segunda-feira, 4 de maio de 2020

BEE GEES - TOMORROW, TOMORROW (1969)

Nesta postagem, apresento um compacto duplo, do grupo Bee Gees, lançado em 1969, pela gravadora Polydor. Confesso que ouvi muito a música título desse compacto. 

Podemos afirmar que o ponto de partida da carreira do Bee Gees foi na Austrália. O empresário Kevin Jacobsen conseguiu com que os Bee Gees assinassem seu primeiro contrato musical com a maior gravadora de artistas independentes da Austrália, a Festival Records, sob a etiqueta Leedon, usando o nome Bee Gees. Inicialmente, quase chegaram a falir, mas com o sucesso da canção Wine and Women, que chegou ao top 20 em 1965, puderam gravar seu primeiro disco, "The Bee Gees Sing and Play 14 Barry Gibb Songs".

Em 1966, os Bee Gees lançaram a canção Spicks and Specks, já pela etiqueta Spin, também da Festival Records. Em outubro de 1966, os Bee Gees decidiram que iriam retornar à Inglaterra. O primeiro single mundial da banda, lançado já pela Polydor, foi New York Mining Disaster 1941, em abril de 1967. 

Lançado de maneira inusitada, representou um verdadeiro golpe de marketing: o artista vinha escrito como “Be…es”, levando as pessoas a pensarem que era uma nova música dos Beatles. As pessoas compravam, acabavam gostando e depois descobriam que, em vez dos Beatles, eram os Bee Gees. Mas a música que realmente lançou o trio ao estrelato foi Massachusetts, de novembro de 1967, que foi o primeiro single a chegar ao topo das paradas mundiais, em mais de dez países.

Até o fim dos anos 1960, os Bee Gees formaram um quinteto de rock, com influências do country e do soul e letras românticas. Com essas características, conseguiram outros sucessos: To Love Somebody, em 1967, Words e I’ve Gotta Get a Message To You, em 1968, além de I Started a Joke, a primeira canção dos Bee Gees a chegar no primeiro lugar no Brasil, em 1968.

No fim de 1968, os Bee Gees gravaram o álbum "Odessa", lançado em 1969 e que culminou na trágica separação do grupo, com a saída de Vince Melouney, no fim de 1968, e a de Robin, em março de 1969. Colin Petersen ainda gravou algumas canções com Barry e Maurice mas só permaneceu até agosto de 1969, quando foi despedido, sendo substituído por Geoff Bridgeford. 

Ainda em 1969, Robin gravou seu primeiro disco solo, que lançaria em 1970. Barry e Maurice continuaram e gravaram como Bee Gees até dezembro de 1969, e o álbum resultante dessas gravações foi "Cucumber Castle", lançado em abril de 1970.

Os Bee Gees começaram o ano de 1970 inativos como grupo, sendo que cada um dos irmãos gravou um disco em 1970. Entretanto, aos poucos o grupo voltou a gravar junto, e os projetos solo foram deixados de lado. Após a reaproximação, os irmãos não perderam tempo e lançaram "2 Years On", que só tem três faixas compostas pelos três irmãos.

Em 1971, a banda teve seu primeiro grande sucesso na América: a balada How Can You Mend a Broken Heart?, primeiro lugar na maior parte das paradas do continente e a terceira mais ouvida no Brasil em 1971. No ano seguinte foi a vez de Run to Me tocar na Europa. 

Em 1973, lançaram o disco "Life in a Tin Can", basicamente country. Apostaram no estilo errado. O resultado foi uma vendagem irrisória, com nível de sucesso perto do nulo. Os Bee Gees gravaram então outro álbum, "A Kick in the Head is Worth Eight in the Pants", em que voltavam àquele pop rock dos anos 1960. Acabou sendo rejeitado pela gravadora pela baixa vendagem de "Life in a Tin Can" e do single Wouldn’t I be someone

Em 1974, lançaram o álbum "Mr. Natural", que tem uma levada mais soul. Entretanto, com toda a decadência que os Bee Gees tinham sofrido, o disco foi praticamente esquecido pela mídia, sendo o menos vendido da banda.

Em 1975, foi lançado o álbum "Main Cours", contendo os sucessos Jive talkin, Nights on broadway e Wind of change. Nessa época, o grupo KC and the Sunshine Band fazia sucesso com a canção That’s the Way (I Like It), o primeiro grande sucesso da música disco. 

Como base nesse novo contexto, Os Bee Gees então decidiram embarcar nesse estilo. No ano seguinte, eles lançaram o álbum "Children Of The World", o primeiro no estilo disco da banda, que continha a balada Love so right e o hit You should be dancing, um clássico da música disco.

Depois de lançarem um disco ao vivo, foram convidados a participar da trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", que na época bateu todos os recordes de vendagem (até hoje é um best-seller, já vendeu mais de quarenta milhões de cópias, só ficando atrás de "Thriller", de Michael Jackson). 

As músicas Stayin’ alive, How deep is your love? e Night fever alcançaram o primeiro lugar em vários países, no auge da era disco. A canção More than a woman, do mesmo álbum, ainda alcançou 7º lugar na Itália. O grupo também assinou a faixa If I can’t have you, sucesso na voz de Yvonne Elliman, e a balada Emotion sucesso interpretado pela cantora australiana Samantha Sang. Era mesmo o ano dos irmãos Gibb. 

Barry ainda compôs, em 1978, a faixa-título do filme musical "Grease – Nos Tempos da Brilhantina", essa interpretada pelo cantor Frankie Valli, vocalista do grupo The Four Seasons. Os Bee Gees ainda arrumaram tempo para participar do filme musical "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band", baseado no álbum homônimo dos Beatles, mas que foi um fracasso, exceto sua trilha sonora.

Em 1979, os Bee Gees ainda mostraram sua força e emplacaram vários sucessos, como Tragedy, Too much heaven e Love you inside out, que foram bastante executadas nas rádios. O álbum "Spirits Having Flown" vendeu mais de 25 milhões de cópias (até hoje) e a turnê Spirits foi grandiosa, percorrendo cerca de sessenta cidades nos EUA.

Em 1981, os Bee Gees decidiram lançar mais um disco denominado "Living Eyes". Entretanto acabou fracassado devido ao pouco apoio das rádios, que já estavam saturadas de músicas dos irmãos Gibb nas paradas de sucesso, e começaram a promover outro ritmo emergente, o punk rock.

Após um tempo de pausa, em outubro de 1986, os Bee Gees assinam com a Warner, voltando então a trabalhar juntos. Em 1987, lançaram o álbum "E.S.P", que os devolveu ao primeiro lugar em boa parte do mundo, exceto na América, com o sucesso You win again

Em 1988, a família sofreu um abalo com a morte do irmão mais novo Andy Gibb, que sofria de uma problema cardíaco agravado após anos de uso de drogas e álcool. Mesmo assim, o álbum seguinte, "One" (1989) foi lançado em sua homenagem, e conseguiu popularidade na América, ficando no top 10 por quase um ano, e originando a turnê "One For All", que percorreu Europa e Ásia e que foi registrada em VHS (lançado em DVD posteriormente).

Outros singles e álbuns foram lançados nos anos 1990, repetindo sucesso localizado na Europa, Ásia e América Latina. Em 1991, é lançado o álbum “High Civilization”, com grande sucesso na Alemanha, e mais alguns países da Europa. 

Em 1993, mais um álbum é lançado…”Size Isn’t Everything”. De 1994 a 1997, muitas composições nasceram, e resultaram no disco seguinte “Still Waters”, lançado em 1997, e um dos álbuns mais vendidos desde “Saturday Night Fever”. Contendo o hit Alone, voltaram ao topo das paradas nos Estados Unidos depois de muitos anos, ganhando disco duplo de platina.

Outro single de muito sucesso do álbum foi a poderosa balada I could not love you more, que pouco foi tocada ao vivo, mas que pode ser encontrada no Acústico “Storytellers”, não lançado oficialmente. Neste mesmo ano de 1997, os irmãos lançaram um documentário sobre sua carreira chamado “Keppel Road” (Contendo clipes do álbum Still Waters) e começaram sua grande turnê “One Night Only” pelo mundo todo (em média, um show por país) que durou até 1999. 

Um desses shows, realizado no luxuoso hotel “MGM Grand Las Vegas”, foi lançado em DVD e CD no ano seguinte. Os Bee Gees também compuseram, cantaram e produziram um mega hit de Celine Dion, Immortality, que permaneceu durante um ano nas paradas de todo mundo.

Em 2001, lançaram o que foi o seu último álbum, "This Is Where I Came In", mais pop rock, em que se destaca a canção/título This is where I came in, Wedding day, Sacred trust e Man in the middle, tendo repercussão pontual em países diferentes: sucesso na Europa, frieza na América, estouro na Ásia. Gravaram no mesmo ano o DVD "Live By Request" e um documentário em DVD completo sobre a vida deles, tendo o mesmo nome de seu último álbum "This Is Where I Came In". No final de 2001 foi lançado a coletânea "Their Greatest Hits: The Record".

Uma tragédia acontece em 12 de Janeiro de 2003: de ataque cardíaco, morre Maurice Gibb. Maurice tinha a fama de ser o mediador entre as mentes conflitantes de Barry e Robin. Estes então anunciaram o fim do grupo, no dia 22. Porém, em 2006, os irmãos se reuniram para uma apresentação beneficente em Miami e para o Prince's Trust em Londres. Receberam no mesmo ano um prêmio da Academia Britânica da Música. 

Em 2007, Barry e Robin gravaram um documentário sobre a repercussão de suas músicas no filme Saturday Night Fever, lançado em DVD no mesmo ano em comemoração aos 30 anos de lançamento do filme. No inicio de 2009, o álbum Odessa foi relançado com material bônus e canções inéditas, apresentando um aspecto diferente, e novo pack-age.

As esperanças sobre uma volta do grupo começaram em 2009, com Robin e Barry trabalhando conjuntamente em um musical dos Bee Gees a ser lançado e, em julho, participando de uma homenagem feita pela Rhino em comemoração aos 50 anos de carreira na Inglaterra. Além disso, eles fizeram uma apresentação juntos, sob o nome de Bee Gees, tocando seus maiores sucessos em Manchester, Inglaterra. Robin, então, deu uma entrevista à rádio britânica BBC revelando que é a volta definitiva dos Bee Gees aos palcos, dizendo que ele e Barry já estão se preparando para uma grande turnê.

Ainda em 2009, os irmãos decidiram lançar duas coletâneas. A primeira, "Ultimate Bee Gees: The 50th Anniversary Collection" que traz dois discos, um de músicas dançantes e outro de românticas, todas sucessos da carreira da banda. A edição de luxo traz ainda um DVD com clipes da banda totalmente remasterizado, iniciativa inédita do grupo. A outra, "Mythology", estava planejada para ser lançada junto com a primeira, no dia 3 de novembro de 2009, mas foi adiada para 2010; ela traz quatro discos, cada um contendo músicas interpretadas por cada irmão Gibb, inclusive Andy. A coletânea Mythology ainda conta com cancões inéditas na voz de Andy Gibb e Maurice Gibb. Para a divulgaçao da coletânea Ultimate, os Bee Gees iniciaram no final de Outubro uma série de apresentações na televisão. É a primeira aparição dos Bee Gees na mídia após 07 anos, excetuando a apresentação em 2006, no Prince's Trust.

Havia projetos para os Bee Gees voltarem em 2012, mas a saúde de Robin Gibb piorou devido a uma pneumonia, onde também foi diagnosticado que o mesmo sofria de câncer no cólon, resultando meses de tratamento e, por fim, sua morte, no dia 20 de maio, impedindo este sonho. 

Integrantes Oficiais dos Bee Gees:
Barry Alan Crompton Gibb (Voz e Guitarra)
Robin Hugh Gibb (Voz, R.I.P 2012)
Maurice Ernest Gibb (Voz, Piano, Guitarra, Teclado, Sintetizadores e Baixo)
Vince Melouney (Guitarra, 1967 a 1968)
Robert Stigwood (Produtor, 1967 a 1983)
Alan Kendall (Guitarra, 1971 A 1980, de 1989 a 2003)
Arif Mardin (Produtor a Arranjador, 1973 a 1975, 1987)
Dennys Bryon (Bateria, 1973 a 1979)
Blue Weaver (Teclados, Piano, Sintetizador, 1975 a 1980)
Albhy Galuten (Sintetizador, Produção, Arranjos, 1975 a 1986)
Karl Richardson (Engenheiro de Som, Produção, 1975 a 1986)
George Terry (Guitarra, 1979 a 1986)
George Bitzer (Piano, Sintetizador, 1977 a 1986)
Rhett Lawrence (Teclados, Sintetizador, Programação de Bateria, 1986-1987)
George Perry (Baixo, 1990 a 2003)
Brian Tench (Engenheiro, 1986-1987, 1990)
Femi Jiya (Engenheiro e Produtor, 1990-1993)
John Merchant (Engenheiro, 1990 a 2003)
Ben Stivers (Teclados 1996 a 2000)
Matt Bonelli (Baixo 1996 a 2000)
Steve Rucker (Bateria 1996 a 2003)
John Merchant (Engenheiro, Programação, 1992 a 2003)
Ashley Gibb (Engenheiro, 1999 a 2003)

Banda de Apoio:
Colin Petersen (Bateria, 1966 a 1969)
Geoff Bridgeford (Bateria, 1969 a 1972)






























Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário