sexta-feira, 24 de maio de 2019

PUSSYCAT - FIRST OF ALL (1977)

Nesta postagem, apresentamos a banda pop Pussycat, sendo o primeiro grupo da Hollanda a fazer sucesso no mercado internacional mundial no início dos anos 1970.

Foi criado pelas três irmãs Kowalczyk, que eram as cantoras Toni Willé, Betty Drastra e Marianne Hensen e os outros integrantes eram o baterista Theo Coumans, o baixista Theo Wetzels e o guitarrista John Theunissen.

Em 1975, a banda ficou mundialmente conhecida pelo single de sucesso Mississippi, que no Brasil ocupou o primeiro lugar das paradas e permaneceu entre as mais tocadas por 129 semanas. É bom lembrar que essa canção é sempre citada nas coletâneas e playlists da época

As irmãs Toni, Betty e Marianne eram conhecidas em Limburgo, onde cresceram, como as Zingende Zusjes ("Irmãs Cantoras") e tinham um repertório em alemão, depois acrescentaram uma baterista feminina e ficaram conhecidas agora como BG's from Holland (BG significa Beat Girls), numa tentativa de tornarem seu nome nacional e seguirem o movimento que fazia sucesso no país. Em 1973, com o nome de Sweet Reaction, gravaram em um single —Tell Alain, que entretanto não fez o sucesso esperado.

No começo do ano de 1975 contrataram o baterista Coumans, o baixista Wetzels e o guitarrista Theunissen; o grupo sofreu uma nova mudança de nome, ao trocarem a gravadora Telstar pela poderosa EMI, passando a se chamar Pussycat, tendo o arranjador da EMI, Eddy Hilberts, como seu produtor.
Gravaram, no mesmo ano, a composição de Werner Theunissen, Mississippi, que no ano seguinte tornou-se o hit mais tocado na Holanda e foi por quatro semanas o primeiro lugar das paradas da Inglaterra e foi primeiro em mais de trinta países de todos os continentes. Naquele ano vendeu mais de quatro milhões de cópias no país, sendo o mais vendido na Alemanha, e no resto do mundo outros cinco milhões foram vendidos.O sucesso de Mississippi foi seguido por Smile, que ficou em segundo lugar, na Holanda) e Georgie (quarta posição em 1976) e Hey Joe (em 1978).

Em 05/Janeiro/1977 o grupo fora premiado com o “Conamus Export Prize” pelo embaixador britânico nos Países Baixos por ter sido o primeiro grupo daquele país a atingir a primeira posição nas paradas, com Mississippi.

A carreira na Europa durou mais de uma década e incluiu cerca de dezessete álbuns. Em 1978, Hans Lutjens substituiu Coumans na bateria, e a banda continuou a lançar álbuns e fazer turnês, viajando a todos os lugares como Africa do Sul.

Durante a década de 1980, as irmãs encontram cada vez mais dificuldade de financiar excursões com tantos músicos e substituíram a banda de apoio por músicas gravadas e assim, Pussycat mudou a sua imagem mais uma vez. Em meados dessa década o grupo se desfez. Em 19 de novembro de 2015 o guitarrista John Theunissen morreu, aos sessenta e seis anos de idade.

Nas décadas seguintes, a vocalista Toni Kowlczyk se apresentou por diversas vezes com músicos próprios, porém que não representavam a banda como um todo.

O álbum do grupo Pussycat selecionado para esta postagem é o "First of All", lançado em 1976, na Hollanda, pela gravadora EMI. No Brasil, foi lançado em 1977, pela gravadora Chantecler. Para quem gosta de ter este material gravado em cd, incluímos material gráfico, obtido do Luiz Alberto Gomes (Bugrim), em uma de suas postagens no blog Só Musica.

A seleção do disco é composta das seguintes canções:

01. Georgie
02. Pasadena
03. Boulevard De La Madeleine
04. What Did They Do To The People
05. Mexicali Lane
06. Take Me
07. Mississippi
08. Delaney
09. Do It
10. Help Me Living On
11. Just A Woman
12. Bad Boy







 Capa (Front) - Edições Holland 1976 / Brasil 1977 / Germany 1976 / USA 1977 / e outros






 Contra Capa (Back Cover) - Edição Brasil 1977




Selo (Label) - Edição Brasil 1977






Contra Capa (Back Cover) - Edição USA 1976





 Contra Capa (Back Cover) - Edição India 1977





Contra Capa (Back Cover) - Edição Holland 1976





 Selo (Label) - Edição Germany 1976





Selo (Label) - Edição Holland 1976




 Selo (Label) - Edição USA 1976




 Pussycat - As Irmãs Kowalczyk





 A banda Pussycat





Toni Kowalczyk apresentando-se em 2008

Links:






3 comentários:

  1. Caro Hedson, seu blog está com os feeds RSS desativados há algum tempo.
    Por favor, veja se pode consertar isso. Os feeds são muito úteis para acompanhar as postagens.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, amigo, por reativar os feeds.
    Grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, amigo, por ter reativado os feeds do blog.
    Grande abraço e parabéns por este belo trabalho.

    ResponderExcluir