quarta-feira, 23 de setembro de 2020

LUIZ CLAUDIO - ESTE SEU OLHAR (2004)

Acredito que muitos não conhecem o cantor brasileiro Luiz Cláudio, que tinha uma das vozes mais bonitas da música brasileira, sendo chamado por muitos como a "voz de veludo". 

E é justamente um álbum de compilação desse cantor, lançado em 2004 pela gravadora Revivendo que apresento no blog. Vale a pena ouvir e resgatar.

O cantor e compositor brasileiro Luiz Cláudio de Castro nasceu na cidade de Curvelo, Minas Gerais, no dia 22/março/1935 e morreu na cidade de Guaratinguetá, São Paulo, no dia 28/agosto/2013.

Lembrando um pouco da sua trajetória, ele ganhou o seu primeiro instrumento, um cavaquinho do seu pai. Ainda menino, estudou música com o grande maestro Moacir Santos e integrou o grupo de seresta "Trovadores do Luar", que se apresentava localmente na Radio Clube.

Em 1949, mudou-se para a cidade de Belo Horizonte, sendo contratado pela Rádio Inconfidência. Gravou seu primeiro disco, ainda em 78 rpm, no ano de 1952, com apenas duas músicas, Fim de semana (de Rômulo Paes e Nilo Ramos) e Primavera em setembro, uma versão de André Rosito da canção September song (Kurt Weil). No ano seguinte, estréia como compositor com a canção A rua onde ela mora, em parceria com o seu irmão Antonio Mauricio de Castro.

No ano de 1955, foi para o Rio de Janeiro buscar novas oportunidades. Lá se apresentou nas principais rádios da cidade, como a Mayrink Veiga e a rádio Nacional. No mesmo ano lança o seu primeiro sucesso, pela gravadora Columbia, chamado Blim, blem, blam, do compositor Nazareno de Brito. Com esse disco ganhou o disco de ouro do jornal "O Globo", como revelação masculina.

Em meados dos anos 1960 formou-se em arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura e também cursou pintura no Museu de Arte Moderna, paralelamente à sua carreira musical.

Lançou vários discos ao longo de sua carreira, por diversas gravadoras, entre elas a Columbia, RCA Victor, Odeon e independente.

A seleção do álbum "Este Seu Olhar", apresentado nesta postagem é composta das seguintes canções:

01. Este seu olhar;
02. O galo cantou na serra;
03. Folhas soltas;
04. Amo-te muito;
05. Mucama;
06. Toada brasileira;
07. Vagalumeando;
08. Na boca da noite;
09. Viola de bolso;
10. Rancho das flores;
11. Quero-te assim;
12. Menina;
13. Onde eu nasci passa um rio;
14. Estrada branca;
15. Joga a rede no mar;
16. Você vai gostar;
17. Lugar tão lindo;
18. Aperto de mão.














Links:

LUIZ CLÁUDIO - ESTE SEU OLHAR


REVIVENDO - BRASIL 2004

Um comentário:

  1. Caro Hedson, parabéns pela postagem! Luiz Claudio além de excelente cantor e compositor foi também um ótimo pintor.

    ResponderExcluir