Nilo Sérgio, cantor de programas da Rádio Tupi e Nacional do Rio de Janeiro, na década de 40, após passagem pelos Estados Unidos, em 1950, retornou ao Brasil, trazendo consigo um conhecimento sobre a indústria do disco, que na época estava em franco crescimento, devido o surgimento dos discos LP - Long Playing.
Ele percebeu que a música poderia ser um produto de consumo, além de ser um veículo de manifestação artística. Assim formou a gravadora Musidisc e em seguida a Orquestra Românticos de Cuba, nome baseado no país antes da revolução de Fidel Castro.
Para a gravação do primeiro disco da Orquestra Românticos de Cuba, intitulado "Besame Mucho" foi convidado o maestro Severino Araujo e músicos da sua própria orquestra, a famosa “Orquestra Tabajara”.
Entre 1959 e 1979, pela gravadora Musidisc, foram produzidos aproximadamente 34 discos Long Playing, com participações de destacados músicos e arranjadores, tais como, Severino Araujo, Radamés Gnatali, Leo Peracchi, Karl Faust, Waltel Blanco, Ivan Paulo e Henrique Niremberg. Posteriormente ainda chegou a lançar alguns poucos álbuns pelas gravadoras Continental e RCA.
Severino Araújo e a orquestra Tabajara foi responsável pelo lançamento de vários “crooners” que viraram artistas solos, tais como, Elizeth Cardoso, Jamelão, Bidu Reis, Hélio Paiva, Miltinho, Ademilde Fonseca, o próprio Nilo Sérgio e tantos outros.
A Orquestra Românticos de Cuba fez muito sucesso, virando uma febre nacional, apesar de muitos acharem que ela era realmente cubana e outros até que era uma orquestra americana formada por cubanos dissidentes. Naquele tempo também havia o estigma de que “o que era de fora era melhor”, cultura que ainda paira sobre alguns brasileiros até os dias de hoje.
Entretanto, no final da década de 1970, com a repressão da ditadura militar e a pressão contra o comunismo, ter um nome em alusão a Cuba era considerado como apologia ao comunismo, o que mostra a imbecilidade das mentes governistas do regime militar. Apesar de extinta, a Orquestra Românticos de Cuba continua a ser lembrado pelos fãs da boa música instrumental.
Nesta postagem, reapresento o álbum "Sucessos de Roberto Carlos", com arranjos e regência de Waltel Blanco, lançado no Brasil em 1979, pela gravadora Musidisc e relançado em formato Compact Disc - CD, em 1994, pela gravadora Som Livre.
O álbum foi produzido por Nilo Sérgio e era comemorativo ao 20 anos da orquestra. Apesar de serem as mesmas músicas, a distribuição das faixas entre o disco LP e o CD eram diferentes. O disco continha as seguintes músicas:
01. Força estranha + Café da manhã;
02. Cavalgada + Outra vez;
03. Primeira vez + Não quero ver você triste;
04. Falando sério + Ternura;
05. Amada amante + Além do horizonte;
07. Os seus botões + O portão;
08. De tanto amor + Fé;
09. O show já terminou + Amigo;
10. Proposta + Eu disse adeus.
ORQUESTRA ROMÂNTICOS DE CUBA - SUCESSOS DE ROBERTO CARLOS (Mp3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário