quinta-feira, 1 de abril de 2021

LAFAYETTE - MORRE O GÊNIO TECLADISTA DA JOVEM GUARDA (2021)

Na quarta feira, dia 31 de março de 2021, aos 79 anos, no Rio de Janeiro, a música brasileira perdeu o seu grande músico tecladista, Lafayette, que com seu estilo único influenciou toda a geração Jovem Guarda.  

Lafayette Coelho, fez parte dos discos mais importantes da Jovem Guarda, na década de 1960, principalmente aqueles gravados nos estúdios da CBS. 

Foram mais de 50 discos em que participou, sem contar os 30 discos autorais, com a série "Lafayette Apresenta os Sucessos", nas gravadoras CBS, Copacabana e Continental. Ficou conhecido por ser o "órgão" da Jovem Guarda.

Gravou com Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Wanderléia, Renato & Seus Blue Caps, Golden Boys, Sérgio Reis, entre outros, sem contar acompanhamentos de artistas estrangeiros em solo brasileiro, tais como, Neil Sedaka e Jimmy Cliff. 

Após passar pelos anos 1990 em baixa, chegando a tocar em restaurantes, em 2004, foi convidado por Gabriel Thomaz, do grupo "Autoramas" para participar de uma apresentação, o que gerou a criação da banda "Lafayette & Os Tremendões", que inicialmente não previa a sua participação e se chamaria apenas "Tremendões". Esse reinicio gerou o álbum "As 15 Super Quentes de Lafayette & Os Tremendões".

Assim, só nos resta curtir as gravações existentes em vinil e fracas coletâneas no formato cd e percebendo sua genialidade em realizar arranjos de canções populares para solos de órgão. 

Lafayette deixou a sua marca na Jovem Guarda, perpetuando a sua sonoridade na música brasileira.

Mas, enquanto não se resgata oficialmente essas gravações, recomendo acesse as nossas antigas postagens de Lafayette  e/ou, principalmente, as do amigo Bugrim, do blog "Só Música"


 







+ 11/03/1943 - 31/03/2021



4 comentários:

  1. e realmente lamentavel a partida deste grande musico, e triste por nao ter nenhuma homenagem na imprensa, sobre sua passagem na jovem guarda.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maurício.
    Concordo plenamente. O Brasil não tem consideração e respeito pelos seus artistas. Se fosse nos EUA, seria diferente?
    Por isso, considero importante o papel dos blogs de música que lembram e resgatam a história da música.
    Um grande abraço é ótimo domingo.
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir
  3. Uma lacuna fica na música instrumental brasileira e na Jovem Guarda. Confesso que conheci a música de Lafayette no final dos anos 1970, quando seus LPs eram lançados pela CBS (hoje, Sony) e ele fazia as releituras de sucessos da época, como Michael Jackson e Roberto Carlos. Tocou muito pelas emissoras de FM até o início dos anos 1980. Uma perda. Deu uma riquíssima contribuição para nossa história musical.

    ResponderExcluir
  4. Uma lacuna fica na música instrumental brasileira e na Jovem Guarda. Confesso que conheci a música de Lafayette no final dos anos 1970, quando seus LPs eram lançados pela CBS (hoje, Sony) e ele fazia as releituras de sucessos da época, como Michael Jackson e Roberto Carlos. Tocou muito pelas emissoras de FM até o início dos anos 1980. Uma perda. Deu uma riquíssima contribuição para nossa história musical.

    ResponderExcluir