quarta-feira, 10 de julho de 2019

DO BLUES À JOVEM GUARDA - PASSANDO PELO ROCK ROLL - ALBERT PAVÃO (2013)

Apesar de ter sido lançado em 2013, somente agora consegui obter e ler o livro "Do Blues à Jovem Guarda: passando pelo rock roll", do cantor, compositor e escritor Albert Pavão

Albert Pavão nasceu em São Paulo/SP. Foi um dos pioneiros do rock brasileiro, juntamente com sua irmã e cantora Meire Pavão e filho do maestro Teotônio Pavão.

Gravou seu primeiro disco 78rpm Tu e Eu (You and I)/Move It, em 1962, com acompanhamento do grupo instrumental “The Hits”. O disco compacto assinalou a participação de grupos musicais jovens no acompanhamento, até então realizado por orquestras e músicos de estúdio.

É dele a clássica versão de Vigésimo Andar (Twenty Flyght Rock), de Eddie Cochran, arranjada pelo maestro Rogério Duprat. Lançada em 1963, com Sobre Um Rio Tão Calmo (Lazy River), no lado b do 78rpm, a música fez grande sucesso nas rádios paulistanas.

Além de gravar, Albert Pavão apresentou-se por todo o Brasil, promovendo o rock and roll e afirmando-se como um dos roqueiros mais radicais de sua geração. No final dos anos oitenta ele lançou o livro “Rock Brasileiro, 1955-65”, resgatando a história da época, com informações e discografias.

Em 1998, sua obra musical foi reunida no cd “Antologia do Rock e da Jovem Guarda”, organizado por ele, e lançado pelo selo paulista Bruno Discos. Albert Pavão mora no Rio de Janeiro e faz palestras pelo Brasil a respeito de músicas, inclusive infantil.

O livro citado nesta postagem, é uma obra que merece ser lida por todos que querem conhecer um pouco dos primórdios do rock, pré jovem guarda e da jovem guarda. Considero uma aula de história, pela narrativa cronológica detalhada, escrita por quem participou e vivenciou os bastidores daquela época. 

Posso afirmar que esse livro está entre os melhores trabalhos que já foram realizados sobre o tema, abrangendo o início do rock internacional e nacional, incluindo antes e durante a Jovem Guarda. Albert Pavão, parabéns pelo seu livro.

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias on-line do Brasil, conforme os links abaixo:



















Albert Pavão



Nenhum comentário:

Postar um comentário