quinta-feira, 16 de setembro de 2021

XAVIER CUGAT - THE BEST OF (1998) REPOST

Atendendo a pedidos, reapresento o álbum "The Best Of", da Orquestra de Xavier Cugat, postado no blog LaPlayaMusic em agosto de 2012, ou seja, no segundo ano de existência do blog.

O disco foi lançado no Brasil em 1998, pela gravadora Mercury, do grupo Universal Music, com o selo Spectrum Music. Acredito que esta compilação contém os principais clássicos dessa orquestra. Vale a pena ouvir.

Comentando um pouco sobre Xavier Cugat, seu nome de batismo era Fracesc d’ Assis Xavier Cugat Mingall de Bru i Deulofe. Foi um maestro catalão-cubano, pioneiro na popularização da música latina nos Estados Unidos. Nasceu em Girona, Catalunha,Espanha, no dia primeiro de janeiro de 1900. Quando tinha três anos de idade, sua família se mudou para Havana, Cuba.

Sempre propenso à música, foi morar em Los Angeles, EUA, onde durante o dia trabalhava como cartunista no jornal Los Angeles Times e como maestro no período noturno. Depois de alguns anos se apresentando em pequenos clubes na área de Los Angeles, Cugat finalmente, em 1928, teve a oportunidade ao se empregar, juntamente com a sua orquestra, na prestigiosa Boate Coconut Grove.

Seu estilo musical logo se popularizou e contribuiu para evidenciar a musica latina ao público norte americano. Nos anos 1930 e 1940, ele foi apelidado de “O Rei da Rumba”, devido a popularização dessa dança. 

Em aparições em filmes, ele interpretava a si próprio, mesmo se o personagem tivesse outro nome que não o dele, e junto de sua orquestra, apareceu em vários musicais memoráveis da produtora MGM, nos anos 1940.

Foi casado com a cantora espanhola Charo. Após sofrer um derrame em 1971, aposentou-se, morrendo em Barcelona, Espanha, no ano de 1990.

A seleção desta coletânea é composta de 18 músicas do álbum, acrescidas de três canções bônus, a seguir listadas:

01. Sway; 
02. Tequila; 
03. Fly me to the moon; 
04. Brazil; 
05. Desafinado; 
06. Witchcraft; 
07. Green eyes; 
08. Besame mucho; 
09. Yours; 
10. Amor; 
11. It happened in Monterrey; 
12. Tea for two; 
13. What a difference a day made; 
14. Papa love mambo; 
15. La cumparsita; 
16. El cumbanchero; 
17. I’ve got the world on a string; 
18. Always in my heart.

Bônus:
19. Aquellos ojos verdes;
20. Amapola;
21. Donde estabas tu 
































Links:

5 comentários:

  1. Excelente Postagem, Hedson, e as Três Faixa Bônus complementaram com brilhantismo o Disco, obrigado e parabéns pelo Blog que sigo desde o início, e que perdure por muito tempo ainda.
    Abraço do Silvestre.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Postagem, Hedson, e as Três Faixa Bônus complementaram com brilhantismo o Disco, obrigado e parabéns pelo Blog que sigo desde o início, e que perdure por muito tempo ainda.
    Abraço do Silvestre.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Silvestre.
    Agradeço o apoio
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ola Hedson Postagem Maravilhosa Parabéns Pelo Blog, Te Acompanhe Ha Anos. Já Participei Aqui Com Alguns Pedidos E Fui Muito Bem Atendido. Por Acaso Vc Não Tem O Lp da Orquestra La Paloma Me Parece Que A Gravadora Lançou Um Cd Mas Nunca Mais Vi Em Loja Nenhuma, Se Tiver Seria Possivel Postar Ficaria Muito Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Geraldo.
      Obrigado pelo apoio em todos esses anos. Procuro atender os pedidos sempre que possível. Mas, nem sempre consigo, devido a quantidade de pedidos.
      Neste caso, do lp Orquestra Lá Paloma, acredito que eu não tenho esse disco. Em todo o caso, vou confirmar na minha discoteca.
      Tendo, eu posto.
      Um grande abraço ao amigo.

      Excluir