quinta-feira, 16 de julho de 2020

CARAVELLI - SAMSON ET DALILA (1972 EDIÇÃO BRASIL)

A orquestra Caravelli foi mais uma das diversas orquestras que atuavam na década de 1960 a 1980, em uma época que predominou o gosto por orquestras, criando o estilo “Easy Listening”, da mesma forma que faziam as  outras orquestras francesas, tais como Franck Pourcel, Paul Mauriat e Raymond Lefreve.

Sua característica principal era executar arranjos orquestrados da música pop da época, independente da sua origem. Destacam-se o uso de violinos e sonoridade melodiosa dos arranjos.

O primeiro álbum que adquiri, foi lançado no Brasil, em 1972, pela gravadora CBS, com o selo EPIC, intitulado Samson et Dalila, que justamente, estou postando hoje.

Diferentemente da versão do álbum original francês, no lançamento do Brasil foram incluídas sucessos da musica brasileira da época, as canções Un gato nel blu, conhecida pela interpretação do cantor Roberto Carlos e a bela Impossível acreditar que perdi você (de Márcio Greick).

O líder, arranjador e compositor da orquestra Caravelli era o maestro Claude Vasori, nascido em Paris, no dia 12 de setembro de 1930, filho de um pai italiano e mãe francesa. Aos sete anos de idade iniciou na música, com ajuda de sua mãe, que o ensinou a tocar piano, vocalizar e harmonizar as canções.

Aos 13 anos de idade começou a frequentar o Conservatório de Paris. Aos 20 anos trabalhou em turismo, acompanhando cantores ao piano. Finalmente aos 26 anos iniciou a sua carreira de maestro de orquestra.

O destaque dessa orquestra foi a predominância de violinos harmoniosos e o tom melodioso dos arranjos, se assemelhando a Orquestra de Franck Pourcel. Sua discografia é vasta, composta de dezenas de álbuns, muitos já postados na internet, inclusive aqui no blog LaPlayaMusic Oldies.

Nesta postagem, além da seleção do álbum editado no Brasil, incluímos 4 faixas bônus, que são justamente as canções que constam na versão francesa e que foram substituídas na versão brasileira. A seguir a lista das canções:

01. Un gatto nel blu;
02. The summer knows (Theme from "Summer Of ' 42";
03. Kiss me;
04. Voleur, tricheur, menteur (Beg, steal and borrow);
05. Taka Takata;
06. Holidays;
07. Impossível acreditar que perdi você;
08. Samson et Dalila;
09. Après toi;
10. Il y a du soleil sur la France;
11. Sabes que siempre te amaré;
12. Le Marché de Toluca;

Bônus Edição França:
13.  Les plaisirs démodés;
14. Trop belle pour rester seule;
15. Il etait une fois dans l'quest;
16. Qui saura. 
















Links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário