terça-feira, 13 de outubro de 2020

CARMEN CAVALLARO HIS ORCHESTRA & CHORUS - LOVE CAN MAKE YOU HAPPY (1969)

O álbum apresentado nesta postagem foi uma doação do amigo Eldo Bastos. Trata-se do disco "Love Can Make You Happy", de Carmen Cavallaro His Orchestra & Chorus, lançado nos Estados Unidos, em 1969, pela gravadora Decca. 

O pianista americano Carmen Cavallaro nasceu no dia 6 de maio de 1913, na cidade de Nova York e morreu em 12 de outubro de 1989, em Columbus, Ohio, EUA.  Foi considerado como um dos pianistas de música "Easy Listening" mais talentosos e admirados de sua geração, sendo conhecido como o "Poeta do Piano".

Ele mostrou um dom para a música desde os três anos, escolhendo melodias em um piano de brinquedo. Seus pais foram incentivados a desenvolver os talentos musicais da criança e ele estudou piano clássico nos Estados Unidos. Como um jovem pianista, ele percorreu a Europa, apresentando-se em muitas capitais.

Em 1933, Cavallaro juntou-se à orquestra de Al Kavelin, onde rapidamente se tornou o solista principal. Depois de quatro anos, ele participou de uma série de outras grandes bandas, incluindo Rudy Vallee em 1937. Ele também trabalhou brevemente com Enric Madriguera e Abe Lyman.

Em 1939, Carmen Cavallaro formou sua própria banda com cinco integrantes, em St. Louis, Missouri. Sua popularidade cresceu e seu grupo se expandiu para uma orquestra de 14 integrantes, lançando cerca de 19 álbuns para a Decca ao longo dos anos. 

Embora sua banda tenha viajado pelo país e tocado em todos os lugares principais, ele causou um impacto particular no Hotel Mark Hopkins em San Francisco, que se tornou um local preferido e que mais tarde também se tornou um local favorito de George Shearing e Mel Tormé. 

Outros locais onde atraiu grandes públicos incluíram o Waldorf-Astoria de Nova York, o Palmer House de Chicago e o Coconut Grove em Los Angeles. Em 1963, ele teve uma gravação de sucesso de um milhão de vendas da canção Sukiyaki.

Um dos vocalistas de Cavallaro, Guy Mitchell, mais tarde ficou famoso por seus próprios méritos. A única gravação mais vendida de Cavallaro foi sua versão pop de Chopin's 'Polonaise', Op. 53. Ele foi premiado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 6301 Hollywood Boulevard, em Hollywood.

Ele desenvolveu um estilo de tocar piano de arpejos brilhantes e ondulantes para aumentar sua melodia, que costumava ser arranjada em acordes de oitavas triplas e quádruplas espessos e exuberantes. 

Seus interesses musicais e arranjos incluíam música dance, particularmente ritmos latinos, tangos e estilos de dança de tempo estrito, bem como alguns arranjos de pop e jazz de melodias clássicas. Nisso, ele é frequentemente citado como influenciador dos pianistas Eddy Duchin e Liberace. 

Cavallaro tornou-se membro da ASCAP em 1957. Embora tenha escrito várias canções, incluindo Dolores my own e Anita, as mais populares foram While the nightwind sings e Masquerade waltz.

Cavallaro também se tornou famoso na mídia do rádio e do cinema, primeiro com seu programa regular na NBC durante a década de 1940, "The Sheaffer Parade', do qual foi o apresentador e depois em filmes em que interpretou a si mesmo, a começar por Hollywood Canteen (1944), depois, Diamond Horseshoe, Out of This World (ambos de 1945) e The Time, The Place and The Girl (1946). 

Sua realização mais celebrada no cinema foi tocar música de piano para as mãos do ator Tyrone Power para mimar, em The Eddy Duchin Story (1956).

A seguir as canções do álbum "Love Can Make You Happy", apresentado nesta postagem:

01. Love me tonight; 
02. Sweet Caroline;
03. The spinning wheel;
04. Medley: Where do I Go? / Be in (Hare Krishna);
05. Jean;
06. Quentin's theme;
07. Love can make you happy;
08. Good morning starshine;
09. Love theme "Romeo And Juliet";
10. My cherie amour;
11. Yesterday, when I was young.

.




















Links:

5 comentários:

  1. Oi Hedson,

    Conhecendo este artista por aqui. Vi que conheço algumas músicas.

    Inclusive foi aniversário de morte dele no dia 12. Não sei se você já postou por este motivo ou foi coincidência.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Oi Margô.
    Agradeço a visita. Seja sempre bem vinda.
    Não foi coincidência a data.
    É um disco instrumental muito bom de se ouvir enquanto se descansa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Hedson.
    É possível você colocar as músicas desse disco disponível no youtube?
    Atenciosamente.
    Sérgio.

    ResponderExcluir