sábado, 4 de julho de 2020

MARK DAVIS (FABIO JR) - I WANT TO BE FREE AGAIN (1975)

Quem não se lembra da fase no Brasil de cantores cantando em inglês. Naquela época,não existia os recursos de comunicação que existem atualmente, como a internet e Whatsapp. Sendo assim, muitas pessoas pensavam que alguns desses cantores fossem realmente de outros países.

Cantores como Terry Winter, Mark Davis (Fávio Jr), Morris Albert), Michael Sullivan, Patrick Dimon, Steve Maclean (Hélio E. Costa Manso), Dave Mclean, Paul Denver, Pete Dunaway, Tony Stevens (Jessé), Chystian (do Cristian & Ralf), Pholhas, Menphis, Sunday, Tony Valdez, Dave. Robinson, Don Elliot (Ralf do Cristian & Ralf), The Playings, The Mystics, Napoleon, Light Reflections, Richard Young (Ricardo Feghali do Roupa Nova), Manchester, Lee Jackson, Edward Cliff (Jean Carlo), Glenn Michael, Julian Grey, entre outros. 

Nesta postagem, apresento o único álbum em inglês do cantor Mark Davis, que na verdade era Fábio Júnior (Fábio Correa Ayrosa Galvão), lançado no Brasil, em 1975, pela gravadora Phonogran, pelo selo MGM.
  
O cantor, compositor, multi-instrumentista e ator Fábio Jr. nasceu na cidade de São Paulo, em 21 de novembro de 1953). Nos anos 1960, junto com seus irmãos formou um conjunto que tocava no programa Mini-Guarda na TV Bandeirantes, no auge da Jovem Guarda, o nome do grupo era Os Namorados, depois passou a se chamar Bossa 4 e finalmente Arco-Íris. Chegaram a se apresentar  como calouros no programa do Chacrinha.

Ainda na Rede Bandeirantes, aos 13 anos passou a fazer teleteatro ao lado de Cacilda Becker e na TV Cultura, atuou no episódio “Um pássaro em meu ombro”, ao lado de Etty Frazer e Paulo Autran. 

Em 1971 já em carreira solo gravou canções em inglês (como vocalista do grupo Uncle Jack, de Pete Dunaway e pseudônimo de Mark Davis), sendo que como Mark Davis obteve sucesso com o hit Don't let me cry, que tocou em trilha de novela "Barba Azul", da TV Tupi.

Adotou o pseudônimo de Fábio Júnior para não ser confundido com o ator Flávio Galvão e começou a apresentar o programa Hallelluyah! na extinta TV Tupi ao lado do cantor Sílvio Brito. 

A televisão foi um meio fundamental para a carreira de Fábio Jr. Gravou seu primeiro disco compacto como Fábio Júnior em 1975 e em 1976 foi convidado para participar da novela "Despedida de Casado" na Rede Globo de Televisão, tendo a mesma censurada, mas o elenco foi aproveitado para novela Nina em 1977 na mesma emissora. 

No episódio "Toma que o Filho é Teu" do seriado "Ciranda Cirandinha" em 1978 cantou sua composição Pai e Janete Clair escolheu a canção como tema de abertura de sua nova novela, intitulada "Pai Herói". Em 1979 atuou no filme "Bye Bye Brasil", de Cacá Diegues.

Seu primeiro álbum Long Playing - LP, como Fábio Jr. foi lançado em 1979, mas ele não abandonou a carreira de ator, trabalhando nas novelas "Cabocla", em 1979, "Água Viva", em 1980, "O Amor é Nosso" em 1981 e "Louco Amor", em 1983, todas na Rede Globo de Televisão. 

Em 1983 gravou seu primeiro especial para a TV, denominado "Nunca Deixe de Sonhar" e passou a se dedicar somente à carreira de cantor, cuja tradição em baladas românticas já lhe haviam dado o epíteto de sucessor do cantor Roberto Carlos. 

Em 1985 voltou à televisão com a novela "Roque Santeiro" e trocou de gravadora, da Som Livre pela CBS. Na nova gravadora, passou a dedicar-se à sua carreira em espanhol, que culminou em 1987, ao ganhar o prêmio Antorcha de Plata (Tocha de Prata), no festival chileno de Viña del Mar. 

Nesse mesmo ano gravou a canção Sem limites pra sonhar, em dueto com a cantora britânica Bonnie Tyler, onde ele cantava em português e ela em inglês).

O álbum "I Want To Be Free Again", apresentado nesta postagem, é composta por uma seleção de 10 faixas. Para complementar, incluímos mais 4 músicas bônus, sendo duas do tempo de vocalista do Uncle Jack e uma apresentação no programa "Fantástico", da Tv Globo, em 1977:

01. I Need You Forever
02. Rain And Memories
03. Don't Let Me Cry
04. Aria For The Lovers
05. It's Time For Us
06. Take It Easy
07. Open The Window
08. I Want To Be Free Again
09. Lady
10. Please Girl Don't Say Goodbye

Bônus:
11. You Must Remember;
12. In My Song (Com o Uncle Jack) 1973;
13. My baby (Com o Uncle Jack) 1973
14. It's time for us (Apresentação no programa "Fantástico" - TV Globo) 1977.


































Mark Davis (Fábio Jr.)


Links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário