quarta-feira, 28 de julho de 2021

RUBBER SOUL - RECOVERED - VARIOUS ARTISTS (2010)

Nesta postagem, apresento um álbum antológico da discografia dos Beatles, mas em versão de releituras (covers). Trata-se do disco "Rubber Soul", que está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll of Fame.

"Rubber Soul" foi o sexto álbum lançado pelo grupo. Foi gravado em pouco mais de um mês e lançado em dezembro de 1965, sendo produzido por George Martin. É citado por muitos críticos de música como o disco em que os Beatles se tornaram mais ecléticos e evoluídos musicalmente.

Naquele momento, depois de amenizada a força primitiva do rock, com a explosão do folk rock e da surf music, cada grupo passou a utilizar-se de todas as potencialidades que os estúdios de gravação da época podiam oferecer.

Os próprios Beatles superaram sua fase adolescente, passando pelas brincadeiras colocadas em filmes, por Richard Lester, até o profundo universo poético que começaram a desenvolver com o álbum "Rubber Soul".

Nesse trabalho, realizaram verdadeiras rupturas, como a letra surrealista e a utilização de 'sitar', um instrumento musical de origem indiana, na canção Norwegian wood, o lirismo de In my life e Michele e a solidão pungente de Nowhere manO disco foi considerado o mais inovador no rock até então. 

Uma curiosidade é que esse disco foi lançado pela primeira vez simultaneamente na Inglaterra e Estados Unidos, porém com diferença de duas faixas de uma versão para outra.

As músicas que compõem esse disco receberam milhares de releituras de diversos artistas e estilos. O álbum desta postagem apresenta uma releitura consistente de artistas conceituados.

A seguir a lista das canções e respectivos intérpretes que compõem o álbum de releituras da postagem:

01-Drive My Car (Humble Pie);
02-Norwegian Wood (Tangerine Dream);
03-You Won't See Me (Anne Murray);
04-Nowhere Man (Randy Travis);
05-Les Garçons Sont Fous-Think For Yourself (François Fabrice);
06-The Word (Mindy Smith);
07-Michelle (King Curtis);
08-What Goes On (Charles River Valley Boys);
09-Girl (The Brothers Four);
10-I'm Looking Through You (Steve Earle);
11-In My Life (Johnny Cash);
12-Wait (Connie Evingson);
13-If I Needed Someone (Roger McGuinn);
14-Run For Your Life (Nancy Sinatra);
15-We Can Work It Out (Dionne Warwick);
16-Day tripper (Whitesnake).


 












Links:

RUBBER SOUL - RECOVERED - VARIOUS ARTISTS


EMITEX - ENGLAND 2010


2 comentários:

  1. Eu adoro tributos dos Beatles,baixei muitos do teu outro blog,este disco é um dos meus favoritos.abraços e obrigado

    ResponderExcluir