quarta-feira, 14 de abril de 2021

JOÃO DIAS - OS MELHORES MOMENTOS DE JOÃO DIAS (1981)

Hoje resgato um raro disco e um ótimo cantor da velha guarda da música brasileira, conhecido como João Dias. Acredito que muitos nunca ouviram falar do seu nome ou não lembravam mais. 

Espero que apreciem o álbum lançado no Brasil, em 1981, pela gravadora EMI/Odeon, que contém em sua seleção, vários tangos em versão portuguesa. 

O cantor João Dias Rodrigues Filho ou simplesmente João Dias nasceu na cidade de Campinas, São Paulo, no dia 12 de outubro de 1927 e faleceu no Rio de Janeiro, em 27 de novembro de 1996. 

Ele começou sua carreira em 1948 cantando na Radio Bandeirantes. Em 1951, lançou seus primeiros álbuns na gravadora Odeon, iniciando com a valsa Canta Maria (Ary Barroso) e a canção Guacira (Hekel Tavares & Joracy Camargo). Posteriormente, lançou pela gravadora Copacabana Discos.

Em 1952, gravou seu primeiro grande sucesso carnavalesco, intitulado Grande Caruso (Denis Brean & Osvaldo Guilherme), e em novembro do mesmo ano estreou na Radio e Tv Tupi, do Rio de Janeiro, com o programa semanal "Audição João Dias", que ficou no ar por um ano.

No ano seguinte, transferiu-se para a Rádio Nacional, com um programa aos domingos, passando em seguida a apresentar-se em várias emissoras de televisão por todo o país. Com a conquista da popularidade, em 1955, seu programa passou a ser apresentado no horário antes ocupado pelo cantor Francisco Alves.

Em 1956, mudou de gravadora, passando para a Copacabana Discos. Nela gravou com a cantora Ângela Maria o sucesso Mamãe (Herivelto Martins & Davi Nasser). Três anos depois foi para a gravadora CBS, lançando com muito êxito, a canção Milagre da volta (Fernando Cesar & Diva Correia).

Em 1962, retornou para a gravadora Odeon, onde gravou um álbum composto por tangos, que foi um grande sucesso de vendagem. Após regravar a canção Brasil (Benedito Lacerda & Aldo Cabral),  viajou com a cantora Dalva de Oliveira por todo o país.

Paralelamente, foi idealizador e responsável pela Lei de Direito Conexo, que, tendo sido aprovada e regulamentada em 1968, garantiu ao intérprete o recebimento de direitos pela execução posterior de suas gravações, o que anteriormente era restrito apenas aos autores. 

Ao todo lançou pela gravadora Odeon seis álbuns no formato LP, um pela gravadora Copacabana Discos e compilações em CD. Considerado o "herdeiro de Francisco Alves", de quem foi grande amigo, ficou conhecido também com o slogan de "Príncipe da Voz".

Entre os seus maiores sucessos, destacam-se, além dos já citados, a marcha do carnaval de 1966, É o pau, é o pau (Jujuba & Rodrigues Pinto), Quando era pequenino (Davi Nasser, Francisco Alves & Feliserto Martins), Canção dos velhinhos (René Bittencourt) e Silêncio do cantor (Joubert de Carvalho & Davi Nasser).

No ano que faleceu, 1996, dirigia a Socimpro - Sociedade Brasileira de Intérpretes e Produções Fonográficas. Com 45 anos de carreira, gravaou mais de 320 músicas em Lps e Cds.

A seleção do álbum da postagem, intitulado "Os Melhores Momentos de João Dias" é composta das seguintes canções:

01. Au revoir;

02. Tango para Teresa;
03. Porteiro suba e diga (Portero suba y diga);
04. Roberta;
05. Canção do êxodo (Exodus);
06. Esta noite me embriago (Esta noche me emborracho);
07. A média luz;
08. Hoje quem paga sou eu;
09. Uma casa sobre o mundo (Una casa in cima al mondo);
10. Tema de Tara (Gone with the wind);
11. Adios muchachos;
12. Tema de amor de “Os Girassóis da Rússia” (Love theme from Sunflower).















Links:

JOÃO DIAS - OS MELHORES MOMENTOS DE JOÃO DIAS


EMI / ODEON - BRASIL 1981


Nenhum comentário:

Postar um comentário