quinta-feira, 6 de agosto de 2020

NILO SÉRGIO - SUA ORQUESTRA E VOZES - ISTO É ROMANCE (1962) REPOST

Hoje eu reapresento o álbum instrumental "Isto é Romance", do cantor, músico, compositor e produtor Nilo Sérgio, que liderou vários gravações com vários artistas na gravadora Musidisc. Esse disco foi postado anteriormente aqui no blog em maio de 2013.

Nilo Santos Pinto, mais conhecido como Nilo Sérgio, iniciou como calouro na Radio Cruzeiro do Sul e como cantor foi dono de uma voz que se notabilizou nos anos 1940, nos áureos tempos da Radio Nacional. 

Seus primeiros discos, lançados pela gravadora RCA Victor, traziam vários estilos que iam de fox trotes, beguines e principalmente de standards do cancioneiro americano. 

Após passagens pela gravadora Continental e Todaamérica, resolveu criar a sua própria gravadora, com o seu próprio selo, denominado Musidisc, que era sediado na Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.

Em 1961, Sérgio Nilo lança o novo selo, o Nilser, que é nada mais do que as duas primeiras sílabas do seu nome artístico, ao qual procurou dar um maior status. Explorando o gosto comercial do público da época, a gravadora Musidisc lançou diversas compilações temáticas, no estilo de “Música para Adormecer – 1955”, “Datas Felizes – 1953” e principalmente álbuns orquestrais que utilizavam pseudônimos estrangeiros, mas eram liderados por músicos brasileiros.

O maior destaque e sucesso comercial da gravadora foi a Orquestra Românticos de Cuba, que era formada somente por excelentes músicos brasileiros, que embalaram hits franceses, norte-americanos, italianos, sambas e outras canções brasileiras, todas apresentadas em ritmo de “bolero”. Até canções de Roberto Carlos e Erasmo Carlos foram lançadas pela Orquestra (ver postagem no blog), por sinal a última foi lançada em 1979 por Nilo Sérgio, já que ele morreu em 1981.

Nessa mesma linha ele lançou outras orquestras, tais como: Violinos Mágicos e Trio Surdina. Com capas bem trabalhadas, ricas em cores, paisagens e mulheres exuberantes, a Musidisc, embora pequena, tornou-se notória em sua época. Músicos como Ed Lincoln, Léo Peracchi, Severino Araujo, Eliana Pittman, Orlandivo, Moacyr Silva, Silvio Caldas, entre outros tiveram os seus registros pela gravadora.

Assim, nossa postagem de hoje, compartilha o segundo álbum da orquestra de Nilo Sérgio, intitulado “Isto é Romance”, que foi um grande sucesso da gravadora Musidisc, lançado em 1962. Verifiquei que muitos blogs que postaram esse disco, já não o estão disponibilizando, devido a problemas nos links, provavelmente cancelados pelos respectivos servidores.

O destaque desse disco em relação ao primeiro, que se chamava “Dançando Suavemente” foi a composição de violinos, violas, cellos, trompas, harpa, piano e ritmo, adicionando em alguns momentos um coral misto, que formavam um contraponto com o grupo de cordas. Incluo no destaque a boa seleção musical do álbum, que  consta cinco excelentes e inspiradas composições do próprio Nilo Sérgio. A qualidade dos arranjos não fica nada a dever em relação aos grandes maestros estrangeiros.

Fontes: http://oladobom.blogspot.com/2010/11/musidisc-de-nilo-sergio.html e texto de Sebastião Fonseca obtido na contra capa do disco “Isto é Romance”.

Para complementar a seleção do álbum "Isto é Romance", inclui mais duas faixas bônus, que espero seja do agrado dos amigos do blog. As músicas do disco e faixas bônus são as seguintes:

01. My prayer (Boulanger / Kennedy);
02. Canção dos vagabundos (Nilo Sérgio);
03. Serenata (Schubert);
04. Canção para um homem no espaço(Nilo Sérgio);
05. Espiral (Nilo Sérgio / Ed Lincoln);
06. I concentrate on you face (Cole Porter);
07. Romantic partners (Nilo Sérgio);
08. Pescadores de pérolas (G. Biaet);
09. Marias de Portugal (Nilo Sérgio);
10. I love Brahms -3ª sinfonia (Brahms);
11. Sanson et Dalila (C. Saint / Saes)
12. Lago dos cisnes (Tchaikoviski);

Bônus:
13. Moon river (Henry Mancini);
14. I've got you under my skin (Cole Porter)























Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário