segunda-feira, 12 de abril de 2021

CRIS DE BURGH - FLYING - TURNING AROUND (1975)

O disco desta postagem já foi apresentado em 2017,  pelo blog "Só Musica", do nosso amigo Bugrim. Trata-se do compacto simples, do cantor argentino, radicado na Irlanda, Cris De Burgh, que foi lançado no Brasil em 1975, pela gravadora A&M Records.

Aproveitando esse material, resolvi incluir a versão cover da música Flying (Turning around), interpretada pelo cantor brasileiro, Jessé. Assim, os amigos poderão comparar e opinar a respeito. 

Um fato curioso é que essa música foi um grande sucesso apenas no Brasil e originalmente ela se chamava Turning around , passando a se chamar Flying após a versão do cantor Jessé, que a gravou com os pseudônimos Christie Burgh e posteriormente como Roger Shapiro, a pedido da gravadora EMI, já que o primeiro era muito parecido com o cantor original. A versão brasileira vendeu mais discos do que a versão original. 

Conhecendo um pouco mais sobre o cantor irlandês, Cris De Burgh, ele nasceu em Venado Tuerto, Santa Fé, Argentina, no dia 15 de outubro de 1948. Ele assinou com a A&M Records em 1974 e saiu no ano de 2004, para lançar os seus discos em seu próprio selo. 

O seu grande sucesso na carreira foi a bela canção Lady In Red.

Já Christie Burgh, Roger Shapiro, Tony Stevens e Jessé são a mesma pessoa. Ele nasceu em Niterói, no dia 25 de abril de 1952 e faleceu prematuramente em Ourinhos, no dia 29 de março de 1993, em um acidente automobilístico, a caminho da cidade paranaense de Terra Rica. 

Após saída do grupo Placa Luminosa, em meados dos anos 1970, buscando a colocação no cenário musical brasileiro, Jessé aproveitou uma onda que ocorreu no Brasil, de cantores brasileiros interpretando músicas em inglês, tais como, Fabio Jr, Terry Winter, Morris Albert, Pholhas, entre outros. 

Como Tony Stevens, ele obteve boas vendagens com a canção (If You Could) Remember, que inclusive foi trilha de novela da TV Globo. Posteriormente, ele alcançou o seu próprio espaço, após vencer o Festival MPB Shell de música, da Rede Globo de Televisão, com a música Porto solidão, de Zeca Bahia e Ginko. 

Outro grande sucesso foi a canção Campo minado. Em 1983, ganhou o XII Festival da Canção Organização (ou Televisão Ibero-Americana - OTI), realizado em Washington, obtendo os prêmios de melhor intérprete, melhor canção e melhor arranjo para a canção Estrelas de papel, de Jessé e Elifas Andreato. 

Mesmo com todo o talento que tinha, Jessé, nunca obteve os louros da crítica especializada. Ao longo de sua carreira gravou 12 discos. 

Lado A - Cris De Burgh:
01. Flying (Turning around);

Lado B - Cris De Burgh:
02. Sin City;

Bônus (Jessé):
03. Flying (Christie Burgh) ;
04. Fluing (Roger Shapiro).






 






Jessé + (25/Abr/1952 - 29/Mar/1993)

Links:

CRIS DE BURGH - FLYNG (TURNING AROUND) 


A&M RECORDS - BRASIL 1975


Um comentário: