2017

2017

sábado, 17 de fevereiro de 2018

OS ESPACIAIS - NA CRISTA DA ONDA (1967) - REPOST

Nesta postagem, a pedidos, reapresentamos a banda dos anos 1960, da época do Movimento Jovem Guarda, chamada Os Espaciais, homônima a um grupo português da mesma época. 

O grupo (conjunto) brasileiro vocal / instrumental foi formado na cidade do Rio de Janeiro, no início dos anos 1960 e era composto por José Afonso Caldas Pereira Guedes, carinhosamente chamado de "Reizinho" (baterista), Sérgio A. Menezes (baixista), Edgar Lima (guitarra solo), Paulo César, conhecido por Paulinho (guitarra ritmo) e Lúcio (organista).

A banda passou a se apresentar em vários locais, principalmente em clubes e festas, sendo bem procurados devido a sua boa técnica instrumental. Após se apresentarem em Petrópolis, mais precisamente no Hotel Quitandinha, o grupo conheceu o produtor musical Norival Reis, da gravadora Atonal, que se interessou e propôs a gravação de um disco no formato Long Playing - LP. 

O álbum foi lançado em 1967 e se intitulou "Na Crista da Onda", com um repertório musical vocal e instrumental, com uma seleção bem diversificada visando agradar o público jovem.
Algumas músicas cantadas eram de autoria do próprio grupo, tais como, Deixei de Te AmarCanção de AmorA Garota Que Não Me Quer e Não Te Darei o Meu Perdão. Nas canções instrumentais destacam-se os hits Walk Don't Run '64, dos The Ventures, Noites de Moscow e a Pout-pourri com músicas de vários países denominado Volta Ao Mundo.

Deste álbum, as músicas que fizeram mais sucesso foram Garotinha Linda e Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones. Por sinal, essa segunda música também foi gravada na mesma época pela banda "Os Incríveis". Só que em função do maior destaque no cenário musical e melhor divulgação em rádio e TV, a versão dos Os Incríveis obteve maior sucesso e vendagem.

Os Espaciais atuaram em programas de TV, tais como TV Fone, de Luiz de Carvalho; TV Rio, no Rio Hit Parade e nos programas de José Messias e Jair de Taumaturgo; TV Excelsior, no programa de Henrique Laufer e  ainda na Festa do apresentador Bolinha. 

Além disso, tocaram em muitos bailes de clubes, dentre os quais o Makenzie, no Meier, em todas as Associações Atléticas Banco do Brasil, no Clube Ideal, da cidade de Olinda, no Clube Petropolitano e no Independência, de Três Rios.

Os equipamentos que utilizavam foram presentes dos fabricantes: os amplificadores da Mustang, as guitarras da Gianini e bateria da Super Pinguim. Os Espaciais também gravaram com o cantor Jorge Paiva, na mesma gravadora, tocando a música Naquele Avanço.

Fonte: Livro "O Rock And Roll: origem, mitos e o rock instrumental no Brasil e em outros países", de Laércio Pacheco Martins, 2001.

O raro álbum desta postagem é justamente o primeiro e único do grupo, lançado em 1967, pela gravadora Atonal e continha as seguintes músicas:

1. Garotinha linda;
2. É tempo de adeus;
3. Volta ao mundo;
4. Deixei de te amar;
5. Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones;
6. Canção do amor;
7. A garota que me quer;
8. Tabu;
9. Professor tirano;
10. Noites de Moscow;
11. Não te darei o meu perdão;
12. Walk don't run '64























Links:







6 comentários:

  1. Thanks a lot for this and many,many thanks for new link of THE BIG SEVEN - VOLUME 8 .
    Take it as a token of gratitude and friendship.

    The Kili Jacks - The Best of The Kili Jacks:
    http://www107.zippyshare.com/v/Lu7wF6fu/file.html

    The Cousins – Kili Watch – The House Of The Rising Sun:
    http://www46.zippyshare.com/v/ZsRHmaPX/file.html

    The Cousins – The Cousins Collection Volume 1 (1960-1961) & Volume 2 (1962):

    http://www46.zippyshare.com/v/ZS7uI903/file.html
    http://www46.zippyshare.com/v/XbPRTQgQ/file.html

    Les Dauphins – Priez Pour Moi EP :

    http://www20.zippyshare.com/v/AN2TempJ/file.html

    ResponderExcluir
  2. Com a devida licença do Amigo Hedson LaPlaya e tendo em vista que já em seu lançamento a ordem das faixas impressa nas capa e contracapa não corresponde à do disco, informo neste precioso espaço a ordem correta dos fonogramas nessa rara postagem: 1- Era um Garoto que como Eu amava os Beatles e os Rolling Stones (C'era un Ragazzo che come Me amava i Beatles e i Rolling Stones) / 2- Garotinha Linda / 3- É Tempo de Adeus / 4- 'Pot-Pourri' (''Volta ao Mundo'') (inst.): Susie Q - Sul el Cielo de Paris - Se piangi, se ridi - Coimbra - Granada - Malagueña - Aquarela do Brasil / 5- Deixei de te amar (inst.) / 6- Canção de Amor / 7- A Garota que me quer / 8- Taboo (inst.) / 9- Professor Tirano / 10- ''Noites de Moscou'' (Podmoskovnye Vechera) (inst.) 11- Não te darei o meu Perdão /
    12. Walk, don't run (inst.). Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo
      Sua contribuição sempre é oportuna. Entretanto, como é um resgate e muitos não terão a versão em vinyl, eu achei conveniente colocar na ordem que aparece no disco.
      Fica a critério de cada um.
      Um grande abraço e este espaço sempre está aberto ao amigo.
      Hedson

      Excluir