quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

CURIOSIDADES 1: A ORIGEM DO NOME ROCK 'N' ROLL

O nome "Rock 'n' Roll" vem da gíria dos negros americanos do começo do século 20, que usavam a expressão para o ato sexual.

O primeiro registro musicado dessa junção erótica dos verbos to rock (balançar) e to roll (rolar) está num blues gravado por Trixie Smith, em 1922: My daddy rocks me (with one steady roll), algo como Meu papai me balança (com um rolar ritmado).

Essas expressões eram comuns nas letras de rhythm'n'blues, febre dançante dos anos 1940 que, ao quebrar a barreira racial e conquistar adolescentes brancos, ganhou um novo nome: Rock 'n' roll.

Quem a batizou foi o DJ Alan Freed, principal responsável por essa popularização, por meio de um programa de rádio. 

Ele estreou em 1951, com o nome de "The Moondog House (A Casa do Cão-da-Lua)", mas um processo do músico Louis "Moondog" Hardin, cuja canção Moondog symphony, havia inspirado a alcunha, obrigou Alan Freed a mudar o nome, em 1954, para "Rock 'n' Roll Party (Festa do Rock 'n' Roll)".

O intercâmbio entre músicos brancos e negros, a influência do swing e a acelerada modernização pop dessas tradições criou protótipos do rock 'n' roll, tais como o boogie woogie e jump blues (do lado do Rhythm'n' blues), honky tonk e hillbilly boogie (do lado do Country & Western), até culminar em Bill Haley e Elvis Presley.

A expressão, porém, já havia ganho um significado mais amplo, de ritmo sensual, dança agitada ou diversão em geral. Não era só sexo, sexo, sexo... No entanto, na época gerou muita polêmica, da ala mais conservadora e muitas proibições em várias partes dos Estados Unidos.


Fonte: Revista Mundo Estranho Especial. Coleção 100 Respostas Volume 4, 2004






Nenhum comentário:

Postar um comentário