quinta-feira, 30 de abril de 2020

DORI EDSON - ANTOLOGIA (2010) REPOST

Atendendo a vários pedidos, reapresento uma postagem de 18/março/2012, do cantor e compositor brasileiro que atuou no movimento da Jovem Guarda, Dorival Angiolell, ou melhor Dori Edson

Ele nasceu no dia 26/agosto/1947, na cidade de São Paulo e faleceu no dia do seu aniversário 26/agosto/2008. Iniciou sua carreira por volta de 1959, com o nome de Dori Angiolella, assinando contrato com a gravadora Young, de Miguel Vaccaro Neto, que foi a primeira dedicada ao público jovem. 


Em 1960, lançou um compacto simples em 78 Rpm com a música Danny Boy, no lado A e outra com Marcos Roberto, no lado B. Com o crescimento do movimento Jovem Guarda participou diversas vezes no programa da TV Record, comandado pelo cantor Roberto Carlos. 

Em 1966, transferiu-se para a gravadora Continental e lançou um compacto simples com as músicas Veja Se Me Esquece e É Uma Brasa. Entre 1967 e 1968, o grupo “Os Caçulas” lançou um álbum, pela RCA Victor, duas músicas de autoria de Dori Edson e Marcos Roberto, seu parceiro de muitos sucessos, Tente Perdoar e Tudo Isso Só Eu Sei. 

Nesse período, ainda pela gravadora Continental lançou um compacto duplo com as músicas O CanguruVeja Se Me EsqueceRosa Maria e Dá o Dedinho, todas de sua autoria. Uma curiosidade no lançamento da música O Canguru, foi oferecido um prêmio de dois milhões de cruzeiros a quem lhes levasse um canguru vivo, que seria usado para a promoção da referida música.

Em 1967, já no “cast” da gravadora RGE, lançou o primeiro disco Long Playing - LP. Nessa mesma época, Marcos Roberto também lançou o seu primeiro álbum, contendo onze músicas em parceria com ele. Em 1968, lançou o seu segundo álbum, com destaque para a canção Perto dos Olhos, Longe do Coração, que ficou várias semanas nas paradas de sucesso nas rádios. 

Nessa época, Dori Edson já tinha mais de 100 composições gravadas em parceria com Marcos Roberto, por diversos artistas da Jovem Guarda, tais como, Waldirene (Você Entendeu Meu Olhar), Mário Marcos (O Brinquedinho), Os Caçulas (Tente Perdoar), Eduardo Araujo (Nunca Mais Adeus), Jerry Adriani (Separação), Erasmo Carlos (O Tremendão), entre outros.  

Dori Edson, cantor de voz suave, foi principalmente um compositor romântico de grande talento e sensibilidade. Ao lado do seu inseparável parceiro Marcos Roberto, formaram uma grande dupla de compositores, cujas canções traduziam perfeitamente o sentimento do movimento Jovem Guarda. É deles o clássico O Tremendão, música título do terceiro disco de Erasmo Carlos, pela gravadora RGE e que gerou o apelido eterno para o cantor Erasmo Carlos. 

Como cantor emplacou sucessos que certamente não serão esquecidos, tais como Veja Se Me EsquecePerto dos Olhos, Longe do CoraçãoAh! Como Eu Te AmoVocê é Criança Prá Mim e Antigas Namoradas, seu último hit de sucesso (1973). 

(Fonte de Pesquisa: http://www.jovemguarda.com.br)

Esta antologia abrange sucessos desse grande cantor e compositor da Jovem Guarda, contenplando 23 canções lançadas em três gravadoras diferentes (Young, Continental e RGE) e mais duas canções apresentadas no Festival de La Cancione Latina En México. 

Esta antologia é composta das seguintes músicas:

1. Danny boy (com o nome de Dony Angiolela & Cupids); 
2. O Canguru; 
3. Rosa Maria; 
4. Eu amei você; 
5. Colher de chá; 
6. Antes só do que mal acompanhado; 
7. Olhe menina; 
8. É uma brasa; 
9. Veja se me esquece; 
10. Adeus Jamaica; 
11. Ah! Como eu te amo; 
12. O que eu sinto é amor; 
13. O encontro; 
14. Você é criança pra mim; 
15. Você tem que perdoar; 
16. Seu adeus; 
17. Perto dos olhos, longe do coração; 
18. Deixe o mundo falar; 
19. Sou igual a vocês; 
20. Sou fã do Rio de Janeiro; 
21. Hoje é noite de ficar sozinho; 
22. Menina linda; 
23. Esta cidade sem você; 
24. Antigas namoradas; 
25. Se eu encontrar com ela.


Faixas: 1 (Young 1960); 
Faixas: 2 e 5 (Continental 1966);
Faixas: 6 e 7 (Continental 1967);
Faixas: 8 e 17 (RGE 1969);
Faixas: 18 e 21 (RGE 1970);
Faixas: 22 e 23 (RGE 1971);
Faixas: 24 e 25 (RGE 1972);
Faixas: 10 e 11 (Festival de La Cancione Latina En El México).





























Dori Edson, Carlos Bandeira e Marcos Roberto






Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário