quarta-feira, 25 de julho de 2018

BUD SHANK & CHET BAKER - MICHELE (1966)

O ótimo álbum desta postagem, já foi apresentado em pelo menos dois blogs, sendo mais recentemente no blog Ratos Records, precisamente no dia 29/05/2108. 

Entretanto, resolvi repostá-lo, incluindo mais informações a respeito do artista e do próprio disco. Além disso, esse álbum que disponho foi um presente do amigo Eldo Bastos, cuja gentileza está permitindo que eu resgate algumas obras interessantes. Como não tive mais notícias dele, espero que ele continue frequentando o nosso blog. 

Mas, vamos ao disco da postagem. Foi lançado nos Estados Unidos, em fevereiro de 1966, pela Liberty Records, sob o selo World Pacific. A produção e arranjos do disco ficou por conta de Bob Florence e o mais interessante é que contou com a participação de Chet Baker.

Para quem não conhece, segue algumas informações sobre a carreira do músico Bud Shank:

Clifford Everett "Bud" Shank, Jr. (27 de maio de 1926 - 2 de abril de 2009) foi um saxofonista e flautista americano. Ele ganhou destaque no início da década de 1950, tocando contrabaixo e flauta na Orquestra de Inovações em Música Moderna de Stan Kenton, e ao longo da década trabalhou em vários pequenos combos de jazz.

Ele passou a década de 1960 como um músico de estúdio de primeira chamada em Hollywood. Nos anos 1970 e 1980, ele se apresentou regularmente com o L.A. Four.

Bud Shank finalmente abandonou a flauta para se concentrar exclusivamente em tocar jazz no saxofone alto. Ele também gravou no sax tenor e barítono, sendo também conhecido pelo solo de flauta alto na música “California Dreamin” gravada por The Mamas & the Papas, em 1965.

Bud Shank nasceu em Dayton, Ohio, iniciando sua trajetória tocando clarinete em Vandalia, Ohio, mas mudou para saxofone antes de frequentar a Universidade da Carolina do Norte.

Em 1946, ele trabalhou com Charlie Barnet antes de seguir para Kenton e a cena de jazz da costa oeste. Ele também tinha um forte interesse no que agora poderia ser chamado de world music, tocando jazz influenciado pelo brasileiro com Laurindo Almeida em 1953-54.

Em 1958, ele é o primeiro músico de jazz americano a gravar na Itália com uma orquestra de jazz italiana conduzida por Ezio Leoni (Len Mercer), abrindo caminho para Chet Baker e outros que seguiriam as gravações de Shank em Milão com o maestro Leoni.

Suas colaborações na música continuaram em 1962, fundindo o jazz com as tradições indianas em colaboração com o compositor indiano e tocador de sitar Ravi Shankar.

Em 1974, Shank se juntou a Ray Brown, Shelly Manne (substituído por Jeff Hamilton depois de 1977) e Laurindo Almeida para formar o grupo LA Four, que gravou e viajou extensivamente até 1982.

Shank ajudou a popularizar o jazz latino e de câmara e como músico também tocou com orquestras tão diversas como a Royal Philharmonic, a New American Orchestra, a Gerald Wilson Big Band, a Orquestra Neofônica de Stan Kenton, e Duke Ellington.

Em 2005, ele formou a Bud Shank Big Band em Los Angeles para celebrar o 40º aniversário da Orquestra Neofônica de Stan Kenton.

Um documentário sobre Bud Shank, Bud Shank "Against The Tide", "Portrait of a Jazz Legend", foi produzido e dirigido por Graham Carter da Jazzed Media e lançado pela Jazzed Media como um DVD e CD, em 2008. Até hoje, filme documentário foi premiado com 4 prêmios indie, incluindo um Aurora Awards Gold.

Shank morreu em 2 de abril de 2009, de uma embolia pulmonar em sua casa em Tucson, Arizona, um dia depois de voltar de San Diego, Califórnia, onde estava gravando um novo álbum.

Fonte: Wikipedia, 25/Jul/2108

A seguir a lista das canções do álbum:

1. Michele;
2. Petite fleur;
3. Girl;
4. As tears go by;
5. You didm't have to be nice;
6. Love theme, Umbrellas of Cherbourg (I will wait for you);
7. Sounds of silence;
8. Turn! turn! turn;
9. Yesterday;
10. Blue on blue.











 Versão Capa Alternativa (Front 2)


































Versão Capa Ep





Bud Shank


Links:







Um comentário: