quarta-feira, 1 de julho de 2020

DAVE GORDON - LATINO (1969)

Para iniciar o mês, apresento o raro álbum intitulado "Latino", do cantor Dave Gordon, ou King Dave como também era conhecido. Esse disco foi lançado no Brasil em 1969, pela gravadora Continental. 

Apesar de fazer sua carreira artística no Brasil, Dave Gordon (Neville Gordon), nasceu na Guiana Britânica, no dia 13 de agosto de 1932 e faleceu no dia 26 de dezembro de 2016. 

Seus primeiros estudos musicais foi na Freeburg Church, da England School, em Georgetown, Guiana Britânica e com apenas 10 anos de idade participou do Coral da Igreja Anglicana local.  Já aos 19 anos ganhou um concurso de calouros, recebendo uma medalha de ouro e um contrato de um ano com a Radio de Georgetown, além de viajar pelo Caribe, recebendo o título de Mr. Caribe, como o melhor cantor do Caribe.

Em 1958, Dave Gordon formou o grupo "The Four Lords", composto por Cy Manifold (27/Abril/1929 - 23/Dezembro/2008), Billy Moore e Johnny Bradford, partindo de Georgetown para o Brasil, em excursão realizando apresentações nas cidades de Boa Vista, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Rio de Janeiro, abriram o show de Sarah Vaughn, na boite Fred', em Copacabana. Em São Paulo se apresentaram na TV Record e restaurante Fasano. Ao retornarem ao Rio de Janeiro cantaram no Plaza, antes que cada membro seguisse seu próprio caminho.

Como cantor solo, Dave Gordon viajou pela América Latina, acompanhado por músicos brasileiros, tais como: Luiz Chaves, Sabá, Rubinho, Edson Machado e Fred Feld , um pianista americano radicado no Brasil. A partir daí, Dave Gordon radicou no Brasil, estando nos Estados Unidos por um período de seis meses.

No Brasil, ele casou-se com Denise Duran, irmã da famosa cantora brasileira Dolores Duran e tiveram um casal de filhos Izzy e Tony Gordon, ambos artistas cantores talentosos. Tanto Dave Gordon quanto a esposa Denise cantaram na boite Djalma's, de Djalma Ferreira, sendo que Dave era acompanhado de Sabá (baixo), Milton (bateria) e Fred Feld ao piano, ao passo que ela era acompanhada por Luiz Melo ao piano. Ambos excursionaram pelo Chile, em 1961.

Fonte: http://brazil-1970s.blogspot.com Julho/2020

O material desta postagem foi obtida do blog Toque Musical, do Augusto, que agradeço imensamente e posteriormente foram realizadas algumas melhorias no áudio e no material gráfico

A seleção do álbum "Latino" é composta das seguintes canções:

01. Vered tropical;
02. El reloj;
03. Alguien cantó;
04. Que murmuren;
05. Llorarás;
06. Tudo passará;
07 Sentado a vera del camino;
08. Pecadora;
09. Quiereme mucho;
10. Como fué;
11. Jurame;
12. Day after day.










Links:

DAVE GORDON - LATINO


CONTINENTAL - BRASIL 1969


Um comentário: