terça-feira, 21 de abril de 2020

DAWN - CANDIDA (1971)

Nesta postagem, apresento um compacto duplo de um grupo fictício chamado Dawn que fez muito sucesso no Brasil e no mundo, com a canção Candida, estimulado pela versão nacional da The Fevers

A trajetória desse grupo é curiosa, tendo como protagonista o lider Tony Orlando. O início da carreira musical de Tony Orlando ocorreu aos 17 anos, no ano de 1961, após cantar três músicas e chegar ao Hit Parade. Oito anos depois, como backing vocal de estúdio, passou a publicar canções para Blackwood Music, divisão da Columbia Records.

Por acaso, teve em suas mãos a canção Candida, que foi rejeitada por vários produtores e cantores. Inicialmente não pode gravar a música, devido o seu vínculo com o selo Blackwood Music. Por insistência do produtor Hank Medress, lançou a composição pela gravadora Sino Records, como se fosse uma banda e a denominou com “Dawn”, para camuflar a dublagem nos vocais, e assim dificultaria a percepção de que era Tony Orlando.

Os integrantes envolvidos nessa oportunidade que surgiu, ou poderíamos chamar de golpe de sorte, foram as cantoras Sharon Greane, Linda Jay Siegel e Toni Wine, que ajudou melhorar a letra da música. Os arranjos couberam a Norman Bergen. Como resultado final, a canção Candida chegou ao terceiro lugar da Billboard Hot 100 chart e no primeiro lugar na Cash Box Top 100. Em seguida, com uma nova banda gravou a música Knock Three Times, outro grande sucesso.

Considerando que não podia aparecer como Tony Orlando, a Sino Records entrou em pânico, pois precisava que fossem divulgadas as canções da banda Dawn. Em virtude disso, ele entrou em contato com as vocalistas Telma Hopkins e Joyce Vincent Wilson, que trabalharam na Motown Records, para representarem o grupo Dawn. A partir daí, passou a se apresentar com o nome artístico de Tony Orlando & Dawn.

Com o sucesso em crescimento sairam em turnês, com as canções Candida e Knock Three Times, chegando aos primeiros lugares no ano de 1971. Após viagens pela Europa, Telma e Joyce assumiram os vocais de estúdio, acrescentando, também, Pamela, irmã de Joyce. O primeiro single com as novas vozes foi Runaway/Happy Together, lançada em 1972.

No ano seguinte, lançaram o single Tie a Yellow Ribbon Round The Old Oak Tree, que também vendeu muito e virou o single mais bem sucedido do grupo. Na sequência gravaram Say Have Anybody Seen My Gypsy Sweet Pink, que assumiu o terceiro posto na Billboard Hot 100.

Em 1974, a emissora de televisão CBS deu um programa de variedades ao grupo, após o término do contrato de The Sonny and Cher Comedy Hour, ficando no ar até o ano de 1976.

Já em nova gravadora, a Elektra Records, continuaram a série de singles de sucessos, chegando ao Top 10 na Hot 100. Foi dessa época os hits He Not Love You (Like I Love You), remake da canção de Jerry Butler, He´ll Break Your Heart, e Cupid, cover da música de Sam Cooke.

Em 1991, cada um dos integrantes seguiu o seu caminho, com Tony Orlando fazendo turnês. Já as backing vocals Telma Hopkins e Joyce Vincent Wilson investiram na carreira de cantoras, com Telma dividindo tempo com trabalho de atriz. 

Em 2005 saiu um DVD com os maiores sucessos do grupo. No Natal daquele ano foi à primeira vez em que eles apareceram juntos num palco após 14 anos. Em 2009, Joyce uniu se a Scherrie Payne, que participou das Supremes.


Assim, apresentando o compacto lançado no Japão, pela Columbia, com o selo Bell. No Brasil o disco Lp saiu pela gravadora EMI Odeon. As músicas selecionadas para esse disco são as seguintes:

Lado A:
01. Candida;
02. What are you doing Sunday;

Lado B:
03. Knock three times;
04. Rainy day man;

Nenhum comentário:

Postar um comentário