quinta-feira, 19 de julho de 2012

EDU DA GAITA - UMA GAITA PARA MILHÕES - 1959

Edu da Gaita foi um dos maiores instrumentistas de sua época, porém pouco reconhecido na época e principalmente nos dias atuais. Com exceção de uma edição da gravadora Eldorado, a maioria dos seus álbuns nunca foram lançados em Compact Disc - CD. 

Em minha opinião, como instrumentista de harmônica, denominado pelo senso comum de gaita de boca, foi o maior que o Brasil já teve nessa categoria, rivalizando com os grandes instrumentistas mundiais. 

Uma curiosidade que descobri em minhas pesquisas, se refere ao primeiro registro na carteira de trabalho como músico. Na época, como não estava previsto músico para esse instrumento, indicaram na carteira de trabalho como "Músico Excêntrico". Para ver mais detalhes sobre o instrumentista, veja a postagem de 09/AGO/2011.

O álbum desta postagem "Uma Gaita Para Milhões", foi lançado em 1959, pela gravadora Som, com o selo Beverly. Infelizmente a fonte deste material não estava em perfeitas condições, impactando na qualidade da conversão da matriz em vinyl. 

Mas mesmo assim, recomendo que ouçam e verifiquem a qualidade desse espetacular instrumentista brasileiro. As músicas do disco são:

1. Le Grisbi (A gaita); 
2. Noturno nº2; 
3. Humoresque; 
4. Meu silencio; 
5. Xamego da yaya; 
6. Dança espanhola nº 5; 
7. Samba de orfeu; 
8. Sorte é prá quem tem (Basta um olhar); 
9. Num jardim de um templo chinês; 
10. As coisas que eu não te disse; 
11. Bom que dói; 
12. Manhã de carnaval (Canção de orfeu); 
13. Hô-bá-lá-lá















Links:



Um comentário: