quarta-feira, 30 de setembro de 2020

BADFINGER - DAY AFTER DAY LIVE (1974) REPOST

Atendendo a um amigo, reapresento o raro álbum "Day After Day Live", de 1974, do grupo Badfinger, lançado nos Estados Unidos, no formato Compact Disc - CD, em 1990,  pela gravadora Rykodisc, que já tínhamos postado neste blog em maio de 2012.

Em 2012, comentando com outro amigo a respeito de como existiam bandas boas na década de 1970, me lembre e citei um grupo inglês que eu apreciava muito, o Badfinger, banda essa que nem todos conheciam ou compartilhavam do meu gosto. 

Para alguns, a banda era considerada de segunda linha. Eu discordo e ela foi subestimada e mal gerenciada. Na verdade existiam tantas bandas com qualidade que a comunidade de apreciadores chegava ao ponto de classifica-las por níveis de estilo e qualidade. Quando comparamos com o presente concluímos que eram muito boas, mesmo aquelas criticadas.

A banda Badfinger começou com o nome The Iveys, numa alusão à canção Poison Ivy. Com seu estilo rock’n’roll e referências aos anos 1950, conseguiram convencer Mal Evans (roadie dos Beatles) e Peter Asher (da dupla Peter & Gordon) a fazer um teste para o recém-lançado selo Apple. 

Com isso, conseguiram chamar a atenção de Paul McCartney, que deu uma força à banda nesse início de carreira entregando-lhes a música Come And Get It. A banda era formada por Pete Ham (guitarra e vocal), Tom Evans (baixo e vocal), Joey Molland (guitarra e vocal) e Mike Gibbins (bateria).

No final de 1969, para evitar confusões com uma banda mais antiga, chamada The Ivy League, mudaram então o nome para Badfinger, inspirados no nome original da canção With a Little Help from my friends, dos Beatles, que iria se chamar “Badfinger Boogie”. John Lennon chegou a sugerir que se chamassem “The Glass Onion And The Grand Prix”, que felizmente não ocorreu.

A maioria das canções foram compostas por Pete Ham e Tom Evans, tais como, Carry On Till TomorrowNo Matter WhatDay After Day (com direito a duelo de slide guitar entre Pete Ham e George Harrison), Without You, entre outras. Até hoje muita gente pensa que Without You é de Harry Nilsson, pela sua maravilhosa interpretação, que a tornou um sucesso estrondoso. Entretanto, eu gosto muito da versão bruta original deles.

Em 1971 o grupo acompanhou George Harrison no concerto para Bangladesh, que foi o show pioneiro entre as apresentações de rock beneficentes. 

Mas a banda Badfinger é marcada por tragédias. Pete Ham suicidou-se em 1975 (aos 27 anos!!) quando o empresário financeiro Stan Polley fugiu com todo o dinheiro do grupo. Faltava um mês para o nascimento de sua filha. Tom Evans também cometeu suicídio em 1983 quando sofria de depressão profunda. Os dois se enforcaram.

Os discos póstumos de Pete Ham são essenciais na trajetória musical da banda: "7 Park Avenue" e "Golders Green", com demos e gravações entre 1967 e 1975. Para quem não conhece, Badfinger é rock’n’roll, power-pop, hard-rock , baladas pop, tudo com uma qualidade impecável.

Nesta postagem, para homenagear essa excelente banda, apresento o álbum derivado de show ao vivo, gravado em 1974, na cidade de Cleveland / USA, que até então estava disponível em versões alternativas (Bootlegs). 

Não constante na versão do CD, inclui dois bônus que também fizeram parte dos shows de 1974.  As músicas que compõem a seleção desse disco e bônus são as seguintes:

01. Sometimes; 
02. I don’t mind; 
03. Blind owl; 
04. Give it up; 
05. Constitution; 
06. Baby blue; 
07. Name of the game; 
08. Day after day; 
09. Timeless; 
10. I can’t take it.

Bônus:
11. Suitcase;
12. Suitcase jam.





Capa (Front) - Rykodisc USA 1990







(Inlay Front) - Rykodisc USA 1990





Contra Capa (Back Cover) - Rykodisc USA 1990






Selo (Label) - Rykodisc Japan 1990






Badfinger - Show 1974





Capa (Front) - Ed. Tape K7 - Castle Communications UK 1990





Tape K7 - Castle Communications UK 1990







Badfinger 1974






Selo (Label) - Ed. EP "Day After Day" - Apple 1972





Badfinger - Baby Blue (Kenny Rogers Show 1972)






Badfinger - Without You (Television 1972)



Links:




-------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário