segunda-feira, 3 de setembro de 2018

FRANK CHACKSFIELD - PLAYS PAUL SIMON & GARFUNKEL & JUM WEBB (1971)

O álbum que apresentamos nesta postagem é mais um tributo a dupla Simon & Garfunkel, também incluindo um tributo ao compositor americano Jimmy Webb, cujas músicas foram gravadas por vários artistas, entre eles Glen Campbell. É um disco orquestral do maestro Franck Chaksfield

Frank Chacksfield (Francis Charles Chacksfield) nasceu em Battle, East Sussex, e desde criança aprendeu a tocar piano e órgão. Ele apareceu no Hastings Music Festivals quando tinha 14 anos, e depois se tornou organista adjunto em Salehurst. Após trabalhar por um curto período em um escritório de advogados, ele decidiu fazer carreira na música e, no final dos anos 1930, liderou uma pequena banda em Tonbridge em Kent.

No início da Segunda Guerra Mundial, ingressou no Royal Corps of Signals e, após uma transmissão de rádio como pianista, foi enviado à ENSA em Salisbury, onde se tornou arranjador da Stars in Battledress, uma trupe de entretenimento das forças armadas, e compartilhou um escritório com o comediante Charlie? Chester.

Depois da guerra, ele trabalhou com Chester e na BBC Radio como arranjador e maestro. Ele também trabalhou como diretor musical de Henry Hall e Geraldo, e começou a gravar em 1951 como "Tunesmiths de Frank Chacksfield".

No início de 1953, ele teve seu primeiro hit top dez, "Little Red Monkey", no selo Parlophone. Esta foi uma gravação de novidade com Jack Jordan no clavioline, e supostamente o primeiro registro com um instrumento eletrônico para figurar na parada pop do Reino Unido.

Ele assinou um contrato de gravação com a Decca Records em 1953, e formou uma orquestra de 40 peças com uma grande seção de cordas, a "Singing Strings". Seu primeiro lançamento para a Decca, tema de Charlie Chaplin para seu filme Limelight, rendeu a ele um disco de ouro nos Estados Unidos, e no Reino Unido, onde alcançou a segunda posição no Reino Unido, e ganhou o NMEaward como ' Registro do ano '.

Ele passou oito semanas no 2º lugar (um recorde de todos os tempos no Reino Unido), e em todas as treze semanas nas cinco primeiras posições no ranking, sem desalojar o filme "I Believe" de Frankie Laine. Seu próximo single 78, "Ebb Tide", se tornou a primeira gravação instrumental britânica a alcançar o número 1 em algumas paradas americanas, fornecendo um segundo disco de ouro, e foi eleita a nova orquestra mais promissora do ano nos EUA.

Ele se tornou um dos líderes de orquestra mais conhecidos da Grã-Bretanha internacionalmente, e estima-se que tenha vendido mais de 20 milhões de álbuns em todo o mundo. Seu material era "música de humor", semelhante ao de Mantovani, incluindo baladas, valsas e temas de filmes.

Em 1954, ele começou a apresentar uma série na TV BBC, que continuou ocasionalmente até o início dos anos 1960. Chacksfield foi responsável pelo arranjo musical da primeira entrada do Reino Unido no Eurovision Song Contest 1957; "Todos" por Patricia Bredin. Ele continuou a escrever música, lançar singles e álbuns nos anos 1950 e 1960, e aparecia regularmente na rádio BBC.

Ele continuou a gravar ocasionalmente até a década de 1990, a partir da década de 1970, principalmente no rótulo da Fase 4. Ele também desenvolveu interesses comerciais em publicações e gravações para a Starborne Productions, uma empresa fornecedora de "música em lata" para uso por estações de rádio de fácil escuta e outras. Muitas dessas gravações foram disponibilizadas comercialmente em 2007.

Seu último álbum foi Obrigado pelas memórias (vencedor do Oscar 1934-1955), lançado em 1991. Chacksfield morreu em Kent em 1995, depois de ter sofrido por vários anos de doença de Parkinson.

O tema principal de sua faixa estilo latino-americano "Cuban Boy" foi usado como tema musical para algumas versões do seriado da BBC Scotland, Still Game.
Sua música "Après Ski" foi apresentada no videogame Saints Row de 2006, para o Xbox 360.

Do álbum All Time Top T.V. Themes (Decca PFS 4087,1966; também como The Great TV Themes em Londres, SP 44077), várias faixas foram usadas pela estação de rádio pirata holandesa Radio Veronica na década de 1960. "Rawhide" e "Dragnet" foram usados ​​nos jingles de notícias; "O tema de Alfred Hitchcock" também foi usado.

Fonte: Wikipedia, 19/09/2018


O material desta postagem foi extraído do álbum " Plays Paul Simon & Garfunkel & Jim Webb", lançado no Brasil, em 1971, pela gravadora Odeon, com o selo London e fazia parte da coleção "Phase 4 Stereo", da inglesa Decca Records. Essa série se notabilizava pela excelente qualidade de áudio.

As músicas que compõem a seleção do disco são as seguintes:


1. Up, up and away;

2. Homeward bound;
3. By the time I get to Phoenix;
4. Mrs. Robinson;
5. Galveson;
6.  Bridge over troubled water;
7. Scarborough fair / Canticle;
8. Wichita Lineman;
9. Cecilia;
10. The sound of silence;
11. McCarthur park.






Capa (Front) Edição Brasil










 Selo (Label) Edição Brasil





 Capa (Front) Edição England





 Selo (Label) Edição England






   Capa (Front) Edição Alternativa 1






Capa (Front) Edição Alternativa 2


Links:







Nenhum comentário:

Postar um comentário