quinta-feira, 9 de setembro de 2021

ROBERTO BARREIROS - QUERIDA (1968)

Nesta postagem, reapresento o disco compacto duplo de Roberto Barreiros, lançado no Brasil, em 1968, pela gravadora Chantecler, que foi inicialmente postado pelo saudoso blog SintoniaMusikal.

O cantor, locutor, narrador, ator, humorista, compositor, dublador e diretor de emissora de radio, Roberto Barreiros, nasceu em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo.

Iniciou sua carreira como contra-regra na Radio Clube de Ribeirão Preto (PRA-7, nos anos 1940. Posteriormente, na Radio Record se tornou locutor, radioator, comediante e diretor da radio. Muito extrovertido, logo migrou para a televisão, onde participou de diversos programas humorísticos.

Mas, foi na TV Paulista, em 1962, que a sua carreira de humorista se destacou, atuando no programa "Praça da Alegria", de Manuel de Nóbrega, onde interpretava o personagem Teobaldo. Naquele ano, ganhou o 'Troféu Imprensa', como ator revelação.

Em 1964, retornou a TV Record, atuando como comediante, onde ganhou o troféu 'Roquette Pinto", na categoria de comediante.

Em decorrência do seu destaque na televisão como ator, recebeu convite para cantar e lançar um disco na gravadora Chantecler, obtendo sucesso como intérprete e compositor. São de sua autoria as canções Tão belo era outrora e Eu gostava muito de você sabia

Outra faceta de Roberto Barreiros foi a sua atuação como dublador, devido ter grande facilidade para criar personagens e vozes. Isso o levou ao mundo das dublagens. É a voz inconfundível da Tartaruga Touché, do Babalu (amigo de Pepe Legal), do dono de Wally Gator, o sr. Twiddle. Também emprestou sua voz para o caçador Major Menor de Leão da Montanha, entre tantos outros personagens.

Ainda trabalhou em programas de humor na TV Tupi, TVS (Silvio Santos), TV Globo (com Chico Anísio e Trapalhões) e por diversas emissoras de rádio no Brasil. No cinema, na fase de pornochanchada, estrelou a comédia "Zé Sexy...Louco Muito Louco Por Mulher, de 1974 e no filme "Ou Dá... Ou Desce, de 1984.

Roberto Barreiros faleceu vítima de infarto, no dia 20 de janeiro de 2020, aos 83 anos de idade.





















Links:

ROBERTO BARREIROS - QUERIDA


CHANTECLER - BRASIL 1968


Nenhum comentário:

Postar um comentário