Hoje, reapresento uma postagem de julho/2014, relativo a uma coletânea nacional, lançada em 1997, pela gravadora Velas, em edição do Jornal da Tarde, de São Paulo, intitulada "Sucessos MPB no JT - Volume 20".
Essa compilação fazia parte de uma série de discos, com autores brasileiros, encartados no jornal e distribuídos em bancas de revistas, em nível nacional.
A seleção do disco era composta por intérpretes do cast da gravadora independente Velas, criada em 1991, por Vitor Martins, Ivan Lins e pelo produtor Paulinho Albuquerque, cuja existência, apesar de curta, proporcionou excelentes trabalhos e revelações. Seu foco era basicamente MPB e Bossa Nova.
A gravadora revelou artistas nos mais diversos segmentos musicais, como o compositor Guinga, os compositores e cantores Chico César e Lenine, as cantoras Rita Ribeiro, Vânia Abreu, Nei Lopes. No samba de raiz, o Quarteto Jobim Morelenbaum, que se dedicava ao repertório do maestro Antonio Carlos Jobim, entre outros.
A gravadora Velas recebeu alguns Prêmios Sharp de música pelos títulos lançados e foi indicada para o prêmio Grammy Latino de 2001 a 2004 e Cubadisco 2002.
A coletânea é constituída das seguintes canções e intérpretes:
01. Espanhola (14 Bis);02. Sampa (Beth Carvalho);03. Coração de Estudante (Lula Barbosa);04. Fascinação (Fátima Guedes);05. Oceano (Boca Livre);06. Alegria, alegria (Flavio Venturini);07. Aquarela (Belô Veloso);08. Andança (Sarajane);09. Eu Sei Que Vou te Amar (Vânia Bastos);10. Travaessia (Ivan Lins);11. Águas de Março (Rosa Passos).Bônus:12. Viagem (Márcia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário