e interpretavam o pop/rock inglês comercial da época, tanto temas estrangeiros como temas traduzidos para o inglês do beat argentino.

O grupo surgiu em 1968, tendo em sua formação original, os principais integrantes Pelayo Andrés "Bocho" Díaz Mórtola como vocalista e Andrés Guayta, na batería.

Alguns dos membros da banda surgiram após a dissolução do anterior grupo The Bestias Peludas, ao que se somou a incorporação do empresário Pity Iñurrigarro. Os outros músicos que pertenceram à banda foram, Alberto Antonucci, Juan Gamalero, Aquiles Roggero e Carlos Maurizio.

Os Pintura Fresca firmaram então contrato com a editora Disk Jockey. Ainda no final dos anos 1960 editaram o seu primeiro single “Chewy Chewy” (e “Eleonore” no lado B), tema que foi um grande êxito no Verão de 1968.

Lançaram o seu primeiro LP em 1970, com música sem grandes pretensões mas ótima para ser dançada. Participaram num filme de 1969, chamado “El Extraño del Pelo Largo” e tocaram em reconhecidos programas musicais da época como, o “Alta Tensión”.

O grupo caracterizou-se por fazer “covers” de vários grandes sucessos internacionais. Cantavam normalmente em inglês (moda na época). O álbum contém, no entanto, versões em inglês de temas originalmente cantados em castelhano como TiritandoEl Extraño del Pelo Largo (traduzido como The Extranger with Long Long Hair) e Otra Vez En La Vía, de Los Náufragos (Saturday).

O grupo terminou abruptamente em 15 de setembro de 1973, em Coronda, na sequência de um grave acidente de automóvel onde faleceram três dos seus integrantes, Manolo, Andrés e Osvaldo. Salvaram-se «Bocho» e «Aquiles».

Fontes: wikipedia, 2017 e http://musicasdosanos60.blogspot.com.br/

As músicas do compacto são as seguintes:

Lado A:
1. Chewy, Chewy;

Lado B:

Nenhum comentário:

Postar um comentário