quinta-feira, 20 de junho de 2024

BOB FLEMING QUARTET - SAX SPECTACULAR (1958) REPOST

Desta vez, reapresento uma postagem de julho de 2014. Trata-se de "Bob Fleming Quartet - Sax Spectacular", lançado em 1958, pela gravadora Musidisc, com o selo Masterpiece e produzido por Nilo Sérgio, o idealizador de Bob Fleming. A capa desse disco é um show a parte.

Como afirmei em minha primeira postagem de Bob Fleming, em 18/novembro/2012, o nome não expressa um músico e sim um personagem, um pseudônimo. Criado por Nilo Sérgio, houveram vários saxofonistas que participaram desse projeto, que culminou em mais de 20 álbuns, todos com vendagem expressiva, considerando um disco instrumental. 

O saxofonista Moacyr Silva foi responsável pelos dois primeiros álbuns e Zito Righi pelos demais. Em minha opinião, todos ótimos. Caso você não conheça, veja os álbuns que já postei no  blog LaPlayaMusic.

Veja a seleção musical do álbum que agora compartilho com vocês, amigos do blog:

01. Fascination;
02. Indian Summer;
03. Can't I;
04. Sonny boy;
05. There goes my heart;
06. Tammy;
07. It's not for me to say;
08. Around the world in 80 days;
09. A portrait of Jeannie;
10. So rare;
11. E' Bello;
12. Without a song.











Links:





quarta-feira, 19 de junho de 2024

BOB FLEMING - INTERPRETA BOLEROS (1961) REPOST

 De acordo com o músico e pesquisador Luiz Otavio Braga, o nome de Bob Fleming não expressa um músico, mas um personagem, talvez o mais conhecido entre todos os grupos e orquestras denominadas por meio de pseudônimos. 

Essa orquestra foi criada em 1958, pelo produtor Nilo Sérgio, diretor da gravadora Musidisc e produziu mais de 20 álbuns, todos com vendagem expressiva.

Nilo Sérgio tinha a liberdade de selecionar e contratar o músico que interpretaria Bob Fleming. Foram vários músicos que participaram desse projeto. No entanto, dois deles foram destaques ao longo dos lançamentos, sendo Moacyr Silva, responsável pela gravação dos dois primeiros discos e Zito Righi, que provavelmente gravou todos os outros discos do Bob Fleming.

A motivação era claramente comercial, pois era a forma de concorrer com os lançamentos estrangeiros, que culturalmente tinham maior receptividade do público. O repertório era de canções internacionais, boleros e sucessos do hit parade da época. Todos os discos estão fora de catálogo e ainda nos dias de hoje são disputados por colecionadores.

Nesta postagem apresento o primeiro álbum de uma série de três, com o título de “Bob Fleming Interpreta Boleros”, lançado originalmente em 1961, pela gravadora Musidisc e posteriormente relançado em Compact Disc, nos anos 1990 e 2000. 

Neste disco o saxofonista é Zito Righi. A versão aqui apresentada contém quatro bônus que foram lançados na versão formato Cd. As músicas que compõem a seleção do disco são as seguintes:

01. Frio em el alma / Aquellos ojos verdes; 
02. Uma mujer / Desesperadamente; 
03. Magic is the moonlight / Tres palavras; 
04. Adios / Se muy bien que vendras; 
05. Solamente una vez / Frenesi; 
06. Maria Elena / La violeteira; 
07. Quiereme mucho / Cubacan; 
08. Torna a surriento / O sole mio; 
09. Poinciana / Marta; 
10. Stars in your eyes / Orquids in the moonlight; 
11. Quero beijar-te as mãos / Nostalgias;

Bônus: 
12. Porque ya no me quieres / Olhos castanhos; 
13. Misty; 
14. Cancion de amor cubano; 
15. Nocturnal.

 






























ON THE ROAD - ROMANTIC - VARIOUS ARTISTS (1989)

Segue mais uma coletânea internacional da série "On The Road", intitulado "Romantic", que foi lançado no Brasil, em 1989, pela gravadora Polygram, com o selo Mercury.

A seguir a listagem das canções que fazem parte dessa seleção:

01.  I´m Not In Love (10 CC);
02.  You Touched My Life (Gwen Guthrie);
03. I Can´t Help Falling Love (Cameo);
04. Reunited (Peaches & Herb);
05. United In Love (The Commodores);
06.  The Morning After (Maureen McGovern);
07. This Guy's In Love With You (Herb Alpert);
08. Cherish (Kool & The Gang);
09.  How Deep Is Your Love (Bee Gees);
10. I'm In You (Peter Frampton);
11. We Shall Dance (Demis Roussos);
12. My Prayer (The Platters);
13. I Apologize (Billy Eckstine);
14. You've Got A Friend (Al Green).










Links:

ON THE ROAD - ROMANTIC - VARIOUS ARTISTS


POLYGRAM / MERCURY - BRASIL 1989

 

terça-feira, 18 de junho de 2024

BLOG LAPLAYAMUSIC OLDIES - 13 ANOS DE BLOG

  13 Anos de Blog


Agradeço a todos os amigos que sempre prestigiaram e compartilharam com amizade, apoio, comentários, críticas e sugestões durante todo esse período, bem como com suas contribuições e doações. 

Neste mês de junho, o blog completa 13 anos de existência. Nesse período, foram realizadas mais de 1950 postagens, com mais de 5.300.000 acessos e mais de 380 seguidores. Também destaco o contínuo resgate de artistas e álbuns esquecidos, independentemente dos estilos

Obrigado






segunda-feira, 17 de junho de 2024

APOLLO 100 - GOLDEN INSTRUMENTAL HITS (1990) REPOST

Atendendo a vários pedidos, reapresento uma postagem de abril de 2012. Segue o álbum "Golden Instrumental Hits", do grupo de estúdio, Apollo 100. 

O disco foi lançado nos Estados Unidos e Alemanha, em 1990, pela gravadora Laserlight e contém 18 sucessos, exceto a música Joy, que já foi postado aqui no blog. 

Das músicas do disco destaco e recomendo a audição dos arranjos das músicas Sweet DreamsBesame MuchoLady MadonnaMatthew and SonI Will ReturnPopcorn e Classical Gas

A seleção do disco contém as seguintes músicas:

01. Sweet dreams;
02. Amazing Grace;
03. Besame mucho;
04. On the rebound;
05. melody on my mind;
06. A walk in the black forest;
07. Lady Madonna;
08. Hang on Sloopy;
09. Mattew and son;
10. I will return;
11. William Tell overture;
12. Popcorn;
13. Listening to Mozart;
14. Can-can;
15. Reach for the sky;
16. Intermezzo Cavalleria;
17. Tristesse;
18. Classical Gas.


















Front K7





K7


Links:

SYLVIO MAZZUCA & SUA ORQUESTRA - BAILE DE SUCESSOS (1959)

Nesta postagem, apresento o álbum "Baile de Sucessos", de Sylvio Mazzuca & Sua Orquestra, lançado no Brasil, em 1959, pela gravadora Columbia. 

Sylvio Mazzucca nasceu na cidade de São Paulo, no dia 21 de maio de 1919 e morreu no dia 22 de janeiro de 2003. Além de maestro, ele foi pianista, compositor e arranjador. 

Apesar de esquecido pela memória brasileira, Sylvio Mazzucca foi um grande maestro e marcou seu nome na música brasileira. Aos 12 anos já era pianista e aos 23 atuava como regente. 

Sua primeira orquestra foi organizada nos anos 1940 e se destacou nas décadas seguintes gravando discos, participando de programas de TV e rádio e, principalmente, se apresentando em bailes de formatura, debutantes e  festas em geral realizadas na cidade de São Paulo.

Seu período de ouro ocorreu nos anos 1950, época das famosas “big bands” americanas e dos bailes para se “dançar a dois”. Nesse período áureo, sua orquestra ganhou diversos prêmios e lançou vários álbuns.

A partir da metade dos anos 1960, as orquestras desse estilo perderam fôlego na preferência popular. Elas foram perdendo público com o surgimento de novos movimentos musicais, como por exemplo, no Brasil, a Jovem Guarda, bem como as naturais mudanças comportamentais dos jovens daquela época.

Mesmo assim, até os anos 1990, Sylvio Mazzucca e orquestra continuaram atuando em turnês por diversos pontos do país e participando nos arranjos e gravações de discos de outros artistas. Atuou por mais de 50 anos no cenário musical brasileiro.

Seus principais álbuns foram: Chegou a música (1955), Baile de formatura (1956), Baile do samba (1960), Baile de sucessos (1961), Let's dance (1964), Baile com (1970), Varig - Conheça o Brasil (1972).

A seguir, a relação das músicas que fazem parte da seleção do álbum desta postagem:

01. A Felicidade / Eu sei que vou te amar;
02. The secret / Venus;
03. Petite fleur / Just young;
04. Apito no samba / Piston de gafieira;
05. Historia / O milagre da vida;
06. Stupid cupid / Dynamite;
07. Recado / Lamento;
08. Tunnel of love / The diary.

























Links

SYLVIO MAZZUCA & SUA ORQUESTRA - BAILE DE SUCESSOS (Mp3)


COLUMBIA / BRASIL 1959 (Flac)

 

sábado, 15 de junho de 2024

ORQUESTRA BRASILEIRA DE ESPETÁCULOS - ITALIA DE HOJE (1965) REPOST

Nesta postagem, reapresento o álbum da Orquestra Brasileira de Espetáculos, intitulado "Itália de Hoje", lançado no Brasil, em 1965, pela gravadora CBS, sob direção do maestro Radamés Gnattali.

Essa excelente orquestra lançou inúmeros discos no período dos anos 1960 e 1970 e se notabilizou pelas versões orquestrais das composições de Roberto e Erasmo Carlos (Veja nossas postagens antigas). 

Segundo entrevista de Lafayette, ela era composta por músicos do estúdio da CBS, de alguns professores e mestres da Orquestra do Teatro Municipal, regidos pelo maestro Alexandre Gnattali, incluindo o próprio Lafayette e o grupo Renato e Seus Blue Caps, que tocavam junto. 

Em alguns discos, a orquestra chegou a ser regida por outros maestros, entre eles Radamés Gnattali, Renato Oliveira e o grande Waltel Branco.

O disco desta postagem tem uma curiosidade no que se refere a capa. Ele é igual a capa do disco "The Romantic Strings" da Orchestra de André Kostelanetz, Nesse período, dos anos 1960 e 1970, era comum algumas gravadoras utilizarem material gráfico dos seus países de origem, muitas vezes lançados por outros artistas. 

A gravadora CBS foi campeã na utilização de capas homônimas. Você poderá confirmar olhando os discos de Lafayette, Os Super Quentes, Roberto Carlos (Louco por Você), da própria Orquestra Brasileira de Espetáculos (Anna), entre outros.

A seleção do disco é composto por músicas italianas a seguir listadas:

01. Amici miei;
02. Perche non piango piú;
03. Tu non lo sai;
04. Devi ricordar;
05. El abrazo;
06. Ho scolpito il tuo nome;
07. Ieri ho incontrato mia madre;
08. Quando lo rivedrai;
09. Cielo muto;
10. Amore scusami;
11. Non e facile avere 18 anni;
12. Come sinfonia;
13. Era d'estate;
14. Aria di neve.








Envelope de Proteção do Disco















Capa homônima da Orquestra de Andre Kostelanetz.

Links:

sexta-feira, 14 de junho de 2024

THE FEVERS - MAR DE ROSAS (1971 PORTUGAL)

Para os fãs da banda brasileira The Fevers, apresento um compacto duplo, lançado em Portugal e Angola, no ano de 1971, por Valentim de Carvalho, com o selo Parlophone.

As músicas que compõem o compacto são as seguintes:

Lado A:
01. Mar de rosas (Rose garden);
02. Seu olhar (Temptation eyes);

Lado B:
03. Não devo mais ficar (have you ever seen the rain);
04. angel baby. 




















Links:

quarta-feira, 12 de junho de 2024

SÓ SUCESSOS - VOLUME 4 (1969)

Consegui mais um exemplar da série "Só Sucessos" da gravadora Odeon. Desta vez, apresento o Volume 4, que foi lançado no Brasil, em 1969. 

A seguir, a listagem das músicas que fazem parte da seleção desse álbum:

01. Assim como costumava ser - The way it used to be (Agnaldo Timóteo);
02. Mustang cor de sangue (Wilson Simonal);
03. Contigo aprendi (Altemar Dutra);
04. To sir with love (Lulu);
05. Não desista - Don't give up (Trio Esperança);
06. F... comme femme (Adamo);
07. Desde aquele dia - Desde aquel dia (Altemar Dutra);
08. Tudo passará (Alcides Gerardi);
09. Cinco minutos e depois nunca mais - Cinque minuti e pol (Agnaldo Timóteo);
10. Boom bang-a-bang (Lulu);
11.  História em quadrinhos (Golden Boys);
12. Something's happening (Herman's Hermits);
13. Casatshok (Dimitri Dopurakine).






















Links:

segunda-feira, 10 de junho de 2024

RICHARD CLAYDERMAN - MY BRAZILIAN COLLECTION II (1994) REPOST

Atendendo a pedidos, reapresento a postagem de novembro de 2014, referente ao segundo álbum tributo a música brasileira denominado “My Brazilian collection II”, do músico Richard Clayderman, que foi lançado no Brasil, em 1994, pela gravadora Sony Music, com o selo Columbia e distribuição Globo.

O pianista francês Richard Clayderman, cujo nome é Philippe Pagès, nasceu em Paris, no dia 28 de Dezembro de 1953. Ele é detentor de um cartel de 65 milhões de discos vendidos, realizando entre 150 e 200 concertos por ano, tocando piano em todas as partes do planeta, inclusive no Brasil. Se apresentou no Kremlin, em Moscou, em plena Guerra Fria.

Em 1987, durante um concerto no Waldorf Astoria, em Nova York, a então primeira-dama americana Nancy Reagan o anunciou como "O Príncipe do Romance". Nessa oportunidade, Richard Clayderman afirmou: “Eu me alegro de ter um público e poder fazer concertos pelo mundo todo, é o que realmente me importa."

Esse fã da fusão de Pat Metheny, Herbie Hancock e Chick Corea, é filho de um professor de piano. Ele foi iniciado muito cedo nas artes do piano, e com a idade de seis anos podia ler as músicas com muita facilidade e precisão.

Aos doze anos entrou para um Conservatório de música, e aos dezesseis ganhou seu primeiro prêmio. Após deixar o conservatório, Richard Clayderman juntamente com alguns amigos formou um grupo de rock, mas sua vida mudou drasticamente em 1976, quando o produtor francês Olivier Toussaint compôs uma balada em homenagem à sua filha recém nascida, Adeline, e o contratou para executar sua obra e gravá-la em LP. A partir dessa oportunidade sua carreira estourou em todo o mundo.

Richard se apresentou no Brasil em 1999, 2008 e novamente em 2014. Em seus concertos estão presentes canções como For loveLetter to my motherDolannes melody e o seu megassucesso Ballade pour Adeline.

Em 2002, acompanhado por um conjunto de nove músicos, o pianista tocou alguns números de música brasileira, como Samba de uma Nota Só. Richard apresentou-se em Curitiba - PR no dia 30 de outubro de 2014 no Teatro Positivo acompanhado de quatro violinistas, dois violoncelistas e música eletrônica. Realizou uma homenagem ao conjunto musical Abba.

Fonte: Wikipedia, Outubro/2014

 Vale a pena ouvir os arranjos para piano de clássicos da música brasileira, a seguir listados:

01. Outra vez;
02. Eu sei que vou te amar;
03. A noite de meu bem;
04. Detalhes;
05. Carolina;
06. Como uma onda;
07. Começaria tudo outra vez;
08. Disparada;
09. Começar de novo;
10. Universo do teu corpo;
11. Matriz ou filial;
12. Casa no campo.

Bônus:
13. Garota de Ipanema. 




















Capa (Front) - Versão Cd




Links: