terça-feira, 19 de março de 2024

CLAUDIO NUCCI - CLAUDIO NUCCI (1981) REPOST

Atendendo a pedido, nesta postagem, resgato o primeiro álbum do cantor, compositor, violonista e produtor musical brasileiro Cláudio Nucci, que postei em abril de 2013. 

Cláudio José Moore Nucci), que nasceu em Jundiaí, São Paulo, em 09 de junho de 1956, integrou a primeira formação do grupo vocal Boca Livre, que era composta por Zé Renato, Maurício Maestro e David Tygel. Participou do primeiro álbum, de título homônimo ao grupo, lançado em 1979, de forma independente. O disco foi recordista de vendas, até então para um trabalho lançado e distribuído desta forma no Brasil.

O álbum possuia clara influência e ecos do "Clube da Esquina". A vendagem expressiva para um trabalho independente e os sucessos Toada, Quem Tem a Viola e Mistérios chamaram a atenção do mercado "oficial" da música e a gravadora Polygram, que mais tarde viria a comprar os direitos e relançar novas tiragens, bem como contratar o grupo e em seguida lançar o terceiro disco, denominado "Folia (1982)” e um quarto disco (também homônimo/1983).

O segundo álbum “Bicicleta/1980”, também foi lançado de forma independente e apresentou formato luxuoso para os padrões dos indepedentes da época (capa dupla e belo trabalho gráfico). Teve algumas de suas músicas também relançadas em formato Cd pela Polygram/Universal Music e em coletâneas.

Claúdio Nucci saiu do grupo ainda no primeiro trabalho, não integrando o "Boca Livre" quando do lançamento dos três álbuns citados e dos demais lançados pelo grupo em diversas gravadoras. 

Partiu para carreira-solo na gravadora EMI/Odeon onde lançaria seus três primeiros discos: "Claúdio Nucci (1981)”, onde destaca-se a música Acontecências; "Volta e Vai (1983)” com as músicas Amor Aventureiro e Para Colorir e "Melhor de Três (1984)”, que não teve nenhuma de suas músicas tocadas em rádio ou TV, mas contém as destaques As Coisas e Melhor de Três.

Em 1985, gravou o disco "Pelo Sim Pelo Não", pela gravadora (CBS/Sony Music) em duo com Zé Renato (com quem voltaria a compor após sua saída do "Boca Livre"), embalado pelos sucessos das músicas Pelo Sim Pelo Não e A Hora e a Vez, presentes na trilha-sonora da novela "Roque Santeiro", da Rede Globo de Televisão.

Participou de diversos projetos isolados - músicas feitas por encomenda para novelas Garça Branca, para a novela "Pantanal"; Ciranda do Sassá, para a novela "O Salvador da Pátria", em participações de compilações temáticas e inéditas e festivais de música, como o "Som das Águas", da extinta Rede Manchete.

Em 1995, gravou o álbum, intitulado "Ê Boi", com músicas temáticas e folclóricas sobre o animal e a natureza que o cerca, incluindo desde sucessos consagrados como outras belas canções menos conhecidas, tais como, Correnteza, de Luiz Bonfá e Tom Jobim, O Menino da Porteira - sucesso na voz de Sérgio Reis - Vide, Vida Marvada, de Rolando Boldrin, Boiadeiro - sucesso na voz de Luiz Gonzaga, dentre outras, com o grupo vocal "Nós e Voz", lançado pela gravadora independente Atração Fonográfica. Infelizmente teve pouca distribuição comercial.

Voltou aos discos de carreira com o disco "Casa da Lua Cheia" (independente/1999), que inclui regravações de sucessos de sua autoria, nunca gravados por ele, tais como, Sapato Velho (gravado pela banda Roupa Nova) e Meu Silêncio (gravado por Nana Caymmi, com quem fora casado), regravações de sucessos do Boca Livre e outros (como Alegre Menina, de Dori Caymmi, feita originalmente para a trilha-sonora da novela "Gabriela", tendo Djavan como intérprete da 1ª versão) e inéditas também de sua autoria.

Em 2004, lançou pela gravadora independente Lua Music, até então seu último disco de carrreira: "Ao Mestre com Carinho", somente com músicas de autoria de Dorival Caymmi.

Como curiosidade, possui um trabalho lançado pelo IEB (Instituto Escola Brasil) em 2001 - patrocinado pelo Banco Real, com tiragem e distribuição limitadas e lucro das vendas destinadas ao Instituto - mais uma vez como integrante do Boca Livre (substituíndo Zé Renato na formação do grupo à época), só com músicas inéditas e ainda a luxuosa participação da cantora, violonista e compositora Joyce (que fora a compositora da melodia da música "Mistérios" - com letra de Maurício Maestro - já citada como um dos sucessos do primeiro trabalho do grupo e que a própria Joyce também gravou em seu LP "Feminina" de 1980).

Fonte: Wikipedia, 2013

O álbum compartilhado nesta postagem foi o primeiro da carreira solo do cantor Claudio Nucci. Foi lançado em 1981, pela gravadora EMI/Odeon, com as seguintes canções:

01. Levezinho;
02. Santo protetor;
03. Acontecência;
04. Valsa dos casais;
05. Prece;
06. Luz do dia;
07. Vontade de viver;
08. Asas a voar;
09. Gosto de mim;
10. Buscando o amor. 






















Links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário