sábado, 17 de fevereiro de 2018

OS ESPACIAIS - NA CRISTA DA ONDA (1967) - REPOST

Nesta postagem, a pedidos, reapresentamos a banda dos anos 1960, da época do Movimento Jovem Guarda, chamada Os Espaciais, homônima a um grupo português da mesma época. 

O grupo (conjunto) brasileiro vocal / instrumental foi formado na cidade do Rio de Janeiro, no início dos anos 1960 e era composto por José Afonso Caldas Pereira Guedes, carinhosamente chamado de "Reizinho" (baterista), Sérgio A. Menezes (baixista), Edgar Lima (guitarra solo), Paulo César, conhecido por Paulinho (guitarra ritmo) e Lúcio (organista).

A banda passou a se apresentar em vários locais, principalmente em clubes e festas, sendo bem procurados devido a sua boa técnica instrumental. Após se apresentarem em Petrópolis, mais precisamente no Hotel Quitandinha, o grupo conheceu o produtor musical Norival Reis, da gravadora Atonal, que se interessou e propôs a gravação de um disco no formato Long Playing - LP. 

O álbum foi lançado em 1967 e se intitulou "Na Crista da Onda", com um repertório musical vocal e instrumental, com uma seleção bem diversificada visando agradar o público jovem.
Algumas músicas cantadas eram de autoria do próprio grupo, tais como, Deixei de Te AmarCanção de AmorA Garota Que Não Me Quer e Não Te Darei o Meu Perdão. Nas canções instrumentais destacam-se os hits Walk Don't Run '64, dos The Ventures, Noites de Moscow e a Pout-pourri com músicas de vários países denominado Volta Ao Mundo.

Deste álbum, as músicas que fizeram mais sucesso foram Garotinha Linda e Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones. Por sinal, essa segunda música também foi gravada na mesma época pela banda "Os Incríveis". Só que em função do maior destaque no cenário musical e melhor divulgação em rádio e TV, a versão dos Os Incríveis obteve maior sucesso e vendagem.

Os Espaciais atuaram em programas de TV, tais como TV Fone, de Luiz de Carvalho; TV Rio, no Rio Hit Parade e nos programas de José Messias e Jair de Taumaturgo; TV Excelsior, no programa de Henrique Laufer e  ainda na Festa do apresentador Bolinha. 

Além disso, tocaram em muitos bailes de clubes, dentre os quais o Makenzie, no Meier, em todas as Associações Atléticas Banco do Brasil, no Clube Ideal, da cidade de Olinda, no Clube Petropolitano e no Independência, de Três Rios.

Os equipamentos que utilizavam foram presentes dos fabricantes: os amplificadores da Mustang, as guitarras da Gianini e bateria da Super Pinguim. Os Espaciais também gravaram com o cantor Jorge Paiva, na mesma gravadora, tocando a música Naquele Avanço.

Fonte: Livro "O Rock And Roll: origem, mitos e o rock instrumental no Brasil e em outros países", de Laércio Pacheco Martins, 2001.

O raro álbum desta postagem é justamente o primeiro e único do grupo, lançado em 1967, pela gravadora Atonal e continha as seguintes músicas:

1. Garotinha linda;
2. É tempo de adeus;
3. Volta ao mundo;
4. Deixei de te amar;
5. Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones;
6. Canção do amor;
7. A garota que me quer;
8. Tabu;
9. Professor tirano;
10. Noites de Moscow;
11. Não te darei o meu perdão;
12. Walk don't run '64























Links:







11 comentários:

  1. Thanks a lot for this and many,many thanks for new link of THE BIG SEVEN - VOLUME 8 .
    Take it as a token of gratitude and friendship.

    The Kili Jacks - The Best of The Kili Jacks:
    http://www107.zippyshare.com/v/Lu7wF6fu/file.html

    The Cousins – Kili Watch – The House Of The Rising Sun:
    http://www46.zippyshare.com/v/ZsRHmaPX/file.html

    The Cousins – The Cousins Collection Volume 1 (1960-1961) & Volume 2 (1962):

    http://www46.zippyshare.com/v/ZS7uI903/file.html
    http://www46.zippyshare.com/v/XbPRTQgQ/file.html

    Les Dauphins – Priez Pour Moi EP :

    http://www20.zippyshare.com/v/AN2TempJ/file.html

    ResponderExcluir
  2. Com a devida licença do Amigo Hedson LaPlaya e tendo em vista que já em seu lançamento a ordem das faixas impressa nas capa e contracapa não corresponde à do disco, informo neste precioso espaço a ordem correta dos fonogramas nessa rara postagem: 1- Era um Garoto que como Eu amava os Beatles e os Rolling Stones (C'era un Ragazzo che come Me amava i Beatles e i Rolling Stones) / 2- Garotinha Linda / 3- É Tempo de Adeus / 4- 'Pot-Pourri' (''Volta ao Mundo'') (inst.): Susie Q - Sul el Cielo de Paris - Se piangi, se ridi - Coimbra - Granada - Malagueña - Aquarela do Brasil / 5- Deixei de te amar (inst.) / 6- Canção de Amor / 7- A Garota que me quer / 8- Taboo (inst.) / 9- Professor Tirano / 10- ''Noites de Moscou'' (Podmoskovnye Vechera) (inst.) 11- Não te darei o meu Perdão /
    12. Walk, don't run (inst.). Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo
      Sua contribuição sempre é oportuna. Entretanto, como é um resgate e muitos não terão a versão em vinyl, eu achei conveniente colocar na ordem que aparece no disco.
      Fica a critério de cada um.
      Um grande abraço e este espaço sempre está aberto ao amigo.
      Hedson

      Excluir
  3. o disco TURMA DA LENHA - É UMA BRASA (1966) nao esta dando pra baixar em nenhum link a postagem. No MEGA seria bom

    ResponderExcluir
  4. MEU AMIGO PARABÉNS POR TODOS OS ÁLBUNS QUE SEMPRE DISPONIBILIZA, TEM JEITO DE ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ ATRAVÉS DE E-MAIL. ... ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  5. Cidalia Martins de Sousa12 de agosto de 2023 às 10:09

    Gostaria de saber sobre os componentes da Banda Os Espaciais pois fomos amigos durante um bom tempo, hoje não mais temos contatos.

    ResponderExcluir
  6. Cidalia Martins de Sousa12 de agosto de 2023 às 10:11

    Gostaria de saber dos componentes da banda Os Espaciais que gravou o LP Na Crista da Onda, pois fomos amigos por algum tempo, hoje não mais temos contatos.

    ResponderExcluir