terça-feira, 22 de setembro de 2020

CAROLINA CARDOSO DE MENEZES - SUCESSOS EM DESFILE Nº 1 (1954)

Nesta postagem, apresento uma expoente mulher da sua época, a esquecida compositora e pianista Carolina Cardoso de Menezes e o seu álbum gravado, em 1954, no Brasil, no tamanho de 10 polegadas, pela gravadora Odeon. 

Ela nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 31/maio/1913 e faleceu em 31/dezembro/2000. Ela teve as suas primeiras lições de piano aos 13 anos de idade, estudando com Zaira Braga e aperfeiçoando-se com os professores Gabriel de Almeida e Paulino Chaves, renomado maestro de música da época. Também foi contemporânea da grande Chiquinha Gonzaga, com quem teve aulas.

Formou-se em teoria musical pelo Instituo Nacional de Música e seguiu seus estudos em harmonia com o seu primo Newton Pádua. Tornou-se famosa graças ao rádio, onde iniciou em 1930 e tocou como pianista contratada de várias emissoras, como as rádios Tupi, Educadora e Mayrink Veiga.

Nas rádios acompanhava como instrumentista os mais célebres cantores e cantoras da época ou como integrante de formações instrumentais ou orquestras. Lançou também inúmeros álbuns solos, sendo o primeiro em 1931, com composições de grandes artistas nacionais, além de suas próprias composições. Sua última gravação, lançada comercialmente, ocorreu em 1999.

A sua especialidade era tocar choros e sambas, executando-os em arranjos considerados ousados e modernos para a época, muitas vezes até questionada por alguns críticos de música. Incorporou diversos ritmos, do foxtrot ao rock'n roll, apresentando-se até no ano de sua morte.

Pouco antes de morrer, revelou-se desapontada por não haver sido convidada para exibir-se na minissérie "Chiquinha Gonzaga", exibida pela Rede Globo de Televisão. Morreu de causas naturais em sua residência no bairro do Méier, no Rio de Janeiro, aos 87 anos.

A seleção de músicas brasileiras que compõem o álbum desta postagem contém as seguintes canções e respectivos compositores:

01. Maria boa (composição de Assis Valente);
02. Se acaso você chegasse (composição de Lupicinio Rodrigues e Felisberto Martins);
03. Jura (composição de J.B. da Silva, conhecido por Sinhô);
04. Gosto que me enrosco (composição de J.B. da Silva, conhecido por Sinhô);
05. Estão batendo (composição de Walfrido Silva e Gadé);
06. Ai! que saudades da Amélia (composição de Ataulfo Alves e Mario Lago);
07. Si você jurar (composição de Ismael Silva, Francisco Alves e Nilton Bastos);
08. Kalú (composição de Humberto Teixeira).






















Carolina Cardoso de Menezes






Carolina Cardoso de Menezes ao piano





Ensaios nº 101 - Cenas de Cinema - com Fafá Lemos & Carolina Cardoso de Menezes (1989)


Um comentário: