sexta-feira, 19 de maio de 2023

ASTROS DA YOUNG - VOLUME 2 (1958 e 1959) REPOST

Em 2013, foram postados materiais da antiga gravadora brasileira, Young, que teve o seu breve auge de sucesso, no período de 1959 a 1960. Essas gravações são consideradas como os pioneiros do rock brasileiro e são estabelecidos como a fase Pré Jovem Guarda.

Desta vez, compartilho o volume que contém as gravações da Young, com os grupos The Youngs, The Scarletts, The Rebels, The Beverlys e The Teenagers.

Exceto informações sobre os grupos The Beverlys e The Rebels, praticamente não encontrei nada sobre os The Youngs, The Scarletts e The Teenagers. Sabe-se que o grupo The Scarletts acompanhava o cantor Nick Savoya. 

A seguir algumas informações sobre os grupos The Beverlys e The Rebels:

THE BEVERLYS
Segundo o site Brazilian Rock, o grupo vocal The Beverlys foi formado em 1958, no bairro da Penha, em São Paulo. Eram conhecidos como o The Platters brasileiros, devido ao seu estilo “Do-Woop”. Atuaram no período de 1959 A 1965.

A sua formação era composta por José Mariano, José PereiraAmélia de Paula Loureiro, Benedito Guido de Castro e Vander Loureiro. O grupo participou como backing vocal para alguns artistas no programa da Jovem Guarda, TV Record e também foram muito requisitados nas gravações de artistas, tais como, Erasmo Carlos, em Terror dos Namorados, Dick Danello, em Quando Vedrai La Mia Ragazza, Alladin Band, em seu álbum psicodélico, entre outros. Participaram em vários programas musicais na televisão e rádio da época.

Segundo o que se conta, o fato que levou o encerramento do grupo se deu pela perseguição da Ordem dos Músicos, na aplicação de pesadas multas, pelo fato deles não terem o registro na Ordem.

THE REBELS

Foi uma banda vocal/instrumental formada em São Paulo e inicialmente composto por Romeu Benvenutti (guitarra solo), Rodolpho Favelli (Guitarra ritmo), José Carlos Camargo (contrabaixo) e Lídio Benvenutti (bateria). Posteriormente, Galli Júnior, que depois viria a ser o cantor Prini Lorez, integrou como vocalista do grupo.

Em seguida foi desfeita essa formação, retornando em 1963 com outra, passando a ser composta por José Carlos (guitarra solo), Constantino Gondim Neto (guitarra ritmo), Lidio Benvenutti (baixo) e Domingos José Tucci (bateria). Mais tarde, incluiu novamente Rodolpho Favelli.

Fizeram vários discos (LP’s e compactos) pelas gravadoras Young, VS, Cáritas, Sonus, Cartaz e Imperial. Participaram de vários programas de rádio e televisão, inclusive o programa da Jovem Guarda, da TV Record, em São Paulo. Seus discos instrumentais são raros e se caracterizam pela releitura personalizada da banda.

A compilação que apresentamos, apesar das limitações na qualidade do áudio, vale pelo resgate do material das gravações do selo Young,  pelo seu papel na pré Jovem Guarda e pioneirismo no rock brasileiro. 

A seleção de músicas que compõem esta compilação são as seguintes:
 
The Youngs:
01. Passing by;
02. Come to Paradise;
03. The ten commandments of love;
04. Torquay;

The Beverlys:
05. Little star;
06. Yaket yak;
07. There goes my baby;
08. Dance with me;

The Rebels:
09. Ding, ding daddy, wants to rock;
10. Baby;

The Teenagers:
11. The book of love;
12. A boy without a girl;
13. Mr. Blue;
14. Mediterranean moon;

The Scarletts:
15. Moon shot;
16. My love is a charm






 







Link:

ASTROS DA YOUNG - VOLUME 2


4 comentários:

  1. Thanks.
    Is there a vol 1 to find to download.?
    Fred.

    ResponderExcluir
  2. Prezado senhor bloguista,
    Se tiver os outros volumes...
    Faça o obséquio de "uploadear" para o www.
    Muito obrigado pela gentileza!

    ResponderExcluir
  3. LOS ARCHIVOS DE DESACARGA HAN SIDO TODOS BORRADOS. PODRIAN REPONERLOS POR FAVOR. GRACIAS

    ResponderExcluir