sexta-feira, 25 de novembro de 2016

FRANCK POURCEL - E UM MUNDO DE MELODIAS - VOLUME 5 - BRASIL 1967

O álbum desta postagem é do grande maestro Franck Pourcel, intitulado "E um Mundo de Melodias - Volume 5". Foi lançado no Brasil em 1967, pela gravadora Odeon.

Este mesmo disco foi lançado originalmente na França, com as mesmas músicas, porém, não seguindo a mesma sequência das faixas. Além disso, foi editado com outro título "The Sound of Magic".

"Franck Pourcel nasceu em 1913 em Marselha, em cujo conservatório iniciou os seus estudos de música, prosseguidos mais tarde em Paris.

Em 1931, aos dezoito anos, voltou para Marselha, onde foi contratado pelo Teatro de Operetas “Les Variétés Casino”, primeiro, como violinista, e, depois como regente. De temperamento intensamente artístico, Pourcel dedica à música verdadeiro fervor. Fascinado pelo jazz, estudou a fundo os instrumentos de percussão e os conhecimentos assim adquiridos foram um fator preponderante no seu domínio do som orquestral. Arranjador de grande originalidade, passou vários anos com um conjunto seu na Côte d’Azur, onde tocou até 1939.

Apresentado, após a Liberação, à conhecida cantora francesa Lucienne Boyer, Franck Pourcel acompanhou-a em sua grande excursão pela Europa e a América do Sul. Passou, depois, dois anos nos Estados Unidos.

Em 1950, regressou à França e ali formou esta soberba orquestra de cordas, que tomou conta da Europa inteira. Esta gravação nos permite apreciar, em tôda sua beleza, graça e sutileza, o som característico e inconfundível da orquestra de Pourcel e as qualidades de arranjador verdadeiramente incomparável do seu inspirado orientador.

A base do tremendo sucesso de Pourcel é o seu respeito à melodia e o seu meticuloso cuidado na escolha do material."

As músicas da seleção deste álbum são todas de trilha sonora de filmes da época. Além disso, incluímos mais quatro bônus seguindo o mesmo critério da seleção do disco, sendo as seguintes:

1. This my song (do filme "A Condessa de Hong Kong");
2. The shadow of your smile (do filme "Adeus as Ilusões");
3. Born free (do filme "A História de Elza");
4. Love letter (do filme "Um Amor a Cada Vida");
5. Around the world (do filme "A Volta ao Mundo em 80 Dias");
6. Who can say (do filme "África Adeus");
7. Is Paris burning (do filme "Paris está em Chamas");
8. Days of wine and roses (do filme "Vicio Maldito");
9. The sound of music (do filme"A Noviça Rebelde");
10. The big country (do filme "Da Terra Nascem os Homens");
11. Secret love (do filme "Ardida como Pimenta");
12. Tonight (do filme "Amor Sublime Amor");

Bônus:
13. Lara Theme (do filme "Dr. Juvago");
14. Moon river (do filme "Bonequinha de Luxo");
15. Vivre pour vivre (do filme "Viver por Viver";
16. Help (do filme "Help").
























Links;






Um comentário:

  1. Meu pai tinha esse disco, e eu adorava as canções dele. Infelizmente não consigo encontrá-lo com nenhum dos dois títulos.

    ResponderExcluir